Nesta terça-feira (15), a CBF divulgou o parecer técnico do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), sobre o lance que resultou no segundo gol do Vasco contra o Sport pela 3° rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Os jogadores do Sport ficaram na bronca com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, após reclamarem de falta do centroavante Vegetti no zagueiro Lucas Cunha, na disputa para cabecear a bola. Na ocasião, o VAR chamou o árbitro ao monitor para rever o lance, porém o árbitro da partida após a análise validou o gol para a equipe carioca.
Após retornar aos treinos no Sport, Zé Lucas fala sobre expectativa para estrear na Série A

O lance foi avaliado pelo comitê internacional que é formado por Sandro Meira Ricci, Nicola Rizzoli e Nestor Pitana. Na visão deles, apesar de acontecer o contato na jogada, o lance é considerado interpretativo e não é considerado falta. O documento também pondera sobre o braço direito que Vegetti utiliza na disputa por espaço que acaba resvalando no rosto de Lucas Cunha e um leve empurrão nas costas, mas entende que o contato faz parte da dinâmica do jogo.
“O atacante do Vasco/RJ usa o braço direito, na busca por espaço e referência, mas também, acaba por empurrar seu adversário nas costas, resvalando no rosto, antes de cabeceá-la. (…) Esse movimento tende a dificultar a possibilidade do defensor do Sport/PE de realizar o salto e, consequentemente, disputar a bola”.
Confira os desfalques e dúvidas do Sport para enfrentar o RB Bragantino
No documento, o Comitê ainda informa que caso o lance fosse um zagueiro em situação parecida contra um atacante, também seria considerado um lance interpretativo e que não seria marcado o pênalti.
“Importante ressaltar que a dinâmica da partida em situações de disputas aéreas na área deve ter critério e uniformidade e, sendo assim, caso essa jogada envolvesse um cenário reverso entre defensor disputando com o atacante, da forma que as imagens reproduzem, a interpretação dos elementos poderia levar a uma conclusão de não infração”.
O Sport volta a campo na próxima quarta-feira (16), para enfrentar o RB bragantino, na Ilha do Retiro, pela 4° rodada da Série A do Brasileiro. A equipe rubro-negra está na última colocação com um ponto somado.