Por Edson Junior
A eliminação do Retrô na Série D do Campeonato Brasileiro também afetou o futuro do Santa Cruz. Isso porque o clube coral dependia do acesso da Fênix para herdar a vaga na Série D de 2024.
Presidente do Conselho Deliberativo autoriza nova AGE no Santa Cruz
Porém, o Retrô sofreu o empate contra o Maranhão nos acréscimos com dois jogadores a mais. Nos pênaltis, Sandoval e Guilherme Paraíba tiveram as cobranças defendidas pelo goleiro Moisés e a equipe de Camaragibe perdeu por 6×5.
Com isso, o Santa Cruz em 2024 vai disputar apenas o Campeonato Pernambucano e a seletiva da Copa do Nordeste. A princípio, apenas 13 jogos confirmados para o clube. 12 pelo Estadual e uma partida pela Seletiva da Copa do Nordeste, lembrando que o número de partidas pode aumentar caso o Tricolor do Arruda consiga a classificação para a fase de grupos. A previsão de encerramento do calendário Tricolor em 2024 é no mês de abril.
Conselho do Santa Cruz marca data de Assembleia que vai decidir futuro da SAF no clube
Durante o ano de 2023, a equipe foi eliminada na fase de grupos da Copa do Nordeste, no Pernambucano encerrou a primeira fase na 5° colocação e foi eliminado nas quartas de final pelo Petrolina. A Fera Sertaneja e o Retrô que foi vice do Estadual garantiram vaga na Série D do próximo ano. A campanha ruim também fez o clube ficar fora da Copa do Brasil 2024. Na Série D deste ano, saiu ainda na primeira fase, encerrando o calendário no mês de julho.
No final do ano, o clube terá eleições para presidente. O atual mandatário, Antônio Luiz Neto está negociando com investidores interessados na SAF do clube. Enquanto o Conselho Deliberativo do clube marcou para o dia 8 de outubro uma Assembleia Geral que busca tirar os plenos poderes do executivo de definir o futuro da SAF.