Por Edson Junior
Na tarde deste sábado (08), o Retrô recebeu o Salgueiro na Arena de Pernambuco em partida válida pela semifinal do Campeonato Pernambucano. Sob forte chuva que caiu durante o jogo, a Fênix levou a melhor e venceu por 3×1. Radsley, Luisinho e Matheus Serafim marcaram para a equipe de Camaragibe, enquanto Anderson Recife descontou para o Salgueiro.
Com o resultado, o Retrô conseguiu a classificação e enfrenta o Sport na final do Pernambucano em jogos de ida e volta. Já o Salgueiro encerra o seu ano, e só volta a campo no Campeonato Pernambucano de 2024. Com esse resultado, o Petrolina que foi eliminado pelo Sport na sexta-feira (07) por ser o eliminado na semifinal com melhor campanha na competição garantiu a terceira vaga do estado na Copa do Brasil de 2024.
ESTAMOS NA FINAL! 🫡✅
Após vitória contra o Salgueiro, a Fênix está garantida, por mais um ano, na final do Campeonato Pernambucano.
Parabéns, jogadores!
Parabéns, comissão!JUNTOS RUMO AO TÍTULO! 🏆#AvanteRetrô 🇺🇦 pic.twitter.com/8U08BRx5HX
— Retrô FC Brasil (@Retrofcbrasil) April 8, 2023
Primeiro Tempo
O Retrô iniciou a partida buscando o ataque e impondo seu ritmo. Aos 3 minutos, João Victor buscou Gustavo Ermel na área, mas o goleiro Everton saiu bem e antecipou a jogada. Aos 5, a primeira chegada do Salgueiro. Após troca de passes na entrada da área, a bola sobrou para Gabriel Fonseca que arriscou para o gol, porém chutou fraco, passando ao lado da meta defendida por Jean.
Aos 6, o Retrô protagonizou o primeiro lance de perigo da partida. Radsley chutou e o goleiro Everton fez a defesa. No rebote, Gustavo Ermel chutou em cima do zagueiro que estava caído e a bola foi para fora, perdendo uma grande chance de abrir o placar.
Aos 8, após cobrança de escanteio do Retrô, a bola sobrou nos pés de Jonas, que chutou de longe, a bola passou do lado esquerdo do goleiro Everton. Aos 11, de novo a Fênix, William Marcílio cruzou na cabeça de Gustavo Ermel que cabeceou para fora, a bola passou ao lado esquerdo do goleiro Everton.
Um minuto depois, o Carcará respondeu. Após troca de passes pelo meio, Robinho disparou com velocidade pela esquerda e rolou para Pedro Talisca dentro da área, o meia ficou cara a cara com Jean, mas pegou muito mal na bola e chutou para fora perdendo uma boa chance no jogo.
Aos 14, o Retrô voltou ao ataque. Gustavo Ermel recebeu a bola dentro da área e chutou em cima da zaga do Salgueiro. Aos 17, outro lance de perigo do Retrô. Gustavo Ermel cobrou a falta na cabeça de Giva que cabeceou com perigo.
Um minuto depois, William Marcílio recebeu bom passe, invadiu a área e finalizou, mas a zaga do Salgueiro conseguiu um desvio providencial para evitar o gol. Porém, aos 19, o Retrô abriu o placar. Num bate e rebate, a bola sobrou para Radsley que dominou e chutou para o gol, sem chance para Everton. 1×0.
1T | 23’ ⏰
Goooooooooooool da Fênix!!!
Radsley abre o marcador na Arena Pernambuco. 1 a 0 Retrô! #RETXSAL#PE2023 #AvanteRetrô 🇺🇦⚽️ pic.twitter.com/VkDi4eCYSV— Retrô FC Brasil (@Retrofcbrasil) April 8, 2023
Dois pênaltis e empate do Salgueiro
Aos 21, pênalti para o Salgueiro. Gabriel Fonseca ganhou para João Victor na velocidade e foi derrubado por Guilherme Paraíba dentro da área. Odilávio bateu e Jean fez a defesa, no rebote o goleiro Jean fez nova defesa.
Porém, no lance do rebote, Odilávio foi derrubado dentro da área por Guilherme Paraíba e o árbitro marcou um novo pênalti.
Na segunda cobrança, aos 29, Anderson Recife cobrou e converteu, deixando tudo igual na Arena de Pernambuco. 1×1.
Aos 30, quase a virada do Salgueiro. Pedro Talisca aproveitou vacilo de Renan Dutra e chutou de fora da área, mas Jean conseguiu defender e salvou a Fênix de sofrer o segundo gol.
O Retrô após sofrer o gol de empate, buscou subir mais ao ataque. Aos 41, Radsley recebeu na grande área, fez o giro e chutou forte, a bola passou perto da trave direita da meta do goleiro Everton.
Aos 46, o Salgueiro respondeu. Odilávio ficou sozinho para finalizar, mas chutou fraco e o goleiro Jean fez a defesa.
Aos 50 do primeiro tempo, Gustavo Ermel se livrou de dois marcadores e sofreu a falta. Na cobrança, o próprio Ermel lançou na área e Robinho do Salgueiro conseguiu afastar o perigo.
Segundo Tempo
No início do segundo tempo, o Retrô voltou buscando novamente impor o seu ritmo na partida. Israel cobrou falta aos 4 minutos e bateu para fora.
O Salgueiro buscava chegar nos contra ataques visando explorar os espaços que a Fênix deixava. Juan Kelsen teve oportunidade de finalizar, porém mandou fraco para o gol, na sequência Gabriel Fonseca fez falta de ataque.
Aos 12 minutos, Ermel cobrou falta para o Retrô e a bola bateu na barreira. Nova falta para o Retrô aos 13 minutos, Radsley cruzou para a área e Renan Dutra errou a cabeçada e mandou para fora.
No lance seguinte, Radsley arriscou para o gol e o goleiro Everton do Salgueiro fez a defesa em dois tempos. Aos 21, falta para o Salgueiro. Anderson Recife bateu falta com perigo, e Jean de soco fez a defesa.
Aos 24, o Retrô subiu ao ataque. Júnior Fialho recebeu cruzamento na área, tentou o cabeceio mas a bola foi para fora. O Retrô vinha encontrando dificuldades no segundo tempo por conta do gramado pesado devido a forte chuva que caiu no primeiro tempo.
Gol do Retrô
Aos 28, o Retrô voltou a ficar a frente do placar. Após levantamento do Radsley, Gabriel Fonseca cortou de cabeça, mas o rebote sobrou para Luisinho dentro da área, que chutou de perna direita sem chances para o goleiro Everton. 2×1 para a Fênix.
O Salgueiro subiu ao ataque, aos 32 minutos, a bola sobrou na entrada da área para Bartô que chutou e Jean fez a defesa.
Aos 38, novamente o Retrô. Em uma boa troca de passes, a bola sobrou para Israel na entrada da área, que finalizou bem e obrigou o goleiro Everton a fazer uma grande defesa para evitar o terceiro gol da Fênix.
Terceiro gol do Retrô
Aos 40, a Fênix ampliou o placar. Após belo lançamento de Guilherme Paraíba, Matheus Serafim ganhou na velocidade para Hebert, invadiu a área e bateu na saída do goleiro Everton para fazer 3×1 na Arena de Pernambuco.
Aos 49, após cruzamento na área, Juan Kelsen cabeceou sozinho e a bola passou muito perto da trave do goleiro Jean.
FINALISTA 🇺🇦
O @Retrofcbrasil venceu o @salgueiroacpe por 3 a 1 e garantiu vaga na final do #PernambucanoMeuAmor🫶🏻. pic.twitter.com/skZi0Kq3uO
— Federação Pernambucana de Futebol (@fpfpe) April 8, 2023
Ficha Técnica
Retrô
Jean; Israel, Renan Dutra, Guilherme Paraíba e João Victor; Jonas (Albano), Ratinho e Radsley (Alencar); Gustavo Ermel (Matheus Serafim), William Marcílio (Luisinho) e Giva (Júnior Fialho). TEC: Dico Wooley
Salgueiro
Everton; Gabriel Fonseca (Pedro Gustavo), Léo Ceará, Wesley e Anderson Recife; Hebert, Gaspar (Tony) e Pedro Talisca (Bartô); Palominha (Ferrugem), Odilávio (Juan Kelsen) e Robinho. TEC: Marcos Tamandaré.
Cartões Amarelos: Guilherme Paraíba, Júnior Fialho (RET); Everton, Wesley, Anderson Recife (SAL)
Gols: Radsley, Luisinho e Matheus Serafim (RET); Anderson Recife (SAL)
Público: 1.881
Renda: R$ 9.390,00
Arbitragem
Árbitro: Gilberto Castro Júnior
Assistente Nº1: Karla Renata Cavalcanti
Assistente N°2: Marcos Felipe Ângelo da Silva
4° árbitro: Paulo Belence Alves
VAR: José Woshington
AVAR: Clóvis Amaral