Por Edson Junior
O Santa Cruz enfrentou o Nacional/PB neste sábado (01) no Arruda. Um confronto direto que valia a liderança do Grupo A3 da Série D do Campeonato Brasileiro. O jogo terminou empatado em 2×2. Guedes e Pipico marcaram para o Santa Cruz, enquanto Hebert e Bruno Menezes fizeram os gols do Nacional/PB.
Com o resultado, a equipe paraibana segue na liderança do Grupo A3 com 20 pontos conquistados e volta a campo no próximo domingo (09) às 16h para enfrentar o Sousa, novamente fora de casa no estádio Marizão. A equipe coral volta a campo na segunda-feira (10), para enfrentar o Campinense às 20h no estádio Amigão, em Campina Grande.
Primeiro Tempo
A partida começou disputada. O primeiro lance aconteceu aos 3 minutos em favor do Nacional/PB, Ítalo Melo errou o corte, a bola sobrou para Hebert, que finalizou mal. Dois minutos depois, a resposta do Santa Cruz. Em lançamento na área, Pipico cabeceou no meio, mas Rodrigo Carvalho fez a defesa.
Aos 6 minutos, o Nacional em contra-ataque rápido, Esquerdinha avançou pelo lado esquerdo e mandou um chute forte, que passou perto da meta de Geaze.
Santa Cruz abre o placar
O Santa Cruz abriu o placar aos 13 minutos. Em cobrança de falta, Wagninho cobrou na cabeça do zagueiro Guedes que colocou no fundo das redes. 1×0 para a equipe coral.
Wagninho cobrou falta lateral, minha cria subiu mais que todo mundo e abriu o placar. VAAAAAMOOOOOO!!!! https://t.co/SQWMXXq79m
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) July 1, 2023
Empate do Nacional
Aos 17, o Nacional teve uma boa chance para o empate. Esquerdinha cobrou falta, a bola desviou em Chiquinho e sobrou para Caio, que pegou mal na bola e desperdiçou boa chance. Três minutos depois, a equipe paraibana empatou o jogo. Arthurzinho fez um bom cruzamento e Hebert empurrou para as redes e deixou tudo igual no Arruda. 1×1.
Aos 22 minutos, o Nacional chegou a marcar mais um gol com Kel Baiano, que dominou na área e driblou o goleiro Geaze, porém o assistente Ricardo Nunes levantou a bandeira e marcou impedimento.
Segundo gol coral
Aos 31 minutos, o Santa Cruz voltou a ficar na frente do marcador. Após cruzamento de Lucas Silva pela direita, Pipico cabeceou para o fundo das redes, fazendo a festa da torcida coral. 2×1.
Fica vacilando aí…
Pipico aproveitou cruzamento e desempatou o jogo. https://t.co/Jf5fZqSuVo
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) July 1, 2023
O Santa Cruz chegou novamente aos 37 minutos. Lucas Silva fez boa jogada pela direita e acionou Wagninho, que rolou para a área buscando Pipico, porém a defesa do Nacional conseguiu afastar o perigo. O Nacional respondeu aos 38, em erro de passe no meio campo, a equipe paraibana avançou com Kel Baiano, que rolou para Esquerdinha, o meia chutou de primeira e a bola foi por cima do gol.
Segundo Tempo
A equipe coral voltou para a segunda etapa indo ao ataque. Com um minuto, Lucas Silva cobrou escanteio, a defesa do Nacional tentou afastar e a bola sobrou para Nadson, que chutou forte e a bola passou perto do gol.
A partida seguia truncada nos primeiros minutos da segunda etapa, com poucos passes de qualidade das equipes.
Nacional iguala o marcador
Aos 10 minutos, o Nacional foi ao ataque. Bruno Menezes arriscou um chute forte de fora da área que passou com perigo perto da meta coral. Dois minutos depois, a equipe paraibana conseguiu o empate. Após erro de Nadson, Bruno Menezes acertou o alvo e deixou tudo igual. 2×2.
O Santa Cruz foi ao ataque. Aos 15, um bate rebate na área do Nacional, a zaga da equipe paraibana conseguiu afastar. Quase o Santa Cruz conseguiu marcar o terceiro gol
A partida seguiu disputada entre as equipes, o Santa Cruz buscava o ataque e o Nacional marcava e buscava o contra-ataque, porém com erros dos dois times no último passe.
Aos 34, o Nacional chegou ao ataque. Bruno Menezes novamente de fora da área arriscou e Geaze fez a defesa. O Santa Cruz respondeu um minuto depois. A equipe coral subiu ao ataque e Pipico finalizou para o gol, o goleiro Rodrigo Carvalho salvou a equipe paraibana.
Aos 41 minutos, falta perigosa para o Santa Cruz. Ítalo Silva foi derrubado no canto direito da grande área. Na cobrança, Wagninho bateu direto e a bola acertou a barreira, desperdiçando boa chance.
Aos 49 minutos, o Santa Cruz foi ao ataque. Lucas Silva tentou achar Pipico, porém o goleiro Rodrigo fez o corte por baixo. Aos 52, falta para o Santa Cruz. Fabrício cobrou falta, porém a defesa paraibana afastou, decretando a igualdade no placar da partida.
Ficha Técnica
Santa Cruz
Geaze; Rhuan Rodrigues (Léo Fernandes), Ítalo Melo (Yan Oliveira), Guedes e Marcus Vinícius (Ítalo Silva); Emerson Souza, Wagninho e Nadson (Fabrício); Chiquinho (Iago Silva), Lucas Silva e Pipico.
Nacional/PB
Rodrigo Carvalho; Dadinha (Talles), André Penalva, Hitalo Rogério, Caio e Arthurzinho (Iury); Moreilândia (Juninho Paraíba), Bruno Menezes e Esquerdinha; Hebert (Wesley) e Kel Baiano (Léo Cereja).
Gols: Guedes 13/ 1°T (STA); Hebert 20/1°T (NAC); Pipico 31/1°T (STA); Bruno Menezes 12/2°T (NAC)
Cartões Amarelos: Pipico, Emerson Souza (STA); Caio, Talles (NAC)
Público: 13.514
Renda: R$ 261.824,00
Arbitragem
Árbitro: Ilbert Estevam da Silva (SP)
Assistente 1: Ricardo Jorge Nunes dos Santos Junior (PE)
Assistente 2: Elaise Juliana Santana Ferreira (PE)
Quarto Árbitro: Hugo Soares Dias Figueiredo (PE)