A Copa do Nordeste sofreu algumas alterações para 2025. E pensando no futuro do torneio, a CBF deve promover mais mudanças. A novidade é que os campeonatos estaduais de 2025 não irão garantir vagas para a competição regional em 2026.
Confira as mudanças realizadas na Copa do Nordeste para 2025
As federações do Nordeste receberam um documento enviado pela CBF na última sexta-feira (22) informando que a entidade pretende trabalhar na reformulação da competição a partir de 2026. Não foi informado qual seria o critério de classificação das equipes para o torneio.
Definidos os confrontos da Pré-Copa do Nordeste; Confira os adversários de Retrô e Santa Cruz
No formato válido atualmente, os campeões estaduais garantem vaga direta para a fase de grupos da competição. Algumas vagas também são direcionadas para as federações por meio do ranking da CBF para a disputa da Pré-Copa do Nordeste. Pernambuco, Bahia e Ceará também têm direito a uma vaga via ranking para a fase de grupos do torneio.
Para a edição de 2025 segue o mesmo formato dos anos anteriores com 16 clubes. Pernambuco tem dois representantes garantidos na fase de grupos da competição: o Sport atual campeão estadual e o Náutico vice-campeão em 2024. Mais dois times estão na Pré-Copa do Nordeste lutando por vaga na fase de grupos, que são Retrô e Santa Cruz.