Por Edson Junior
O Tocantinópolis-TO é o próximo adversário do Santa Cruz nas oitavas de final da Série D, e esse não é o primeiro confronto com um clube pernambucano na temporada. Isso porque a equipe do Tocantins eliminou o Náutico da Copa do Brasil, onde o vice-presidente Wagner Morais afirmou em entrevista que foi um sonho realizado.
“Foi um grande jogo, um sonho que a gente realizou ganhar do Náutico, mas um sonho que a gente acreditava que era possível realizar, com muito trabalho, muita dedicação e muita determinação por parte do grupo e da nossa diretoria. Um clube emergente como o nosso, conseguir chegar a eliminar um clube que está na Série B do tamanho do Náutico, é um feito histórico para o nosso clube, para nossa cidade e para a região”.
Além de eliminar o Náutico, a equipe também passou pelo Cascavel-PR e caiu na terceira fase após ser eliminado pelo Athletico-PR que disputa a Série A do Campeonato Brasileiro. Além da campanha na Copa do Brasil, o clube é o atual bicampeão estadual, com uma base formada por jogadores da região e tem vaga assegurada na Série D de 2023, caso não consiga o acesso, e a vaga na Copa do Brasil de 2023 também já está garantida.
Vice-Presidente do Tocantinópolis afirma que é um sonho eliminar o Santa Cruz
Agora, a busca desse clube emergente no futebol brasileiro é conseguir o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. O clube conta com uma folha modesta, de apenas R$ 140 mil no futebol, mas que paga em dia.
Classificados Oitavas do @_SerieD_BR 🇳🇬🙌🏻 pic.twitter.com/ot5hBmrVPV
— Tocantinópolis Esporte Clube (@Tocantinopolis_) July 31, 2022
Campanha
O Tocantinópolis-TO tem a 12° campanha entre os 16 classificados para as oitavas de final, com 26 pontos somados, 7 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. Por ter melhor campanha que o Santa Cruz (16° campanha, 23 pontos somados, 6 vitórias, 5 empates e 5 derrotas), decide o confronto de mata-mata no estádio João Ribeiro, também popularmente conhecido como Ribeirão, com capacidade para 8 mil pessoas.
Destaques
Os principais destaques da equipe são o atacante Jheimy, ex-Sport, e o lateral esquerdo Raí, ex-Náutico, que inclusive foi o autor do gol que eliminou o Timbu da Copa do Brasil após uma cobrança de falta. O meia Tiago Bagagem com passagem por vários clubes do interior de Pernambuco e o atacante Everson Bilau também são destaques da equipe.
O Vice-Presidente do Tocantinópolis, Wagner Morais, agora tem o sonho de eliminar o Santa Cruz.
“É um sonho que a gente está trabalhando, respeitamos muito a história do Santa Cruz é uma camisa pesada, um clube que eu quando criança acompanhava e ainda acompanho, tem uma história muito grande dentro do futebol brasileiro, clube de Série A, que tem uma das maiores médias de público do futebol brasileiro, e pra gente é uma coisa que move o nosso clube, move os nossos jogadores, move a nossa diretoria, realizar mais um sonho de enfrentar o Santa Cruz no mundão do Arruda, com certeza vai estar lotado com sua torcida apaixonada, pra mim vai ser um orgulho ver minha equipe entrando em campo e quem sabe fazendo um grande jogo, sonhando quem sabe com uma classificação”.
Santa Cruz e Tocantinópolis-TO se enfrentam em duas partidas pelas oitavas de final da Série D. A partida de ida será no próximo domingo (07/08) às 16h no Arruda, e o jogo da volta será no dia 14/08 às 16h no estádio João Ribeiro, em Tocantinópolis.
CONFRONTO DEFINIDO!✅ pic.twitter.com/5IIiEfGwSb
— Tocantinópolis Esporte Clube (@Tocantinopolis_) August 2, 2022