Por Edson Junior
O Santa Cruz enfrentou o Potiguar neste domingo (16), em confronto direto visando a vaga no G4 do Grupo A3 da Série D. As equipes ficaram no empate por 1×1. Wilson abriu o placar para o Potiguar, e no início da segunda etapa, Maranhão fez um golaço para deixar tudo igual.
Com o resultado, o Santa Cruz segue na 5° colocação com 20 pontos e volta a campo no próximo domingo (23), às 18h contra o Iguatu, fora de casa. O Potiguar segue na 4° colocação com 22 pontos e volta a campo no próximo domingo (23), às 18h contra o Nacional de Patos, em Natal.
Na última rodada, o Santa Cruz precisa vencer o seu jogo e torcer por uma derrota do Potiguar contra o Nacional, ou o Pacajus ser derrotado pelo Campinense em Campina Grande.
Primeiro Tempo
O Santa Cruz iniciou a partida indo ao ataque. Com 3 minutos, Pipico infiltrou na grande área pela esquerda e tentou fazer o giro, mas o zagueiro Anderson Júnior conseguiu fazer o desarme. Um minuto depois, Pipico foi derrubado perto da quina esquerda da grande área. Chiquinho cobrou a falta, mas a bola fez a curva e foi direto para fora.
Aos 11 minutos, novamente o Santa Cruz. Após uma roubada de bola, Pipico dominou na área e rolou para Rhuan rodrigues, o lateral fez o cruzamento forte na área. Matheus Alessandro recuperou a posse, mas chutou fraco e a defesa conseguiu cortar.
Novamente a equipe coral aos 15, Matheus Alessandro dominou pela esquerda, foi para cima do marcador e sofreu a falta. Na cobrança, Fabrício bateu com perigo direto para o gol e quase surpreendeu o goleiro Diego Almeida que fez a defesa. Aos 19, Chiquinho cobrou falta, que desviou na defesa e levou perigo. No lance seguinte, Pingo recuperou a bola no erro de saída de bola do Potiguar e lançou para a área. A bola sobrou para Chiquinho que cabeceou em direção ao gol e a bola passou muito perto da trave direita do goleiro Diego Almeida.
Aos 22, novamente o Potiguar errou na saída de bola. Anderson Júnior falhou e Chiquinho recuperou a bola. Tinha opções de passe com Matheus Alessandro pela esquerda e Pipico pela direita. O meia arriscou de longe, mas o chute saiu fraco e Diego Almeida defendeu em dois tempos. Aos 28, Maranhão arriscou de longe, mas o chute saiu sem força e o goleiro do Potiguar fez uma tranquila defesa. Dois minutos depois, Ítalo Silva lançou para Maranhão, que tentou pegar de primeira mas mandou em cima da marcação.
Aos 31 minutos, a primeira chegada do Potiguar no jogo. Vitinho avançou pela direita e chutou. Michael fez a defesa, no rebote, Vitinho rolou para Michel Potiguar, que sozinho, mandou por cima do gol, desperdiçando a melhor chance do jogo até então. Aos 37, novamente o Potiguar. Gabriel Silva recuperou a bola no campo de defesa e lançou para o meio. Vitinho avançou e tentou cruzar na área, mas Michael antecipou e fez a defesa.
Aos 40, Ítalo Silva recebeu de Matheus Alessandro e cruzou rasteiro mas a bola foi direto para fora. Um minuto depois, Fabrício dominou próximo a ponta direita da área e arriscou de longe. A bola foi para fora.
Potiguar abre o placar
Aos 41, o Potiguar abriu o placar. Em contra-ataque, Vitinho encontrou espaço na defesa coral e achou Wilson que bateu na saída do goleiro Michael e abriu o placar.
#SérieD – 1ºT | ⌚ 43' | Santa Cruz 0x1 Potiguar
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) July 16, 2023
Aos 44, o Santa Cruz chegou ao ataque. Pingo conseguiu achar Pipico. O centroavante dominou, porém não conseguiu concluir a jogada.
Segundo Tempo com gol coral no início
E o Santa Cruz já voltou do intervalo deixando tudo igual. Com menos de um minuto, Fabrício dominou e rolou para Maranhão. O atacante dominou e mandou um belo chute no ângulo do goleiro Diego Almeida deixando tudo igual. 1×1.
Maranhão acertou um chutaço de fora da área e empatou o placar por aqui! 🐍🤞 https://t.co/5pFJ9kD8CG
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) July 16, 2023
Aos 6 minutos, quase a virada tricolor. Maranhão dominou pela direita, invadiu a área e acionou Pipico, que chutou na marcação. No rebote, Matheus Alessandro finalizou e a zaga do Potiguar tirou em cima da linha.
Aos 7 minutos, a resposta do Potiguar. Wilson saiu livre pelo meio, dominou na área e achou Michel Potiguar que mandou um chute forte no gol, Michael fez uma boa defesa.
Aos 10 minutos, Pipico foi derrubado na entrada da grande área. Na cobrança, Fabrício acertou a barreira. Na sobra, novamente Fabrício finalizou e Diego Almeida espalmou, na squência Dudu arriscou de fora da área, mas isolou. Aos 13, erro na saída de bola do Potiguar, Maranhão disparou e rolou para Pipico, porém Anderson Júnior fez o corte. Aos 15, Pipico teve a chance dentro da área, mas acabou furando e perdeu a oportunidade.
Aos 21, falta perigosa para o Potiguar. Mas na cobrança, Wilson bateu direto para fora, desperdiçando uma boa chance.
Aos 25, o Potiguar chegou com perigo. Romeu entrou na área e Michael se antecipou para fazer boa defesa e salvar a equipe tricolor.
Aos 40 minutos, o Santa chegou no ataque. Anderson Paulista arriscou após sobra de bola, mas a zaga do potiguar conseguiu bloquear o chute e recuperou a posse de bola.
Contra-ataque do Potiguar aos 49, Robert rolou para Romeu que arriscou de longe e mandou direto para fora. Aos 52, falta para o Potiguar. Após a bola alçada na área, Matheus Recife chutou no travessão, mas o assistente marcou impedimento.
Ficha Técnica
Santa Cruz
Michael; Rhuan Rodrigues, Yan Oliveira (Dudu Ferraz), Guedes e Ítalo Silva; Pingo, Fabrício e Chiquinho (Iago Silva); Maranhão (Lucas Silva), Matheus Alessandro (Anderson Paulista) e Pipico (Emerson Galego).
Potiguar
Diego Almeida; Bebeto (Allefe), Victor Souza, Anderson Júnior e Gabriel Silva (Matheus Recife); Giovanni (Sidney), Romeu e Marquinhos Taipu; Wilson, Michel Potiguar (Robert) e Vitinho (Pedrinho).
Gols: Wilson 41/1°T (POT); Maranhão 1°/2° T (STA)
Cartões Amarelos: Fabrício, Anderson Paulista (STA); Giovanni, Anderson Júnior, Gabriel Silva (POT)
Público: 14.070
Renda: R$ 300.070,00
Arbitragem
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima (PR)
Assistente 1: Victor Matheus de Lavor Paes Barreto (PE)
Assistente 2: Bruno Cesar Chaves Vieira (PE)
Quarto árbitro: Anderson Luis Marques (PE)