O Sport foi bombardeado pelo Bahia e em tarde inspirada o goleiro Caíque França quase evitou a derrota. Mas aos 50 minutos do segundo tempo, Rafael Ratão fez de cabeça o gol da vitória do Tricolor por 2×1 neste domingo (04/02) na Arena Fonte Nova, pela 1ª rodada da Copa do Nordeste . O camisa 22 do Leão fez inúmeras defesas difíceis, muitas cara a cara, mas foi castigado no último lance do jogo.
Thaciano abriu o placar aos 17 do primeiro tempo, mas a participação do arqueiro nas várias chances criadas pelo adversário ao longo da partida foi decisiva para deixar o rubro-negro vivo. E aos 28 do segundo tempo, Gustavo Coutinho empatou. Mas aos 50 minutos, Rafael Ratão deu os três pontos aos baianos.
🙌🏾
VENCE MAIOR DO NORDESTE, DA TERRA DO MAIOR CARNAVAL DO MUNDO!Com gols de Thaciano e Ratão, Esquadrão bate Sport por 2 a 1 na estreia da Copa do Nordeste. Quarta será novamente na Fonte, pelo Baianão, contra o Itabuna. #PaixaoQueVibra pic.twitter.com/MlPobDDqoP
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) February 4, 2024
O JOGO
Sem Rafael Thyere, ainda se recuperando de uma conjuntivite, Alisson Cassiano formou a dupla de zaga com Luciano Castan. E tiveram muito trabalho. Assim como o goleiro Caíque França, que evitou uma verdadeira goleada.
Com 10 minutos, o goleiro já tinha feito um milagre em chute de Biel e Alisson Cassiano salvando em cima da linha em bela jogada de Cauly e Jean Lucas. Mas aos 17 não deu para o Leão escapar. Jean Lucas acionou Biel, que tocou para Thaciano dar uma cavadinha e fazer 1×0.
Logo na sequência, Caíque França defendeu chute rasteiro de Cauly. O Sport, enfim, assustou. Em cobrança de falta, Gustavo Coutinho cabeceou na trave. Mas o volume de jogo era todo do Tricolor de Aço. Everton Ribeiro arriscou de fora da área e parou no goleiro rubro-negro.
O Leão teve outra boa chance aos 31. O goleiro Marcos Felipe errou na saída de bola, mas Romarinho e Gustavo Coutinho não aproveitaram a oportunidade. Logo depois, o técnico Mariano Soso perdeu a paciência e trocou Pedro Vilhena por Zé Roberto. Mas o primeiro tempo acabou com Caíque França evitando que o placar fosse aumentado nas tentativas de Jean Lucas e Cauly.
SEGUNDO TEMPO
Tentando mudar o curso do jogo, o técnico Mariano Soso tirou os dois volantes, Felipe e Fábio Matheus, e colocou Fabinho e Ítalo. Rogério Ceni voltou com a mesma formação. O Sport voltou um pouco melhor e, no ataque, arriscou com chute de Pedro Lima, que Marcos Felipe defendeu. E depois, Romarinho chutou errado, após belo passe de Zé Roberto.
Mas logo o Bahia voltou a envolver a frágil marcação do Sport. Cauly acertou a trave. Logo depois, Biel completou o cruzamento e Caíque França fez linda defesa. Aos 15, o goleiro foi bem de novo, defendendo chute rasteiro de Cauly. Everaldo, que tinha entrado no lugar de Thaciano, cabeceou no travessão.
E como diz o ditado, quem não faz, leva. Após a arbitragem marcar impedimento errado de Arthur Caike, que ficaria cara a cara com Marcos Felipe, Zé Roberto fez grande jogada e Gustavo Coutinho completou para o fundo da rede: 1×1.
O Bahia seguiu martelando e parando em Caíque França, que fez outro milagre aos 49 em cabeçada de Gilberto. Mas no minuto seguinte, ele não conseguiu evitar o gol de Rafael Ratão, em cabeçada livre dentro da área: 2×1.
Fim de jogo na Fonte Nova: Bahia 2×1 Sport. Gol do Leão foi marcado por Gustavo Coutinho.
📸 San Junior pic.twitter.com/wq3qEGnxf5
— Sport Club do Recife (@sportrecife) February 4, 2024
FICHA DO JOGO:
BAHIA: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, David Duarte e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas (Roger), Tharciano (Ademir) e Cauly (Rafael Ratão); Everton Ribeiro (Yago Felipe) e Biel (Everaldo). Técnico: Rogério Ceni.
SPORT: Caíque França; Pedro Lima, Alisson Cassiano, Luciano Castán e Felipinho; Fábio Matheus (Fabinho), Felipe (Ítalo) e Pedro Vilhena (Zé Roberto); Romarinho, Fabrício Dominguez (Arthur Caíke)e Gustavo Coutinho (Lucas André). Técnico: Mariano Soso.
Local: Fonte Nova, em Salvador
Árbitro: Paulo José Souza Mourão (MA)
Assistentes: Antônio Adriano de Oliveira e Elson Araújo da Silva (ambos do MA)
Gols: Tharciano, aos 17’1T e Rafael Ratão, aos 50’2T (Bahia); Gustavo Coutinho aos 28’2T (Sport)
Cartões amarelos: Biel e Caio Alexandre(Bahia)