O Sport sofreu a primeira derrota na Ilha do Retiro nesta Série B do Campeonato Brasileiro. O Leão pernambucano perdeu por 2×1 para o Leão baiano na noite desta quarta-feira (19/7), pela 18ª rodada da competição.
O revés traz consequências para o Sport na classificação da Segundona. Em vez de assumir a liderança, em caso de triunfo, o rubro-negro da Ilha caiu para a quinta colocação, com 32 pontos, deixando o G4. Os gols foram de Rafael Thyere (contra), Camutanga (contra) e Zé Hugo.
Já a ponta passa ser exatamente do Vitória, que foi para 34 pontos e 11 vitórias. Mais dois times também somam 34 pontos, Vila Nova e Criciúma – a equipe de Goiás tem 14 gols de saldo, contra 10 dos catarinenses. O quarto lugar é do Novorizontino, que alcançou os 33 pontos ao bater o Londrina por 3×0.
O Sport volta a campo no próximo domingo (23/7), contra o Sampaio Corrêa, no Castelão, em São Luís, no Maranhão.
Fim de jogo na Ilha do Retiro: Sport 1×2 Vitória, pelo Campeonato Brasileiro. pic.twitter.com/FjflEoMSEA
— Sport Club do Recife (@sportrecife) July 20, 2023
O JOGO
Vindo de uma partida ruim contra o Atlético GO, quando perdeu por 3×1 na última sexta-feira (14/7), o técnico Enderson Moreira modificou de novo a escalação inicial. A novidade dessa vez foi a entrada de Labandeira na vaga de Jorginho, ainda vetado pelo Departamento Médico. Além do uruguaio, jogaram na frente Edinho, Juba e Love. Já no Vitória, Leo Condé repetiu o esquema com três zagueiros, com Camutanga e Wagner Leonardo (ex-Náutico), além de Yan Souto.
LEÃO ESCALADO! 🦁📝#SPTxVIT #LeãoNoBrasileirão pic.twitter.com/IxUgqvgkc5
— Sport Club do Recife (@sportrecife) July 19, 2023
O jogo começou com as duas equipes muito ligadas na marcação. Com isso, as chances de gols ficaram difíceis de aparecer. A melhor oportunidade do time da casa veio aos 25, após escanteio que Ewerthon desviou e a zaga do Vitória afastou quase em cima da linha. Do outro lado, aos 30, Juba evitou que o adversário abrisse o placar, também após escanteio.
E quando tudo caminhava para o empate no primeiro tempo, Mateus Gonçalves foi cruzar e Rafael Thyere desviou para a própria meta, aos 44: Sport 0x1 Vitória.
As duas equipes voltaram sem mudanças para o segundo tempo. Mas o Sport conseguiu empatar rápido, aos cinco minutos. E também graças a um gol contra. Após escanteio e desvio no primeiro pau, Camutanga empurrou para o fundo da rede: 1×1.
Mas a virada, que era a esperança do torcedor pernambucano, não veio. E ainda teve o segundo gol do Vitória. E foi em cenas que só o futebol proporciona. Mateus Gonçalves conseguiu um escanteio e foi substituído por Zé Hugo. E na cobrança de escanteio, Zé Hugo dominou e chutou sem defesa para Renan: 2×1, aos 19 minutos.
O Sport tentou até o final ao menos empatar, mas não conseguiu e amargou o quarto jogo sem vencer nesta Série B.
VITÓRIA DO LÍDER!!!!!!! Com um gol contra e outro de Zé Hugo, o rubro-negro venceu mais uma partida do Brasileirão por 2×1. Com esse resultado, recuperamos a liderança do campeonato. VAMOS LEÃO! 🔴⚫️🦁
📸: Victor Ferreira/ECVitória #PegaLeão pic.twitter.com/tJvCUEkvwU
— EC Vitória (@ECVitoria) July 20, 2023
FICHA DA PARTIDA
Sport: Renan; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús (Felipinho); Ronaldo (Wanderson), Fábio Matheus e Labandeira (Alan Ruiz); Luciano Juba (Juan Xavier), Edinho (Gabriel Santos) e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira
Vitória: Lucas Arcanjo, Railan (Mateusinho), Camutanga, Yan Souto, Wagner Leonardo e Felipe Vieira; Dudu (Jhonny Lucas) e Gegê; Mateus Gonçalves (Zé Hugo), Osvaldo (Léo Gamalho) e Wellington Nem (Giovanni Augusto). Técnico: Léo Condé.
Estádio: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Marcelo Carvalho Van Gasse (ambos de SP)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Igor Cariús (S); Railan, Felipe Vieira e Camutanga (V)
Gols: Rafael Thyere (contra), aos 45/1T e Zé Hugo, aos 19/2T (V); Camutanga (contra), aos 5/2T
Público: 16.847 torcedores
Renda: R$ 279.875,00