Na estreia do técnico Felipe Conceição, o Santa Cruz conseguiu uma importante vitória diante do Central, 3×1, neste sábado (25/3) no estádio do Arruda pelo Campeonato Pernambucano. Pipico e Ítalo Melo marcaram no primeiro tempo em duas falhas do goleiro Alex Vilanova. Na etapa complementar, Ítalo Melo marcou gol contra, mas Jadson, em nova falha do arqueiro centralino, fechou o triunfo tricolor.
Com a vitória, a Cobra Coral subiu para 15 pontos e assumiu a quinta colocação. A Patativa tem 14 e está em sexto, fechando o grupo dos que se classificam à próxima fase do Estadual. O tricolor volta a campo na próxima terça-feira (28/3), contra o Ibis, também no Arruda.
#Pernambucano – ACABOU | Santa Cruz 3×1 Central. Vitória coral com gols de Pipico, Ítalo Melo e Jadson.
🤞🏻🐍 pic.twitter.com/iebBd6asH3
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) March 25, 2023
PRIMEIRO TEMPO
Com apenas um dia no clube, o técnico Felipe Conceição mexeu o mínimo possível na escalação. Em relação ao time que entrou em campo na última quarta-feira (22/3), contra o Fortaleza pela Copa do Nordeste as novidades foram as voltas do lateral-esquerdo Marcus Vinícius (estava suspenso) e Felipe Gedoz – tinha ficado no banco por opção do ex-treinador Ranielle Ribeiro. No Central, que tinha dúvida no ataque, Marcio Goiano optou pelo experiente Leandro Costa e por Roninho.
A primeira chance do jogo foi do Santa. Aos seis minutos, após lançamento da intermediária, o zagueiro Alemão dominou e chutou rasteiro, mas a bola passou raspando a trave. Logo depois, Lucas Silva invadiu a área e cruzou para Chiquinho, mas ele bateu fraco, facilitando a defesa do goleiro Alex Vilanova. O Central assustou aos 10 minutos, em arremate de fora da área de Douglas Carioca.
Com Chiquinho girando mais entre o lado esquerdo e o meio, a Cobra Coral não demorou para abrir o placar. Aos 15, Pipico arriscou da intermediária e contou com a falha do goleiro centralino: 1×0.
Apesar do pouco tempo de trabalho com Felipe Conceição, o Santa se mostrou um pouco mais organizado, com Anderson Paulista mais recuado e Arthur Santos encostando mais em Gedoz e Chiquinho. E o tricolor chegou a balançar a rede outra vez, com Gedoz, mas a arbitragem errou ao apontar impedimento de Pipico. A Patativa chegou bem aos 34, mas Marcus Vinícius cortou. E aos 39, saiu o segundo gol tricolor. Após cobrança de escanteio, Ítalo Melo pegou o rebote e chutou em direção ao gol. Alex Vilanova falhou de novo: 2×0.
SEGUNDO TEMPO
Os dois times voltaram sem modificações para o segundo tempo. O Central que retornou um pouco melhor, arriscando dois chutes perigosos de fora da área, ambos defendidos com dificuldade pelo goleiro Michael. O Santa Cruz se posicionou de forma mais reativa.
Com apenas seis jogadores no banco de reservas – um foi expulso por reclamação no primeiro tempo -, Marcio Goiano só mexeu aos 17 minutos, sacando Dhonatan para a entrada de Danilo Pires. E o time de Caruaru diminuiu aos 25. Edy cruzou e Ítalo Melo marcou gol contra: 2×1. Logo em seguida, três trocas no Santa. Jadson entrou no lugar de Jefferson Feijão. Anderson Ceará e Dayvid substituíram Gedoz e Lucas Silva.
O jogo passou a ficar tenso, com o Central partindo pra cima em busca do empate. Mas aos 38, alívio coral. Anderson Ceará chutou de longe e o goleiro Alex Vilanova errou de novo, dando rebote que Jadson completou para o gol: 3×1. Vitória tricolor assegurada!