Por Marcos Leandro
O Sport não conseguiu aproveitar os resultados favoráveis da rodada, como a derrota do Vasco por 2×0 para o CSA e o empate do Bahia por 1×1 com o Londrina. Isso porque o Leão perdeu por 1×0 do Tombense, na noite desta quinta (18/8), no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé (MG), pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O detalhe é que o gol que decidiu a partida foi marcado por Everton Galdino em chute do meio de campo, aos 18 minutos do primeiro tempo. A bola encobriu o goleiro Saulo. Um golaço! A melhor chance do Sport no jogo só veio aos 45 do segundo tempo, quando Fabinho acertou a trave.
Sport anuncia venda do zagueiro Isac para o RB Bragantino
Giovanni se torna líder de assistências do Sport na Série B
Com isso, o Leão se manteve com 34 pontos e caiu para a sétima posição, sendo ultrapassado justamente pelo Tombense, que foi a 36 e assumiu a quinta colocação. O quarto lugar é o Vasco, que soma 42 pontos. O Sport volta a campo na terça-feira (23), contra a Chapecoense.
Fim de jogo!!!
O Tombense derrota o Sport pelo placar de 1 a 0, em Muriaé. Everton Galdino foi o autor do GOLAÇO do gavião carcará.#VamosTombense pic.twitter.com/ncOwu2DYbr
— Tombense F.C. (@TTombense) August 19, 2022
MESMO TIME
Como diz o ditado, em time que se ganha não se mexe. Com essa máxima do futebol na cabeça, o técnico Claudinei Oliveira optou pela mesma escalação que entrou em campo na vitória por 4×0 ante o CSA, no sábado passado (13/08). Isso incluiu o goleiro Saulo, mesmo com Dênis a disposição no banco de reservas. Da mesma forma, o quarteto ofensivo se repetiu: Giovanni, Luciano Juba; Kayke e Vagner Love.
LEÃO ESCALADO! 📝🦁#TOMxSPT #VoltAremos pic.twitter.com/evvhKy90lC
— Sport Club do Recife (@sportrecife) August 18, 2022
TOMBENSE ESCALADO!!!#VamosTombense pic.twitter.com/rcRXy3J3Nr
— Tombense F.C. (@TTombense) August 18, 2022
GOLAÇO
Aos 18 minutos, o Tombense abriu o placar. E não foi um gol qualquer, mas sim um golaço. Após Pedro Naressi errar o domínio de bola, Everton Galdino viu o goleiro Saulo adiantado e arriscou do meio de campo. E a bola encobriu o arqueiro leonino e fez um gol para entrar para a história.
Simplesmente ”O gol que Pelé não fez”.
QUE GOLAÇO! https://t.co/6iTotFSqNS
— Tombense F.C. (@TTombense) August 19, 2022
POUCAS CHANCES
Por sua vez, o Sport teve poucas chances de empatar a partida. As duas chegadas mais perigosas aconteceram em cruzamentos, em falta cobrada por Giovanni, que quase saiu um gol contra de Guilherme Rend, e após escanteio que Kayke cabeceou para fora. No geral, mesmo com 61% de posse de bola, o Leão não conseguiu acelerar o jogo e criar grandes oportunidades de balançar a rede.
Segundo tempo já em andamento. Até o fim, Leão!#TOMxSPT #VoltAremos pic.twitter.com/PdVBUQMfTb
— Sport Club do Recife (@sportrecife) August 19, 2022
SEM MUDANÇAS
Mesmo em desvantagem no placar, o técnico Claudinei Oliveira não mexeu na equipe rubro-negra para a segunda etapa. O Tombense, que conseguiu uma boa marcação no jogo e saiu na frente, também voltou com a mesma formação.
PARA FORA
O Sport conseguiu assustar em dois momentos antes dos dez minutos do segundo tempo. Vágner Love e Giovanni tiveram a chance de finalizar da entrada da área, mas chutaram para fora. Já aos 19, Bruno Mota, após falha de Sabino, perdeu grande chance, batendo para fora. Logo em seguida, Ciel chegou a fazer outro gol para o Tombense, mas estava impedido.
QUATRO SUBSTITUIÇÕES
No desespero, Claudinei Oliveira fez quatro substituições ao mesmo tempo, aos 20 minutos. Eduardo no lugar de Ewerthon; Wanderson na vaga de Giovanni; Facundo Labandeira no lugar de Luciano Juba; além de Gustavo Coutinho no lugar de Kayke. A melhor chance de empatar veio com Fabinho, que acertou a trave de Felipe Garcia aos 45 minutos.
Final de jogo. Sport perde para o Tombense por 1 a 0, pela 25ª rodada da Série B. Próximo duelo rubro-negro será terça-feira, diante da Chapecoense. #TOMxSPT pic.twitter.com/Tt9watBGS0
— Sport Club do Recife (@sportrecife) August 19, 2022
FICHA DO JOGO
TOMBENSE: Felipe Garcia; Diego Ferreira, Ednei, Roger Carvalho e Manoel; Guilherme Rend, Zé Ricardo (Bruno Mota) e Matheus Frizzo (Nenê Bonilha); Jean Lucas (Cleiton), Everton Galdino (Renatinho) e Ciel (Igor Henrique). Técnico: Bruno Pivetti.
SPORT: Saulo; Ewerthon (Eduardo), Fábio Alemão, Sabino e Sander; Fabinho, Pedro Naressi, Giovanni (Wanderson) e Luciano Juba (Facundo Labandeira); Kayke (Gustavo Coutinho) e Vagner Love (Thiago Lopes). Técnico: Claudinei Oliveira.
LOCAL: Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé (MG).
ÁRBITRO: Caio Max Augusto.
ASSISTENTES: Lorival Cândido das Flores e Vinícius Melo da Silva.
GOL: Everton Galdino aos 18 do 1º tempo
AMARELOS: Nenê Bonilha e Ciel (Tombense); Fabio Alemão (Sport)