Por Marcos Leandro
O Santa Cruz cumpriu seu objetivo. O tricolor venceu o Caucaia-CE por 2×0 no estádio do Arruda na noite desta quinta-feira (5/1) e avançou para a 2ª fase da Seletiva da Copa do Nordeste. No geral, os corais foram melhores do que o time cearense. Porém, os gols só saíram no segundo tempo, com Hugo Cabral – de pênalti, aos oito minutos -, e com o garoto Dayvid, em bela jogada individual aos 45.
O próximo adversário do Santa Cruz será o Botafogo-PB, domingo (8/1), também no estádio José do Rego Maciel. O Belo empatou com o Retrô, 0x0, mas levou a melhor na disputa de pênaltis – 3×1.
Santa Cruz oficializa a contratação do volante Baraka
PRIMEIRO TEMPO
O técnico Ranielle Ribeiro apostou no entrosamento e escalou o time do Santa Cruz com oito remanescentes da temporada passada: o lateral-direito Jeferson Feijão, os zagueiros Ítalo Melo e Alemão, os meio-campistas Daniel Pereira, Arthur Santos e Anderson Ceará, além dos atacantes Lucas Silva e Hugo Cabral. Foram três novatos: o goleiro Matheus Inácio, o lateral-esquerdo Ian Rodrigues e o atacante Michel Douglas.
#CopaDoNE | ESCALADO! 🤞🏻🐍 pic.twitter.com/JI5X9km9M3
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) January 5, 2023
E o tricolor foi melhor no primeiro tempo. Por pouco, os corais não abriram o placar em dois lances em sequência. Aos 18, Anderson Ceará fez bela jogada individual, invadiu a área, mas chutou em cima do goleiro Célio. No minuto seguinte, Alemão cabeceou com perigo e o goleiro do time cearense fez outra boa intervenção. O Caucaia assustou aos 30 minutos, após bomba de Juliano de fora da área, que obrigou o goleiro Matheus Inácio espalmar pra longe. O novo camisa 1 tricolor ainda trabalhou bem em chute de Goiaba, aos 39.
SEGUNDO TEMPO
As duas equipes voltaram sem alterações para a etapa complementar. E logo aos quatro minutos, o Santa teve uma chance de ouro de abrir o placar. Lucas Silva escapou pela direita e cruzou para o meio da área. Anderson Ceará dominou, mas chutou em cima do goleiro Célio.
Porém, aos seis, finalmente o tricolor teve êxito. Keyllo Mancha perdeu a bola para Arthur Santos e Hugo Cabral chutou para o gol. O zagueiro Airton Junior deu um carrinho dentro da área com o braço aberto, que interceptou a bola. Pênalti. Hugo Cabral deslocou o goleiro e fez 1×0 aos oito minutos.
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLL DO SANTA! HUGO CABRAL!
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) January 6, 2023
Atrás no placar, o Caucaia passou a sair mais para o jogo, deixando espaço para os contra-ataques. Aos 16, Hugo Cabral quase fez um golaço, em belo chute de fora da área, exigindo plástica defesa do goleiro Célio. Os dois treinadores mexeram demais nas equipes. Um dos que entraram no decorrer da partida, o garoto Dayvid sacramentou a vitória aos 45. Em bela jogada individual, ele marcou um belo tento, definindo a vitória e a classificação do Santa.
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLL DO SANTA! DAYVID!
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) January 6, 2023
FICHA DO JOGO
Santa Cruz: Matheus Inácio; Jefferson Feijão (Tharlles), Ítalo Melo, Alemão e Ian Rodriguez; Daniel Pereira, Arthur Santos e Anderson Ceará (Anderson Paulista); Lucas Silva (Gabriel Popó), Michel Douglas (Dagson) e Hugo Cabral (Dayvid). Técnico: Ranielle Ribeiro.
Caucaia: Célio; Ceará, Airton Junior, Túlio (Adriano Lucas) e Matheus Maranguape; Wilker (Jamaica), Keyllo Mancha (Brayann) e Leylon; Juliano (Victor Ribeiro), Goiaba e Lesley (Zaza). Técnico: Roberto Carlos.
Local: Estádio do Arruda.
Árbitro: José Ricardo Laranjeira (AL)
Assistentes: Brígida Ferreira (FIFA) e Esdras Mariano Albuquerque (ambos AL)
Cartões amarelos: Jefferson Feijão, Dagson, Lucas Silva, Arthur Santos, Dayvid e Alemão (Santa); Wilker e Airton Junior (Caucaia).
Gols: Hugo Cabral aos oito e Dayvid aos 45 do 2º tempo