Por Edson Junior
O Santa Cruz foi eliminado precocemente da Série D e vem buscando se reerguer para as próximas temporadas. O presidente Antônio Luiz Neto em entrevista ao Cast FC, trouxe detalhes sobre as negociações para aderir a SAF no clube, e revelou que tem conversas encaminhadas com dois investidores.
“O fato é que nós temos pessoas interessadas, existem dois principais interlocutores que estão muito evoluídos na proposta, acatando aquilo que o Santa Cruz pensa sobre SAF. Certamente, em breve nós vamos ter essas informações. Agora é preciso tomar cuidado, porque a gente sabe que existem pessoas mal intencionadas, que queriam vender o Santa Cruz para ganhar com isso, não é o caso que essa diretoria atual”.
Mancuso critica processo da SAF no Santa Cruz; saiba mais
Zé Teodoro deixa o cargo de coordenador técnico do Santa Cruz
O mandatário coral falou sobre as dívidas do clube e que o objetivo é vender 90% das ações do clube.
“Tem dois ou três que disseram que pagam integralmente essa dívida, até porque ela é intercalada e será paga de acordo com um cronograma a ser acertado com a Justiça e credores, feito com responsabilidade. Então certamente a SAF do Santa Cruz será de 90%. É dentro desse panorama que nossos profissionais estão tratando com os interlocutores ao nosso lado”.
“Então nós tratamos de tratar a nossa dívida. Isso gerou um interesse dos investidores e de pessoas que agora sabem que podem vir negociar, nós sempre fizemos questão de administrar Santa Cruz com muita transparência. A dívida é cerca de 225 milhões de reais. No entanto, na hora que você faz a Recuperação Judicial você faz uma condição que permita a administração do pagamento dessa dívida dentro da negociação da SAF”.
O presidente também afirmou que vários cenários foram trabalhados nas conversas com os investidores interessados, incluindo a eliminação na primeira fase e por isso, a atual situação do clube não atrapalha as tratativas.
“(A eliminação) não está atrapalhando. Em nenhum momento isso foi tratado dessa maneira. Nas negociações, sempre foram tratadas todas as hipóteses. Os projetos principais são matrizes que já estão formatadas. Com o Santa Cruz estando na Série D, na C, na B, na A, tudo está previsto nos detalhes para evitar esses problemas que aconteceram em outros clubes, como no Vasco, no Cruzeiro, justamente por não terem sido tratados alguns detalhes”.
“A lei da SAF diz que o clube, ao ser vendido, deixa de administrar o que é o Santa Cruz Futebol Clube. Dentro do clube, o que vai restar é a tradição, o nome dele como estatuto e gestão, mas quem vai comandar efetivamente será a SAF, o Santa Cruz SA. É assim como está existindo no Botafogo, no Vasco. O Santa Cruz vai continuar existindo e a sua torcida também”.
Pipico é anunciado pelo Botafogo/PB após saída do Santa Cruz
O atual presidente foi questionado se poderá ser candidato na próxima eleição do clube que está marcada para dezembro, e evitou falar. Porém, é apontado por membros da situação como o principal nome.
“Eu nunca fui candidato a presidente do Santa Cruz. Eu fui presidente do Conselho Deliberativo (em 1999). Em 2011, recebi a visita de ex-presidentes e conselheiros beneméritos para que eu assumisse o Santa Cruz. Dessa vez foi outro momento. O próprio Joaquim Bezerra pediu para conversar comigo e houve essa transição para que eu administrasse o clube”, disse.
“Mas não porque eu quis ser candidato. Minha profissão é outra, minha vida é outra. E não falo de candidatura de jeito nenhum. O Santa está no meu coração e vou continuar torcendo por ele”, concluiu.