O Santa Cruz vacilou e deixou escapar a vitória diante do Nacional de Patos (PB) no finalzinho neste domingo (28/5). Os corais sofreram um gol aos 49 do segundo tempo, amargando um 2×2 no estádio José Cavalcanti, em Patos (PB), pela 4ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Tricolor ficou na quarta colocação do Grupo 3, com sete pontos. O líder é o Sousa, com nove. Nacional e Pacajus têm sete também, mas têm melhor saldo de gols do que os pernambucanos. Na próxima rodada, domingo (4/6), tem Santa x Sousa no Arruda.
Apito final em Patos: Nacional 2×2 Santa Cruz. #AvanteSanta 🙏🏽🐍 pic.twitter.com/tVf0HLY5wR
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) May 28, 2023
O JOGO
Com a mesma formação dos jogos anteriores na Série D, o Santa Cruz conseguiu encaixar muito bem a marcação no primeiro tempo. Poucas bolas perigosas chegaram à meta do goleiro Michael.
Já o Tricolor pressionou a saída de bola e se deu bem. Aos 13 minutos, goleiro Mauro Iguatu saiu jogando pelo meio, mas Nadson foi mais esperto que André Penalva e tocou para Pipipo empurrar para o fundo da rede: 1×0.
Na escalação ficou fácil detectar a ausência dos nossos jogadores negros, e no seu trabalho? Nos destaques? Os prêmios? As lideranças?
O Time do Povo de Pernambuco convida para uma reflexão sobre a ocupação do povo preto em todos os espaços, não apenas dentro das quatro linhas.… https://t.co/fivS6Rl6HK pic.twitter.com/YGw3c7cP6i
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) May 28, 2023
O Canário teve uma grande chance, com Kel Baiano, aos 36, mas a bola cruzou a área de Michael. E o próprio Kel acabaria facilitando a vida do Santa. Aos 45, ele acertou uma cotovelada no zagueiro Ítalo Melo e foi expulso.
No segundo tempo, o jogo foi mais eletrizante. E isso se refletiu no placar. Arturzinho empatou para o Canário aos 24 minutos, após arrancada pelo meio da zaga tricolor.
Emerson Galego colocou o Santa na frente outra vez aos 32, mas aos 49 minutos, a vitória pernambucana escapou após chute de Juninho, que encobriu Michael após desvio na zaga. Final: 2×2.
FICHA DA PARTIDA:
NACIONAL DE PATOS: Mauro Iguatu; André Penalva (Wesley), Caio e Hitalo Rogério; Trindade, Moreilândia (Juninho Paraíba), Bruno Menezes (Esquerdinha) e Arturzinho (Wellington); Léo Cereja, Kel Baiano e Pedro Gabriel (Robinho). Técnico: Rodrigo Fonseca
SANTA CRUZ: Michael; Léo Fernandes (Rhuan Rodrigues), Ítalo Melo, Eduardo Guedes e Marcus Vinícius (Mateus Muller); Ariel Pingo, Fabrício Bigode (Emerson Souza) e Nadson (Anderson Paulista); Lucas Silva, Pipico e Chiquinho (Emerson Galego). Técnico: Felipe Conceição
Local: Estádio José Cavalcanti, em Patos (PB)
Árbitro: Robson Babinski (PR)
Assistentes: Gleydson Francisco e Wlademir Cunha Mendes (ambos de PB)
Gols: Pipico aos 12 do 1º tempo; Arturzinho aos 24, Emerson Galego aos 32 e Juninho aos 49 do 2º tempo
Cartões amarelos: Pipico, Ítalo Melo, Emerson Galego e Marcus Vinícius (SAN).
Cartões vermelhos: Kel Baiano (NAC).