Por Edson Junior
O Santa Cruz enfrentou o Pacajus neste sábado (17) no estádio João Ronaldo pela 9° rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. As equipes não aproveitaram as poucas chances criadas e ficaram no 0x0. Com o resultado, o Santa Cruz segue na liderança do Grupo A3 com 18 pontos, já o Pacajus está na segunda colocação com 15 pontos.
A equipe cearense volta a campo no dia 27/06 para enfrentar o Potiguar/RN em Mossoró. O Santa Cruz joga no dia 28/06 contra a equipe do Sousa/PB no estádio Marizão.
Primeiro Tempo
O Santa Cruz fez a primeira finalização com um minuto. Emerson Galego recebeu passe de Fabrício, fintou dois marcadores e chutou em cima do goleiro Jaílson, que fez a defesa.
Aos 2 minutos, o Pacajus respondeu. Emerson Souza perdeu a bola na intermediária, André Cassaco tentou a finalização de longe, porém chutou fraco e Michael fez a defesa sem perigo.
Três minutos depois, o Pacajus tentava mais uma chegada. Diego Viana dominou e arriscou o chute de fora da área, mas a bola explodiu em cima do zagueiro coral, Eduardo Guedes. Aos 12 minutos, novamente a equipe cearense. A equipe do Pacajus levantou a bola na área com perigo, porém Testinha não conseguiu alcançar a bola.
Um minuto depois, o Santa Cruz respondeu. A equipe coral chegou ao ataque, e após levantamento na área, Pipico não conseguiu alcançar a bola. Aos 15 minutos, Pipico tentou fazer o pivô e foi derrubado na entrada da área. Na cobrança, Fabrício bateu no meio do gol e Jaílson fez a defesa.
Aos 18 minutos, Emerson Galego recebeu a bola, ficou em boa posição para finalizar, porém pegou mal na bola e mandou na lateral. Os companheiros da equipe tricolor ficaram na bronca. Aos 22 minutos, de novo o Santa Cruz. Emerson Souza roubou a bola na intermediária e acionou Lucas Silva. O atacante tentou o cruzamento, mas a bola foi direto no gol e Jaílson fez a defesa em dois tempos.
Aos 25 minutos, o Pacajus chegou com perigo. Após cobrança de escanteio, Ramon Rafael cabeceou para o gol e a bola passou muito perto. Um minuto depois, foi a vez do Santa Cruz levar perigo. A equipe coral avançou pelo lado esquerdo e a bola sobrou para Nadson dentro da pequena área, que perdeu a chance mais clara de gol da partida até este momento. Finalizou mal e a bola saiu pela linha de fundo.
O Pacajus chegou aos 31 minutos, André Cassaco avançou e infiltrou no meio da zaga coral. Eduardo Guedes tentou recuperar, porém Michael conseguiu fazer a defesa. Aos 38, contra-ataque perigoso da equipe cearense, Edson Reis finalizou e Michael fez boa defesa. Aos 44, mais uma vez chegou o Pacajus, em cobrança de falta perigosa de Guto, Michael conseguiu afastar a bola.
Final de primeiro tempo no Ronaldão: Pacajus 0x0 Santa Cruz.#AvanteSanta 🙏🏽🐍 pic.twitter.com/u7zFd9BXGP
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) June 17, 2023
Segundo Tempo
No início da segunda etapa, o Pacajus levou perigo. Aos 3 minutos, André Cassaco chutou forte e Michael fez boa defesa. Três minutos depois, a bola foi lançada para Edson Reis, porém o goleiro coral antecipou e fez o corte.
O Santa Cruz voltou do intervalo prezando pela cautela, evitando jogar com a bola no pé por conta da situação ruim do gramado. Encontrou dificuldades no início da segunda etapa para criar oportunidades.
Aos 15 minutos, o Pacajus chegou ao ataque. Diego Viana acionou Vinícius na entrada da área, que arriscou para o gol e mandou por cima. Três minutos depois, em cobrança de falta ensaiada do Pacajus, a defesa tricolor se atrapalhou, mas conseguiu afastar o perigo.
Aos 20 minutos, novamente a equipe cearense. Vinícius recebeu bom cruzamento da direita e tentou o cabeceio, a bola passou por cima da meta do goleiro Michael. Até os 30 minutos da segunda etapa, o Santa Cruz seguia sem oferecer perigo ao goleiro Jaílson na partida.
Aos 32 minutos, o Santa Cruz chegou ao ataque. Em cobrança de falta, Chiquinho levantou na área e Wagninho desviou de cabeça, Jaílson fez a defesa com os pés. Um minuto depois, novamente a equipe tricolor. Mateus Müller acertou um belo chute de fora da área e Jaílson fez uma boa defesa.
Aos 39 minutos, o Santa Cruz chegou ao ataque. Em bola alçada pela lateral, Chiquinho rolou para Emerson Galego que achou Nadson na entrada da área, o meia pegou muito mal na bola e ela se perdeu pela linha de fundo. Aos 43 minutos, Chiquinho driblou o marcador pela direita e chutou para o gol. A bola foi na rede pelo lado de fora.
Dois minutos depois, de novo o Santa Cruz. Nadson e Chiquinho tentaram alçar a bola na área, a bola ficou pingando na frente da meta do goleiro Jaílson, mas a defesa do Pacajus fez o corte. Logo depois, em outro lance de ataque, Maranhão arriscou de longe com perigo. Jaílson fez a defesa em dois tempos. Aos 50 minutos, Chiquinho cobrou falta direto pro gol e Jaílson fez grande defesa, no rebote, a equipe tricolor balançou as redes, porém a arbitragem assinalou impedimento.
Apito final no Ceará: Pacajus 0x0 Santa Cruz. Com o resultado, o Mais Querido permanece na liderança do Grupo A3 do Campeonato Brasileiro.#AvanteSanta 🙏🏽🐍 pic.twitter.com/9Lhr3JxM13
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) June 17, 2023
Ficha Técnica
Pacajus
Jaílson; Ray Cardoso, Ramon Rafael, Airton Jr. e Guto; Rogério, Vinícius (Alan Fabrício) e Diego Viana; Testinha (Jefferson), André Cassaco (Rodrigo Canindé) e Edson Reis (Willian Anicete)
Santa Cruz
Michael; Léo Fernandes (Anderson Paulista), Ítalo Melo, Eduardo Guedes e Ítalo Silva (Mateus Müller); Emerson Souza, Fabrício (Wagninho) e Nadson; Lucas Silva (Maranhão), Emerson Galego e Pipico (Chiquinho)
Cartões Amarelos: Ítalo Silva, Nadson, Wagninho (STA); Alan Fabrício (PAC)
Cartão Vermelho: Airton Jr (PAC)
Arbitragem
Árbitro: Michel Patrick Costa Guimaraes (MG)
Assistente 1: Jorge Fernando Teixeira Bandeira Filho (CE)
Assistente 2: Yuri Rodrigues Cunha (CE)
Quarto Árbitro: Michelle Peixoto Safatle (CE)