Por Edson Junior
O Campeonato Pernambucano 2023 está próximo de começar, após a definição de incluir Petrolina e Belo Jardim na disputa, após as brigas judiciais pela vaga na elite do futebol estadual. Com isso, a competição terá 13 equipes.
O formato de disputa foi mantido, os 13 clubes se enfrentam apenas em partidas de ida. Os seis melhores clubes se classificam para a próxima fase, os dois primeiros garantem vaga na semifinal. Enquanto 3° x 6° e 4° x 5° se enfrentam nas quartas de final da competição.
Federação divulga tabela atualizada do Pernambucano 2023
Os clubes que ficarem em 7°, 8° e 9° permanecem na 1° divisão do estadual em 2024. Enquanto os 4 últimos colocados (10°, 11°, 12° e 13°) serão rebaixados à Série A2 da competição.
Copa do Brasil
Os clubes finalistas do Pernambucano garantem vaga na Copa do Brasil 2024, enquanto a 3° vaga na competição nacional será destinada ao semifinalista derrotado que tiver a melhor campanha na primeira fase.
Copa do Nordeste
Para a Copa do Nordeste, o estadual reserva apenas uma vaga para o campeão, porém para classificar ao torneio regional, o ranking nacional de clubes serve valendo.
Dessa forma, o Sport que é o clube do estado mais bem colocado no ranking da CBF, está garantido na Copa do Nordeste independente do resultado no estadual. O Náutico conseguiu a vaga na edição 2023 da Copa do Nordeste, através do título pernambucano de 2022.
Caso o Sport seja o campeão, o Náutico entra na fase de grupos por ser o segundo time do estado mais bem posicionado no ranking. Se o título ficar com outro clube, o Timbu disputa a pré Copa do Nordeste.
Para as outras equipes incluindo o Santa Cruz a vaga na fase de grupos do Nordestão só virá com o título. Se o Náutico for o campeão, o Tricolor tem vaga garantida na pré Copa do Nordeste.
Em situação de outro clube que não for Sport ou Náutico sendo o campeão, a segunda vaga na pré Copa do Nordeste ficará com o melhor colocado no estadual com exceção do campeão (vaga na fase de grupos), o Sport (fase de grupos) e o Náutico (vai para pré Copa do Nordeste).
Vagas na Série D
Já as duas vagas do estado na Série D de 2024 ficarão com as duas equipes melhores colocadas na primeira fase do estadual, com exceção de Sport e Náutico que estão nas séries B e C respectivamente.
Em 2023, o Retrô conseguiu a primeira vaga por ser a equipe melhor colocada na primeira fase, enquanto o Santa Cruz ficou com a segunda vaga por ter concluído na terceira colocação já que o vice-líder foi o Náutico.