Por Edson Junior
O Retrô recebeu o Pacajus na Arena de Pernambuco neste domingo (06), no jogo de volta da 2° fase da Série D. Na ida, a Fênix venceu por 2×1 no estádio João Ronaldo, e no jogo da volta novamente o Retrô venceu pelo mesmo placar e avançou para as oitavas de final. Radsley e Fernandinho marcaram para a Fênix e Rogério fez o gol do Cacique do Vale.
Na próxima fase, o Retrô encara o Maranhão que eliminou a Tuna Luso-PA nos pênaltis. Já o Pacajus volta o seu foco para a Taça Fares Lopes, competição local que garante vaga ao campeão na Copa do Brasil 2024.
O pentacampeão Rivaldo marcou presença na Arena de Pernambuco para acompanhar a partida. O influenciador Ney Silva, publicou em suas redes sociais, uma foto ao lado do camisa 10 da Seleção na campanha do penta e do presidente do Retrô, Laércio Guerra.
Primeiro Tempo
No primeiro minuto, o Retrô foi ao ataque. Luisinho recebeu de Alencar, fez boa jogada individual e chutou forte. Jailson fez boa defesa. Porém, aos 3 minutos, o Pacajus abriu o placar. Rogério arriscou de muito longe, e o goleiro Jean acabou aceitando. 1×0
Aos 7 minutos, Rogério outra vez arriscou de longe, desta vez o goleiro da Fênix fez boa defesa. Dois minutos depois, pênalti para o Retrô. Luisinho fez boa jogada pela esquerda, cruzou e Ray Cardoso colocou a mão na bola. Na cobrança, Fernandinho bateu forte no canto esquerdo mas o goleiro Jailson fez a defesa.
Aos 19, o Pacajus foi novamente ao ataque. Guto fez boa jogada e arriscou de fora da área. Jean fez a defesa em dois tempos para a Fênix.
O Retrô empatou aos 28 minutos. Radsley arriscou de fora da área, a bola desviou na defesa e enganou o goleiro Jailson. Tudo igual na Arena de Pernambuco.
O Pacajus foi ao ataque aos 33 minutos. Testinha levantou para a área, Guilherme Paraíba tentou afastar e mandou no travessão. A defesa do Retrô conseguiu fazer o corte.
A Fênix virou o placar aos 38 minutos. Radsley aproveitou vacilo da defesa do Pacajus e rolou para Fernandinho, que dominou e chutou rasteiro. 2×1. Aos 44, de novo o Retrô. Radsley recebeu de Luisinho, avançou em velocidade e chutou para fora.
O Retrô seguiu no ataque. Aos 48, Giva rolou para Alencar que avançou em velocidade, mas chutou fraco nas mãos de Jailson. Um minuto depois, Jonas recebeu de Alencar, ajeitou e chutou forte para fora.
Falta para o Pacajus aos 53 minutos. Pio cobrou falta com perigo e a bola passou com perigo perto do ângulo de Jean.
Segundo Tempo
O Retrô iniciou a segunda etapa indo ao ataque. No primeiro minuto, Giva recebeu lançamento, invadiu a área e rolou para Luisinho, que estava sozinho, mas pegou mal na bola e perdeu boa chance. Três minutos depois, Giva entrou na área e passou para Fernandinho, que dominou e ajeitou para João Victor chutar forte, a defesa da equipe cearense afastou o perigo.
Aos 17 minutos, novamente o Retrô. Luisinho tabelou com Giva, chutou forte e Jailson fez a defesa em dois tempos. Dois minutos depois, falta para a Fênix. Fernandinho bateu colocado, mas a bola foi por cima da meta de Jailson.
Aos 25 minutos, pênalti para o Pacajus. Edson Reis chutou e a bola bateu na mão de Guilherme Paraíba. Na cobrança, Guto bateu com força e a bola foi na trave esquerda, o goleiro Jean acertou o canto.
Aos 32 minutos, o Retrô no ataque. Fernandinho recebeu na área e rolou para Bruno Baio na esquerda, ele dominou e finalizou para fora.
O Pacajus tentou responder aos 37 minutos, Testinha levantou bola na área, Edson Reis tentou desvio mas a arbitragem pegou impedimento. Dois minutos depois, Guto recebeu de Edson Reis e tentou cruzamento, mas Jean Raphael fez o corte.
Aos 46 minutos, William Anicete arriscou de fora da área, mas o goleiro Jean conseguiu fazer a defesa de forma tranquila. Três minutos depois, novamente Anicete recebeu na entrada da área, chutou forte e Renan Dutra afastou para o Retrô.
Ficha Técnica
Retrô
Jean; Jean Raphael, Sandoval (Renan Dutra), Guilherme Paraíba e João Victor; Jonas, Alencar (Ratinho) e Radsley (Gelson); Fernandinho (Albano), Luisinho e Giva (Bruno Baio).
Pacajus
Jailson; Ray Cardoso, Ramon Rafael, Airton Jr e Guto; Rogério (Carlão), Diego Viana (Jó), Pio (Janeudo) e Testinha; Vinícius (Edson Reis) e André Cassaco (William Anicete).
Gols: Rogério 3/1°T (PAC); Radsley 28/1°T (RET); Fernandinho 38/1°T (RET)
Cartões Amarelos: Jonas, Fernandinho, Alencar (RET); Rogério (PAC)
Público: 3.610
Renda: R$ 23.290,00
Arbitragem
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
Árbitro Assistente 1: Wallace Muller Barros Santos (RJ)
Árbitro Assistente 2: Raphael Carlos de Almeida Tavares dos Reis (RJ)
Quarto Árbitro: César Pereira Leite (PE)