Por Edson Junior
O Santa Cruz entrou em campo nesta quarta-feira (08) contra a equipe do Ferroviário no estádio Presidente Vargas pela 7° rodada da Copa do Nordeste.
O Tricolor pernambucano saiu na frente com gol de Pipico, porém no segundo tempo, Ciel e Erick Pulga fizeram os gols que garantiram a vitória para o Ferroviário.
Com o resultado, o Santa Cruz permanece na 5° colocação do Grupo B com oito pontos e complica sua situação na competição, precisando vencer as duas últimas partidas contra o Sport na Ilha do Retiro e Fortaleza no Arruda para garantir a classificação.
Já o Ferroviário com o resultado, subiu momentaneamente para a 2° colocação do Grupo A com 13 pontos, mas pode perder uma posição caso o Sport vença o Sergipe na rodada.
O Santa Cruz volta a campo no próximo sábado (11) às 16h30 contra o Sport na Ilha do Retiro pela 11° rodada do Campeonato Pernambucano. O Ferroviário volta a campo no próximo domingo (12) às 18h30 contra o Fortaleza na Arena Castelão pela partida de ida da semifinal do Campeonato Cearense.
Primeiro Tempo
Aos 2 minutos, o Santa fez a primeira chegada ao ataque. Felipe Gedoz mandou uma bomba no canto direito e o goleiro Douglas Dias fez a defesa.
Aos 5, o Ferroviário tentou responder com um contra ataque pela direita com Rodrigo Negueba e Deysinho, porém Marcus Carioca conseguiu cortar para a lateral.
Aos 9, escapada do Santa Cruz. Marcus Carioca cruzou da esquerda porém a bola escapou e Pipico não conseguiu dominar.
Aos 12, o Ferroviário respondeu. Mattheus Silva cruzou para a área procurando Ciel e a defesa afastou para escanteio.
Santa Cruz sai na frente
Aos 13, o Santa Cruz abriu o placar. Gedoz deu belo passe para Maranhão, o atacante finalizou e Douglas Dias fez boa defesa. No rebote, Pipico mandou para o fundo das redes. 1×0 para o Santa Cruz.
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLL DO SANTA! PIPICO!
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) March 8, 2023
Aos 17, chegou o Tubarão da Barra. Erick Pulga arriscou da entrada da área e a bola passou por cima da meta do goleiro Michael do Santa Cruz.
Aos 28, o Ferroviário chegou ao ataque. Felipe Guedes recuperou a bola no campo de ataque e próximo a área, chutou cruzado. Michael encaixou e fez a defesa.
Aos 30, a resposta do Santa Cruz. Jefferson Feijão deu um passe em profundidade para Maranhão. O atacante ficou cara a cara com Douglas Dias e perdeu a oportunidade de ampliar o placar.
Aos 34, o Santa Cruz quase amplia o placar. Felipe Gedoz cobrou escanteio fechado, a zaga do Ferroviário afastou, mas quase faz um gol contra.
Aos 43, o Ferroviário chegou ao ataque. Felipe Guedes viu o espaço e chutou de longe, mas o chute saiu por cima da meta do goleiro Michael
Aos 48, de novo o Ferroviário. Erick Pulga em jogada individual, partiu em velocidade, entrou na área e chutou. O goleiro Michael fez a defesa.
Segundo Tempo
A segunda etapa iniciou com o Ferroviário indo ao ataque buscando empatar o jogo, enquanto o Santa Cruz se segurava.
Aos 5 minutos, o Ferrão foi ao ataque. Em jogada pelo meio, Deysinho finalizou e Michael fez a defesa.
Um minuto depois, Ciel tocou rasteiro para Erick Pulga que entrava na área em velocidade. Yan Oliveira fez a cobertura e Erick Pulga caiu. O time do Ferroviário pediu pênalti e o árbitro nada marcou.
Aos 9, o Ferroviário perdeu a chance do empate. Felipe Guedes rolou para Lincoln que mandou uma bomba. A bola iria na direção do gol, mas Marcus Carioca desviou de cabeça e salvou o que seria o gol de empate.
Um minuto depois, o Santa Cruz chegou ao ataque. Marcus Carioca tocou rasteiro para Pipico na área, porém o atacante se atrapalhou com a bola e finalizou mal.
Aos 12, Jefferson Feijão fez jogada na linha lateral, rolou para Gedoz, a bola correu muito e o meia deixou para Lucas Silva que mandou uma bomba para a defesa do goleiro Douglas Dias do Ferroviário.
Aos 15, o Ferroviário no ataque. Ciel deu uma caneta em Lucas Silva e mandou o chute, a bola passou a direita da meta do goleiro Michael.
Aos 17, de novo o Ferroviário. Lincoln recebeu na área e chutou duas vezes, mas Andrezinho que estava caído no chão, acabou atrapalhando o lance.
Aos 19, mais uma vez a equipe cearense. Erick Pulga mandou linda bola para Ciel, que chutou e foi bloqueado na hora por Gabriel Yanno, que salvou o Santa Cruz de sofrer o empate.
Aos 21, novamente o Ferroviário. Pipico errou a saída de bola, Ciel passou a bola para Juninho Quixadá, que chutou e Michael fez a defesa.
Aos 24, após cruzamento da direita, o goleiro Michael saiu do gol e espalmou a bola, evitando que Ciel completasse o lance de cabeça.
Aos 26, o Santa Cruz chegou ao ataque. Arthur Santos achou Dayvid, que recebeu dentro da área e chutou cruzado para fora.
Aos 30, Dayvid fez a triangulação com Pipico, que passou para Anderson Ceará. O meia chutou e Douglas Dias fez a defesa. No rebote, Pipico pegou muito mal na bola e perdeu a chance de ampliar o placar para a equipe pernambucana.
Aos 33, de novo o Santa Cruz. Jefferson Feijão deu o passe para Dayvid que entrou na área e chutou, a bola passou perto da trave direita de Douglas Dias.
Empate do Ferroviário
Um minuto depois o gol de empate do Ferroviário. Após cruzamento de escanteio, a bola ficou viva na área e Ciel cabeceou para o fundo do gol, deixando tudo igual no Presidente Vargas. 1×1.
2T 35’ ⏱️ | 🇾🇪🦈 | 1×1
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLL DELEEEEEEEEEEEEE CIEL 99 EMPATA!!!!!#FACxSFC#CopadoNordeste2023 #RaizÉSerFerroviário
— Ferroviário Atlético Clube (@ferroviario) March 8, 2023
Aos 36, o Santa Cruz subiu ao ataque. Anderson Ceará recebeu na entrada da área e bateu, o goleiro Douglas Dias pulou para fazer a defesa.
Aos 43, falta para o Ferroviário. Ciel foi para a cobrança mas bateu por cima.
Gol da virada do Ferroviário
Aos 46, a virada do Ferroviário. João Erick perdeu a bola no meio de campo e o Ferroviário subiu para o contra ataque. Erick Pulga ganhou na velocidade para Gabriel Yanno e deu um toque na saída do goleiro Michael para virar o jogo para o Ferroviário. 2×1.
2T 47’ ⏱️ | 🇾🇪🦈 | 2×1
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL DA VIRAADAAAAAAAAAAAA EU TO MALUCOOOOOOOOO PULGAAAAAAAAAAAA#FACxSFC#CopadoNordeste2023 #RaizÉSerFerroviário
— Ferroviário Atlético Clube (@ferroviario) March 8, 2023
É FIMMMMM DE PAPO NO PV! DEU FERRÃOOOOO DE VIRADA!
FOI NA RAÇA! NA FORÇA DE TODA UMA NAÇÃO CORAL DA BARRA DO CEARÁ!
CLASSIFICADOSSSSSSSSS!!!!!!! 🇾🇪🦈🙏🏻
— Ferroviário Atlético Clube (@ferroviario) March 9, 2023
#CopaDoNordeste – 2ºT | ⌚47' | Ferroviário 2×1 Santa Cruz.
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) March 8, 2023
Ficha Técnica
Ferroviário
Douglas Dias; Rodrigo Negueba (Andrezinho) (Thalison), Fabão (Thiaguinho), Roni Lobo e Mattheus Silva; Felipe Guedes (Juninho Quixadá), Lincoln, Vinícius Paulista (Edgar Silva); Deysinho, Erick Pulga e Ciel
Santa Cruz
Michael; Jefferson Feijão, Gabriel Yanno, Yan Oliveira e Marcus Carioca; Daniel Pereira (João Erick), Arthur, Felipe Gedoz (Anderson Ceará); Lucas Silva (Ítalo Silva), Maranhão (Dayvid) e Pipico (Gabriel Cardoso).
Gols: Pipico 13/1°T (STA); Ciel 34/2°T, Erick Pulga 46/2°T (FER).
Cartões Amarelos: Mattheus Silva, Erick Pulga (FER); Arthur, Michael, Marcus Carioca (STA)
Arbitragem
Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)
Árbitro Assistente 1: Luis Filipe Goncalves Correa (PB)
Árbitro Assistente 2: Ruan Neres Souza de Queiros (PB)
Quarto Árbitro: Jose Denis Garcês Lima (CE)