O vice-presidente do STJD, Felipe Bevilacqua, determinou a suspensão preventiva por 30 dias do lateral esquerdo Igor Cariús, do Sport e outros seis atletas que estão sendo investigados na Operação Penalidade Máxima II por suspeita de manipulação em jogos do Campeonato Brasileiro de 2022.
Enderson Moreira prega cautela sobre estreia de Diego Souza pelo Sport
O atleta foi citado e virou réu na primeira operação, quando foi denunciado pelo Ministério Público de Goiás por supostamente ter participado de esquema de apostas na Série A do Campeonato Brasileiro de 2022, quando atuava pelo Cuiabá. Na ocasião, Igor Cariús foi o único absolvido.
Sport: Ronaldo Henrique revela orientação de Enderson em cobranças de pênalti
Com isso, o lateral fica fora das próximas seis partidas do Leão na Série B, incluindo a partida da próxima quarta-feira (02) contra o Vila Nova em Goiânia. Também será desfalque contra o Novorizontino, Tombense, Guarani, Ituano e Botafogo-SP.
Os outros atletas suspensos são:
Atacante Alef Manga, agora ex-Coritiba, negociado com o futebol do Chipre
Meia Dadá Belmonte, do América
Meia uruguaio Jesus Trindade, ex-Coritiba
Lateral Pedrinho, ex-Athletico, que se transferiu para o Shakthar
Lateral Sidcley, ex-Cuiabá, hoje no Dínamo Kiev
Meia Thonny Anderson, ex-Coritiba, do Bragantino, que estava emprestado ao ABC
Os atletas responderão pelas seguintes infrações, segundo artigos da Lei Geral do Esporte:
Art. 198. Solicitar ou aceitar, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem patrimonial ou não patrimonial para qualquer ato ou omissão destinado a alterar ou falsear o resultado de competição esportiva ou evento a ela associado. Pena – reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa.
Art. 199. Dar ou prometer vantagem patrimonial ou não patrimonial com o fim de alterar ou falsear o resultado de competição esportiva ou evento a ela associado. Pena – reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa.