Por Edson Junior
O Santa Cruz conseguiu a classificação para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro, porém a campanha na fase de grupos mostra a oscilação da equipe coral durante esse período da competição, onde conseguiu a classificação somando 19 pontos.
Luan comenta sobre desabafo de Ratinho e próxima partida do Santa Cruz
Santa Cruz x Retrô: CBF confirma data e horário do jogo de ida; veja
O Santa Cruz garantiu a classificação no 4° lugar do Grupo A4 com 19 pontos, a equipe tricolor conseguiu 5 vitórias (Atlético-BA 2x, CSE, Sergipe, Juazeirense), 4 empates (Lagarto 2x, CSE, Sergipe) e 5 derrotas (Jacuipense 2x, ASA 2x, Juazeirense). Com o mesmo número de vitórias classificaram Oeste, Jacuipense, Pacajus, Portuguesa-RJ e Juventude Samas. Porém as derrotas e a oscilação da equipe durante a competição atrapalharam um melhor aproveitamento da equipe na competição.
Quatro equipes com pontuação melhor que o Santa Cruz não conseguiram classificação em outros grupos, casos de Icasa, com 22 pontos no grupo A3, Porto Velho com 21 pontos no Grupo A1, Ceilândia no Grupo A5 com 20 pontos e Nova Iguaçu com 20 pontos no Grupo A7.
O adversário do Santa Cruz fez a melhor campanha geral na competição, a Fênix de Camaragibe somou 33 pontos, empatado com o Brasiliense, porém a equipe pernambucana marcou mais na competição (27 x 22) e sofreu menos gols na competição (6 x 10). Esse retrospecto faz do Retrô a segunda melhor defesa da competição, apenas o São Bernardo sofreu menos gols que o Retrô no campeonato, apenas 3 gols sofridos.
O primeiro jogo entre Santa Cruz x Retrô será no próximo domingo (24), no Arruda às 16h. O vencedor do confronto enfrenta o vencedor de Tocantinópolis x São Raimundo-AM.
Pra cima! Chegou a fase mata-mata e jogaremos juntos em busca desse acesso. O primeiro compromisso é domingo, às 16h, no Arruda. Vamos por mais!
👊🏻⚫️⚪️🔴 pic.twitter.com/40kMGPK8LV
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) July 18, 2022