Por Marcos Leandro
O Sport conseguiu uma brilhante vitória neste domingo (9/10) diante do já campeão por antecipação Cruzeiro, 3×1, na Ilha do Retiro, pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com uma boa atuação, o Leão fez valer outra vez a força do seu estádio, que recebeu quase 20 mil pessoas. Os gols foram de Chico, Vágner Love e Facundo Labandeira, enquanto Bruno Rodrigues fez o de honra dos mineiros.
Com a vitória, o rubro-negro chegou aos 52 pontos, voltando ao quinto lugar e ainda muito vivo na luta pelo acesso para a Primeira Divisão. O Bahia, que fez 1×0 no Brusque na Fonte Nova, subiu para 56 pontos e está em terceiro. O Vasco derrotou o Novorizontino por 3×0 em São Januário e alcançou os 55 pontos, em quarto.
Confrontos diretos na próxima rodada turbinam emoção na luta pelo acesso na Série B
Sport lança camisa em homenagem ao Outubro Rosa
O Ituano venceu o Guarani por 2×1 e está em sexto, com 51. O sétimo é o Sampaio Corrêa, que empatou na com o CSA por 0x0 e tem 49 pontos. Londrina e Grêmio ficaram no 1×1. O time gaúcho é o segundo, com 57. O paranaense é o nono, com 47. O oitavo é o Criciúma, com 49 também.
Na próxima rodada, tem simplesmente Sport x Vasco, também na Ilha do Retiro, domingo (16/10), às 16h. No mesmo dia e horário tem Grêmio x Bahia em Porto Alegre. No sábado (15/10), tem Criciúma x Ituano no Heriberto Hülse, em Santa Catarina. Faltam quatro rodadas para o fim da competição.
JUNTOS, VAMOS CONSEGUIR! #FechadoComOSport pic.twitter.com/VyeHIhi0kc
— Sport Club do Recife (@sportrecife) October 9, 2022
O JOGO
Sem poder contar com o zagueiro Sabino, o lateral-esquerdo Sander e o atacante Gustavo Coutinho, todos suspensos, o técnico Claudinei Oliveira optou pelo mais simples. Lucas Hernández entrou na ala, Chico na defesa e Denner entrou no meio de campo. No Cruzeiro, Paulo Pezzolano poupou alguns titulares, como Zé Ivaldo, Matheus Bidu e o atacante Luvannor.
LEÃO ESCALADO! 🦁📝#SPTxCRU #FechadoComOSport pic.twitter.com/RQ2xJLwuiQ
— Sport Club do Recife (@sportrecife) October 9, 2022
🦊📝 ESTAMOS ESCALADOS PARA MAIS UMA BATALHA!#SPOxCRU | #UmGiganteIncontestado pic.twitter.com/v4hnaIHSIA
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) October 9, 2022
GOLS
O Sport começou bem a partida, mesmo tendo o campeão pela frente, que só tinha perdido três jogos ao longo da competição. Juba, duas vezes, e Labandeira, já tinham perdido boas oportunidades. O Cruzeiro assustou no começo, com Lincoln e Bruno Rodrigues.
Mas foi o Leão que abriu o placar, aos 20 minutos. Eduardo fez ótimo cruzamento e Chico, como uma flecha, cabeceou para o fundo da meta do goleiro Rafael Cabral: 1×0.
COMEMORA, ILHA DO RETIRO! 🔥 É gol do Leão. É gol de Chico! BORA PRA CIMA! pic.twitter.com/jLUkUo63nU
— Sport Club do Recife (@sportrecife) October 9, 2022
O segundo gol do rubro-negro pernambucano saiu ainda na etapa inicial. Lucas Hernández ganhou a dividida no meio de campo e tocou para Vágner Love, que dominou, girou e acertou o cantinho do arqueiro cruzeirense: 2×0, aos 39 minutos.
#OAmorEstáNaIlha 🫶 pic.twitter.com/0cjrgJzSLe
— Sport Club do Recife (@sportrecife) October 9, 2022
O Cruzeiro voltou com mais força no segundo tempo e o Sport se viu obrigado a marcar mais em seu campo de defesa. E acabou sofrendo um gol, em falha do goleiro Saulo. Bruno Rodrigues arriscou da intermediária e o arqueiro leonino foi mal e espalmou para dentro do gol. A bola ainda bateu no travessão, mas morreu no fundo das redes, aos 10 minutos.
O jogo cresceu em dramaticidade. Mas para a felicidade do torcedor rubro-negro, o Sport chegou ao terceiro gol, para tranquilizar a situação na Ilha do Retiro. Aos 32 minutos, após um chutão da defesa, Labandeira aproveitou a falha da zaga, invadiu a área e tocou na saída do goleiro Rafael Cabral: 3×1.
FACUNDO LABANDEIRA! 🇺🇾 PRA ESTREMECER A ILHA DO RETIRO! pic.twitter.com/jonVqnMIad
— Sport Club do Recife (@sportrecife) October 9, 2022
FICHA DO JOGO
SPORT: Saulo; Eduardo, Rafael Thyere, Chico e Lucas Hernández (Wanderson); Ronaldo (Wiliam Oliveira), Fabinho e Denner (Giovanni); Facundo Labandeira (Fábio Alemão), Vágner Love (Bufalo) e Luciano Juba. Técnico: Claudinei Oliveira.
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Geovane Jesus, Lucas Oliveira, Eduardo Brock e Wesley Gasolina (Jajá); Willian Oliveira, Pedro Castro (Xavier) e Marquinhos Cipriano (Kaiki); Bruno Rodrigues, Rafa Silva (Daniel Júnior) e Lincoln (Edu). Técnico: Paulo Pezzolano.
LOCAL: Estádio da Ilha do Retiro.
ÁRBITRO: Savio Pereira Sampaio (FIFA-DF).
ASSISTENTES: Bruno Boschilia (FIFA-PR) E Lucas Costa Modesto (DF).
ÁRBITRO DE VÍDEO: Adriano de Assis Miranda (SP).
GOLS: Chico aos 20 e Vágner Love aos 39 do 1º tempo; Bruno Rodrigues aos 10 e Labandeira aos 32 do 2º tempo.
AMARELOS: Lucas Hernández (Spo); Oliveira (Cru).
PÚBLICO: 19.600.