Por Marcos Leandro
No confronto direto na luta pelo G4, Sport e Vasco empataram por 1×1 na tarde deste domingo (16/10), na Ilha do Retiro, pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Leão vencia a partida até os 48 minutos do segundo tempo (gol de Labandeira), quando após uma falha do goleiro Saulo, o árbitro Rafael Claus marcou pênalti em Alex Teixeira após sinalização do VAR. Raniel empatou.
A partir deste momento uma grande confusão tomou conta do gramado. Revoltada com a comemoração dos jogadores do Vasco, principalmente de Raniel (ex-Santa Cruz), que partiram para perto de um dos setores reservados à torcida leonina em tom de provocação e chegaram a arremessar uma cadeira de plástico, alguns torcedores invadiram o campo de jogo. Aí, o tumulto se generalizou, com atletas dos dois times trocando agressões também. Torcedores se machucaram e foram atendidos à beira do gramado. Os jogadores do Vasco correram para o vestiário.
Sport diz que Rafael Claus encerrou a partida, mesmo com a PM garantindo a segurança do jogo
Procuradoria do STJD se pronuncia sobre violência em Sport x Vasco; confira a nota oficial
Após cerca de 30 minutos de impasse, o árbitro se dirigiu ao vestiário e depois de algum tempo, chamou os técnicos Claudinei Oliveira e Jorginho para uma conversa. Quase 1 hora depois, o árbitro encerrou a partida. Revoltado, o técnico rubro-negro disse que Jorginho alegou falta de segurança para não voltar mais para o jogo. A expectativa agora fica para a esfera jurídica. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai analisar a súmula do árbitro Rafael Claus e tomar uma decisão.
EMPATE TENSO!
Em jogo marcado por confusão no fim, @sportrecife e @vascodagama terminam empatados em Recife!#SPTxVAS pic.twitter.com/Z45tbgZe8G
— Brasileirão SportingBet – Série B (@BrasileiraoB) October 16, 2022
O empate tem sabor de vitória para o Vasco e de derrota para o Sport. O time carioca segue em quarto lugar, com 56 pontos, três a mais do que o rubro-negro, em quinto, com 53. Faltando três rodadas, o cruzmaltino ainda tem oito gols de saldo a mais.
O Sport volta a campo no sábado (22), contra o Londrina no estádio do Café. O Vasco recebe o Criciúma em São Januário, no mesmo dia. Em Porto Alegre, Grêmio e Bahia ficaram no 1×1. O Tricolor Gaúcho subiu para 58 pontos, em segundo. Os baianos foram para 57, em terceiro.
O JOGO
A condição de proximidade entre as equipes na tabela de classificação fez os dois times demonstrarem muito nervosismo no primeiro tempo. O Vasco, a quem o empate era um resultado positivo por estar na frente na pontuação, optou por uma forte marcação, explorando a velocidade dos garotos Figueiredo, Eguinaldo e Marlon Gomes no contra-ataque.
LEÃO ESCALADO! 🦁📝#SPTxVAS #FechadoComOSport pic.twitter.com/7lWMVFFMen
— Sport Club do Recife (@sportrecife) October 16, 2022
VASCO DA GAMA ESCALADO! 💢#SPTxVAS#Brasileiro2022NaVascoTV#VascoDaGama pic.twitter.com/3Ss1xuIHqF
— Vasco da Gama (@VascodaGama) October 16, 2022
No Sport, mesmo com quatro jogadores ofensivos – Luciano Juba, Vágner Love, Facundo Labandeira e Gustavo Coutinho -, as chances de gol criadas foram poucas. Na verdade, como o Vasco marcou muito na sua intermediária, o rubro-negro exagerou nos cruzamentos à área. Desta forma, o Leão assustou em chutes de fora da área, enquanto o Vasco nas bolas paradas.
Segundo tempo em andamento e o nosso coração daquele jeito. Juntos vamos conseguir!#SPTxVAS #FechadoComOSport pic.twitter.com/8JnHHMGkjU
— Sport Club do Recife (@sportrecife) October 16, 2022
Para o segundo tempo, o técnico Jorginho surpreendeu ao fazer duas alterações ofensivas. Nenê e Miranda deixaram o gramado a entrada de Alex Teixeira e Raniel, respectivamente. Com isso, o meia-atacante Figueiredo foi fazer a lateral direita. Já Claudinei Oliveira não mexeu no Sport.
Antes dos 10 minutos, o técnico vascaíno foi obrigado a mudar de novo, em virtude da contusão de Marlon Gomes. Gabriel Pec entrou. E quase os cariocas abriram o placar aos 11 minutos. Após escanteio, o zagueiro Anderson Conceição cabeceou no travessão. Antes, Love desperdiçou boa chance, batendo em cima da zaga.
Claudinei Oliveira resolveu mexer na equipe aos 16 minutos. Gustavo Coutinho deu lugar a Wanderson. E deu certo. Três minutos depois, Fabinho chutou de fora da área, a bola caiu na área nos pés de Vágner Love. Ele dominou e chutou para o gol. O goleiro Thiago Rodrigues fez grande defesa, mas Facundo Labandeira, esperto, cabeceou para o fundo da rede no rebote: Sport 1×0.
EXPLODE A ILHA DO RETIRO! GOL DE FACUNDO LABANDEIRA! 🇺🇾 pic.twitter.com/qLJ7eJHvLq
— Sport Club do Recife (@sportrecife) October 16, 2022
O jogo ganhou ainda mais ares de dramaticidade. E aos 42 minutos, um lance polêmico. Gabriel Pec chutou de fora da área, Saulo deu rebote e correu atrás da bola e chocou-se com Alex Teixeira, que caiu na área. Rafael Claus mandou seguir, mas chamado pelo VAR mudou de opinião e marcou o pênalti. Aos 48, Raniel cobrou com categoria e empatou o jogo: 1×1.
Após o gol do Vasco, alguns torcedores do Sport invadiram o gramado no setor da arquibancada do placar. A confusão tomou conta, inclusive entre os jogadores. Os atletas do Vasco se retiraram para o vestiário e não voltaram mais para o jogo.
FICHA DO JOGO
SPORT: Saulo; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino (Chico) e Sander; Ronaldo (William Oliveira), Fabinho e Luciano Juba (Denner); Facundo Labandeira (Giovanni), Gustavo Coutinho (Wanderson) e Vagner Love. Técnico: Claudinei Oliveira.
VASCO: Thiago Rodrigues; Miranda (Alex Teixeira), Danilo Boza, Anderson Conceição e Edimar, Yuri Lara (Palacios), Andrey Santos e Nenê (Raniel); Marlon Gomes (Gustavo Pec), Figueiredo e Eguinaldo (Erick). Técnico: Jorginho.
LOCAL: Estádio da Ilha do Retiro.
ÁRBITRO: Raphael Claus (Fifa-SP)
ASSISTENTES: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP) e Evandro de Melo Lima (SP).
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.
GOLS: Facundo Labandeira aos 19 e Raniel aos 48 do 2º tempo.
AMARELOS: Gustavo Coutinho e Ronaldo (Sport).