Por Marcos Leandro
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) se pronunciou sobre os casos de violência de torcedores nos jogos do último final de semana pelo Campeonato Brasileiro: Sport x Vasco, na Ilha do Retiro pela Série B; e Ceará x Cuiabá, no Castelão, pela Série A.
Os dois jogos estavam empatados por 1×1 quando torcedores invadiram o gramado, o que levou os árbitros a encerrarem as partidas antes do fim dos tempo regulamentar e dos acréscimos. Os dois casos serão julgados pelo órgão.
Sport diz que Rafael Claus encerrou a partida, mesmo com a PM garantindo a segurança do jogo
Sport x Vasco: Rafael Claus relata invasão e agressões; confira a súmula do jogo
Veja a punição que o Sport pode sofrer após invasão da torcida contra o Vasco
Em linhas gerais, a Procuradoria da Justiça Desportiva repudiou os fatos das duas partidas. O órgão informou que aguarda o recebimento das súmulas das partidas para, juntamente com vídeos e demais documentos, analisar as infrações previstas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva e ressaltou ainda que medidas enérgicas serão tomadas para que não aconteçam mais episódios de violências no futebol brasileiro.
“A Procuradoria agirá com rigor em todos os casos de violência nos estádios de futebol. Pais e todas as pessoas de bem precisam se sentir seguros em qualquer jogo de futebol no Brasil e vamos lutar para que seja essa a realidade”, afirmou o Procurador-geral Ronaldo Piacente.
O Sport corre o risco de perder até 10 mandos de campo, além do pagamento de uma multa entre R$ 100 a R$ 100 mil.
Pronunciamento oficial do Sport Club do Recife sobre o ocorrido na partida diante do Vasco: https://t.co/DWEqcSHrf3 pic.twitter.com/mN8Hu0xr3q
— Sport Club do Recife (@sportrecife) October 17, 2022
O QUE DIZ A CBF
A CBF também se pronunciou através de nota oficial. A entidade lamentou que atos como esses afastam dos estádios os verdadeiros torcedores e as famílias, os patrocinadores e a boa imagem do futebol num mundo
que busca hoje novos horizontes.
A CBF aguarda que o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) atue com o rigor necessário para banir os responsáveis pelas cenas chocantes ocorridas justamente no ano em que o futebol brasileiro tem muito a
comemorar com os estádios lotados e os campeonatos sendo organizados com êxito nas quatro divisões. A entidade aguarda também sanções severas na esfera criminal.
“Estamos indignados com as imagens que vimos hoje nas duas partidas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, competições com números recordes de participação popular nos estádios e que está sendo marcado pelo retorno das famílias. Esperamos que o STJD tome posições duras. Nos colocamos no lugar dos pais daquela criança desmaiada em Fortaleza. Nós aguardamos que punições drásticas sejam tomadas pelo tribunal. O futebol brasileiro não tem mais espaço para a violência e o retrocesso”, afirmOU o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.