Por Edson Junior
Chegou o fim da temporada 2023. E para o Sport ficou o gosto amargo de não conseguir atingir o principal objetivo do ano, que era retornar à Série A, após ter um primeiro semestre de bom rendimento.
O presidente do clube, Yuri Romão, em entrevista após a goleada por 4×1 sobre o Sampaio Corrêa comentou sobre vários assuntos. Inclusive afirmou que não tem arrependimento das decisões tomadas ao longo do ano e comentou sobre a oscilação da equipe.
“Eu nunca me arrependo de nada. Posso me arrepender de algumas coisas pontuais. Mas, todas as decisões foram tomadas em um momento e havia uma circunstância, que boa parte da imprensa não tem acesso. Chegar agora e dizer que eu me arrependo, não”.
A decisão de manter Enderson Moreira como treinador também foi uma decisão bastante questionada pela torcida. Na entrevista após o jogo contra o Vitória em Salvador, o ex-treinador chegou a dizer que o seu ciclo deveria ter encerrado antes. O mandatário rubro negro trouxe sua explicação.
“A oscilação foi latente, todo mundo viu. Havia um sentimento interno de que na próxima partida ia dar tudo certo, e isso não foi acontecendo. A gente tinha um espelho do primeiro semestre avassalador, com gols e mais gols, jogos brilhantes. Todos os dias a gente ia dormir achando que no próximo jogo iria voltar aquele ímpeto, aquela vontade, aquele estilo de jogo que a gente tinha no primeiro semestre. Mas isso não aconteceu”.
Yuri também foi questionado sobre o trabalho feito na janela de transferências do segundo semestre, e afirmou que a escassez de atletas e a questão financeira inviabilizou a vinda de alguns jogadores que eram pretendidos pela direção.
“(Sobre) a janela de transferências, buscamos trazer o que fosse melhor. É importante que todos aqui saibam, que o Sport é um clube extremamente endividado, há dois anos a gente luta arduamente para dar o equilíbrio financeiro, o fluxo de caixa necessário para que o clube volte a ter credibilidade no mercado. Então, a janela de transferências para nós foi muito impactante, existe uma escassez de atletas no mercado, como também de treinador. E aqueles atletas que a gente mapeou e queria ter no elenco, muitos deles eram inviáveis do ponto de vista financeiro”, disse Yuri Romão.
“A janela pode não ter sido a melhor, até concordo que não tivemos muito êxito como foi no início do ano, mas as circunstâncias também não ajudaram para que a gente fosse atrás de atletas de um nível melhor”, continuou.
O assunto Igor Cariús também foi abordado . O atleta foi punido por envolvimento em esquema de apostas e foi mantido no clube mesmo sem poder atuar, essa também foi uma decisão que trouxe bastante questionamentos dos torcedores.
“A questão de Igor, havia um entendimento entre o jurídico do clube e do atleta, de que haveria possibilidade de reversão, um recurso. Igor é um atleta que, desde que chegou no clube, teve um excelente caráter, integração com os demais atletas, foi extremamente afável e todos gostavam dele. Mas, quando houve o final desta tentativa, o jurídico procurou o atleta e buscou a rescisão contratual. Ele já não recebia direito de imagem, estava só na CLT”.
Por fim, o presidente também falou em autocrítica junto com a direção e que a partir da próxima segunda-feira (27), vai começar a traçar o planejamento, tendo como prioridade a busca pelo novo treinador.
“(Sobre) 2024 a gente vai começar a partir de segunda-feira. Precisamos fazer uma autocrítica sincera e séria, ver onde erramos, e daí começar a traçar o planejamento. Ver qual o perfil do treinador que pretendemos trazer. Não gostaria de contratar ninguém, de ir atrás de nenhum atleta sem antes ter um treinador”.