Por Edson Junior
O áudio do VAR no lance do pênalti que resultou no gol de empate do Vasco contra o Sport no último domingo (16) foi divulgado pela Comissão de Arbitragem da CBF. A partida terminou empatada em 1×1. Na jogada, ocorrida aos 42 minutos do segundo tempo, o goleiro Saulo dá rebote e tenta recuperar a bola, chocando-se com o Alex Teixeira, que caiu imediatamente no chão. Raniel converteu, empatou a partida e daí por diante começou a confusão generalizada no gramado da Ilha do Retiro, com invasão de torcedores do Sport.
Jurídico do Sport tem trabalho pesado para enfrentar denúncias do STJD
Interdição da Ilha: saiba como Sport pretende se defender das punições do STJD
A análise do árbitro de vídeo sobre o lance inicialmente era de que o atacante do Vasco Alex Teixeira havia dobrado as pernas antes do contato com o goleiro rubro negro. Em uma nova imagem o árbitro de vídeo sugere a revisão do lance para o árbitro de campo Raphael Claus.
“Ele (Alex Teixeira) já dobra a perna. Quando ele chega, ele toca na bola, mas claramente já está dobrando a perna buscando simular o pênalti. Ele já vem dobrando a perna”, afirmou o árbitro de vídeo Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.
Ver essa foto no Instagram
Luciano Juba fala sobre a marca de 100 jogos com a camisa do Sport e mira acesso
Porém alertado pelo assistente Hernani Brumel Vani em uma nova imagem o árbitro do VAR muda de opinião e recomenda a checagem do lance para o árbitro de campo.
“Segura que primeiro preciso ver se há o contato com a mão do goleiro antes. Ele tem o contato da mão. O atacante toca na bola. Então tem pênalti. O atacante chega primeiro na bola. Então ele toca na bola. (Raphael) Claus, no momento da disputa, o atacante toca na bola, e depois o goleiro toca com a mão no pé dele. Recomendo uma revisão de possível pênalti”.