Por Marcos Leandro
O Santa Cruz está eliminado da Série D do Campeonato Brasileiro. O tricolor perdeu por 1×0 do Tocantinópolis neste domingo (14/8), no estádio João Ribeiro. O gol do time da casa foi marcado por Chico Bala, de cabeça, aos 42 minutos do segundo tempo.
Martelotte: frustração pela eliminação do Santa Cruz e futuro indefinido
Os corais perderam grandes oportunidades no primeiro tempo e foram castigados na reta final da partida. Com isso, o Santa não tem mais chance de lutar pelo acesso para a Terceira Divisão e vai passar mais um ano na Quarta Divisão. O ano acabou para o tricolor pernambucano.
O próximo compromisso do Santa Cruz é a seletiva para a Copa do Nordeste 2023, que será disputada ainda este ano. Já o Tocantinópolis segue entre os oito quadrifinalistas que seguem sonhando com o acesso para a Série C.
CHIQUINHO TITULAR
A grande novidade na escalação escolhida pelo técnico Marcelo Martelotte foi a entrada de Chiquinho no meio de campo ao lado de Anderson Ceará, Artur Santos e o garoto João Erick. Na frente, Hugo Cabral e Raphael Macena. No Tocantinópolis, Jairo Nascimento repetiu a mesma formação do jogo do Arruda, exceto pela entrada de Jheimy (ex-Sport) no lugar de Bambelo no comando do ataque.
ESCALADO! BOOOOOOOORAAAAAAA!!!!! pic.twitter.com/zl08r3zz1U
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) August 14, 2022
Nosso Verdão está escalado.
👊🇳🇬 pic.twitter.com/sFTbX1SDp6— Tocantinópolis Esporte Clube (@tocantinopolis_) August 14, 2022
SANTA PERTO DO GOL
O tricolor teve três grandes oportunidades para abrir o placar, mas o goleiro Jeferson fez duas excelentes defesas. Primeiro aos 25, na jogada individual de Hugo Cabral, que deixou Chiquinho na cara do gol, mas ele chutou em cima do goleiro. Depois, aso 34, Macena também ficou de frente com o arqueiro, que outra vez evitou que o time pernambucano abrisse vantagem. A última boa chance dos corais veio nos acréscimos, mas Macena cabeceou por cima.
O TROCO DO TOCANTINÓPOLIS
O primeiro tempo, entretanto, também teve boas oportunidades do time da casa. O Tocantinópolis esteve muito perto de abrir o placar aos 38 minutos. Após grande jogada de Marcinho, Alan Maia cabeceou na trave. No rebote, Kléver fez um verdadeiro milagre, espalmando para escanteio.
VERMELHO EM DOSE DUPLA
Já na reta final, o movimentado primeiro tempo ainda teve cartão vermelho para os zagueiros Alemão, do Santa, e Betão, do Tocantinópolis. Ambos trocaram agressões.
Nosso capita torcendo das arquibancadas!
👊⚪🟢 pic.twitter.com/rPw6SrJCMF— Tocantinópolis Esporte Clube (@tocantinopolis_) August 14, 2022
#MataMata – Começou o segundo tempo | Tocantonópolis 0x0 Santa Cruz.
👊🏻⚫️⚪️🔴
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) August 14, 2022
SEGUNDO TEMPO
Para suprir a ausência de Alemão, Marcelo Martelotte sacou o atacante Raphael Macena para a entrada do zagueiro Doni para o segundo tempo. No Verdão do Norte, Alan Maia foi o escolhido para sair. Dedé entrou.
QUASE DE NOVO
Mesmo com mais espaço em campo em função das duas expulsões, o segundo tempo teve menos emoção. O Santa Cruz só chegou perto de novo de abrir o placar aos 28 minutos. Após escanteio, Doni desviou para fora. O time da casa se retraiu para explorar os contra-ataques.
GOL DO TOCANTINÓPOLIS
Na primeira grande chance do Verdão do Norte na etapa complementar, saiu o gol. Marcinho cobrou falta com veneno, Chico Bala subiu no meio da zaga e cabeceou sem chance para Kléver: 1×0. Foi o gol da classificação do time da casa.
Aqui é tocantinópolis.
👊🇳🇬@_SerieD_BR@BrasilSerieD#SerieD#PracimaTEC pic.twitter.com/bRnDWDPrwL— Tocantinópolis Esporte Clube (@tocantinopolis_) August 14, 2022
FICHA DO JOGO
TOCANTINÓPOLIS: Jeferson; Marcinho, Betão, Wanderson e Chico Bala (Da Silva); Gustavo Gomes, Alan Maia (Dedé), Thiago Bagagem (Bidely) e Hiltinho (Debu); Jheimy (Bambelo) e Everson Bilau. Técnico: Jairo Nascimento.
SANTA CRUZ: Kléver; Jeferson Feijão, Luan Bueno, Alemão e Ítalo Silva (Dudu Mandai); João Erick (Matheuzinho), Arthur Santos, Anderson Ceará e Chiquinho (Rafael Furtado); Raphael Macena (Doni) e Hugo Cabral. Técnico: Marcelo Martelotte.
LOCAL: Estádio João Ribeiro, em Tocantinópolis (TO).
ÁRBITRO: Rafael Traci (SC).
ASSISTENTES Henrique Neu Ribeiro e Bruno Muller (ambos de SC).
GOL: Chico Bala aos 42 do 2º tempo.
AMARELOS: Everson Bilau, Hiltinho (Tocantinópolis); Jefferson Feijão e Anderson Ceará (Santa Cruz)
VERMELHOS: Betão (Tocantinópolis); Alemão (Santa Cruz).
PÚBLICO: 3.278.
RENDA: 32.780,00.