Diante de 59 mil pessoas na Arena Castelão, em Fortaleza, o Sport fez seu pior jogo na temporada, mas conseguiu um gol nos acréscimos que pode mudar a história da decisão da Copa do Nordeste. O Ceará venceu por 2×1 nesta quarta-feira (19/4), na partida de ida. O gol do Leão foi marcado aos 52 minutos do segundo tempo, após chute de Juba e a bola bater no zagueiro David Ricardo e morrer no fundo da rede.
O Vozão, logo aos 26 segundos, com Guilherme Castilho abriu o placar em chutaço de fora da área. Vitor Gabriel, aos 47 do 1º tempo, aumentou: 2×0.
Para conquistar o tetra, o Leão vai precisar vencer por dois gols de diferença. Triunfo por um leva para os pênaltis. O jogo de volta será dia 3 de maio, na Ilha do Retiro. Foi a segunda derrota do Rubro-negro na temporada, a segunda para os cearenses.
Fim de jogo na Arena Castelão: Ceará 2 x 1 Sport, pela ida da final da Copa do Nordeste. #CEAxSPT #JuntosPeloTetra
📸 Kely Pereira pic.twitter.com/L6Cwqkv8UX
— Sport Club do Recife (@sportrecife) April 20, 2023
PRIMEIRO TEMPO
Nem mais o pessimista torcedor rubro-negro imaginava um começo de jogo tão ruim. Logo aos 26 segundos, Guilherme Castilho soltou um petardo da intermediária e Renan, mais uma vez atrasado, nem viu a cor da bola, que entrou com violência na parte superior da rede. Um golaço: 1×0.
Se foi o gol relâmpago ou pela imposição do Vozão, fato é que o time leonino não conseguiu jogar na etapa inicial. Acostumado a criar muitas chances de gol, o Sport se limitou a um chute de fora da área de Luciano Juba, que Richard espalmou. Jorginho e Vágner Love, bem marcados, não apareceram no jogo.
O Ceará se aproveitou e aumentou sua vantagem. Aos 47, após escanteio no primeiro pau, Cariús foi afastar e acertou Thyere. Victor Gabriel cabeceou para o gol: 2×0.
⏱️ 1T | 53′ – Intervalo de jogo! Guilherme Castilho e Vitor Gabriel nos levam para o vestiário em vantagem.
Foto: Felipe Santos/Ceará SC
Vamooooo! #CSCxSPO – 2×0#CopadoNordeste2023 pic.twitter.com/v7ZoTZuoLu
— Ceará Sporting Club (@CearaSC) April 20, 2023
SEGUNDO TEMPO
Depois do pior primeiro tempo da temporada, o técnico Enderson Moreira voltou do intervalo com duas mudanças. A já esperada entrada de Labandeira no lugar de Edinho e Pedro Martins na vaga de Ronaldo. Mas o roteiro seguiu o mesmo, com o Alvinegro melhor. Guilherme Castilho e Janderson assustaram o goleiro Renan.
O Sport tentava, mas não conseguia de forma alguma criar boas jogadas. Diante disso, o treinador rubro-negro mexeu outra vez, sacando o apagado Jorginho para entrada de Matheus Vargas. Já o Vozão quase fez o terceiro, em cabeçada de Vitor Gabriel, que foi para fora.
O Leão melhorou na reta final. Aos 38, Ewerthon, que tinha entrado no lugar de Eduardo, chutou da intermediária, Richard deu rebote, mas Matheus Vargas isolou. Aos 48, Vágner Love ficou cara a cara com Richard, mas se atrapalhou e perdeu ótima oportunidade. Mas aos 52, Juba chutou cruzado do lado esquerdo, o goleiro Richard espalmou, a bola bateu em David Ricardo e entrou: 2×1.
AINDA TEM JOGO, LEÃO! AGORA É EM CASA! #JuntosPeloTetra pic.twitter.com/Ws92tDy3et
— Sport Club do Recife (@sportrecife) April 20, 2023
Após o gol, as duas torcidas começaram a arrancar as cadeiras do estádio e o juiz aproveitou para encerrar o jogo.
FICHA DO JOGO