O Santa Cruz está vivo na Copa do Brasil. O Tricolor arrancou o empate por 1×1 com o Democrata aos 49 minutos do segundo tempo, em jogo realizado na noite desta terça-feira (28/2) no estádio Mamudão, em Governador Valadares (MG), pela 1ª fase da competição nacional. Por estar melhor ranqueado, o time pernambucano jogava pelo empate para avançar de etapa e ganhar a cota de R$ 900 mil.
VACILOU, LEVOU
PIPICO É MATADOR! 🎶— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) March 1, 2023
O gol do Santa foi obra da dupla Gedoz e Pipico. O meia levantou a bola da intermediária e o atacante acertou uma linda cabeçada, sem chance para o goleiro da equipe mineira. O detalhe é que o gol do Democrata foi marcado em um pênalti inexistente marcado no final do primeiro tempo pelo árbitro em lance envolvendo Jefferson Feijão e Pablinho. O Santa Cruz segue vivo nas três competições, Copa do Brasil (vai encarar o América-MG na 2ª fase), Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano.
🐍🐍🐍TSIIII TSIIII🐍🐍🐍 pic.twitter.com/vFxI4Cqjhx
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) March 1, 2023
PRIMEIRO TEMPO
Mesmo com o meia Felipe Gedoz liberado para a partida, o técnico Ranielle Ribeiro optou por repetir a escalaçao padrão, com Anderson Ceará como homem de criação e o trio Lucas Silva, Pipico e Maranhão. No Democrata, a aposta era no trio, Nael, Brandão e Pablinho.
<blockq
ESCALADO! 🤞🏻🐍 pic.twitter.com/skpc5azlRr
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) February 28, 2023
E a Pantera começou na pressão. Logo no primeiro minuto, Nael arriscou de fora da área e obrigou o goleiro Michael a fazer excelente defesa. O Tricolor conseguiu controlar um pouco o ímpeto do time maneiro, mas voltou a passar sufoco em duas oportunidades. Aos 17, após falta levantada na área, Rony cabeceou na trave e no rebote Pablinho chutou por cima. Um minuto depois, Nael chutou e Michel fez boa defesa.
Mesmo sem chegar ao gol do adversário, o Santa caminhava para levar para o segundo tempo o empate. Porém aos 44, o árbitro viu pênalti de Jefferson Feijão em Pablinho, em marcação bem questionável. Gabriel Vieira bateu com categoria e fez 1×0 para o Democrata aos 46.
#CopaDoBrasil – Intervalo | Democrata 1×0 Santa Cruz.
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) February 28, 2023
SEGUNDO TEMPO
Precisando ao menos do empate, o Santa Cruz se postou mais no campo de ataque no início do segundo tempo. Como não surtiu efeito prático, Ranielle Ribeiro abriu o time, sacando o volante João Erick para a entrada do meia Felipe Gedoz.
Se ficou mais próximo do gol do Democrata, o Santa Cruz ficou mais exposto, sofrendo alguns contra-ataques perigosos. Aos 19, Thiaguinho bateu rasteiro, para mais uma intervenção do goleiro coral.
O técnico do Democrata mexeu na equipe, sacando Nael e Matheusinho. Logo depois, o autor do gol, o volante Gabriel Vieira, se lesionou e também foi substituído. No Santa, o treinador tentou suas cartadas, com Anderson Paulista e Gabriel Cardoso nos lugares de Anderson Ceará e Maranhão.
Com Alemão como atacante no final da partida, o Santa Cruz arrancou o empate nos acréscimos. Gedoz lançou na área e Pipico empatou e classificou o tricolor para a segunda fase aos 49 minutos do segundo tempo.
O GOL E LOUCURA QUE FOI! PASSAMOS! pic.twitter.com/lQL33tvo4a
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) March 1, 2023
FICHA DO JOGO
Democrata-GV: Glaycon; Rony, GB e Mendonça; Douglas, Gabriel Vieira (Hereda), Nael (Nestor) e Matheuzinho (Mateus) e Léo Carioca; Pablinho (Luiz Fernando) e Brandão (Thiaguinho). Técnico: Paulo Schardong.
Santa Cruz: Michael; Jefferson Feijão (Yan Oliveira), Alemão, Ítalo Melo e Marcus Vinicius; Arthur, João Erick (Felipe Gedoz) e Anderson Ceará (Anderson Paulista); Lucas Silva (Dayvid), Maranhão (Gabriel Cardoso) e Pipico. Técnico: Ranielle Ribeiro.
Local: Estádio José Mammoud Abbas (Mamudão), em Governador Valadares-MG
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (SP) e Gustavo de Oliveira (SP)
Gols: Gabriel Vieira aos 46 do 1º tempo; Pipico aos 49 do 2º tempo.
Cartões amarelos: Hereda (D); Anderson Ceará e Alemão (S).
Foto: Warkey Soares