Por Edson Junior
Há 35 anos, o Sport conquistava o título do Campeonato Brasileiro de 1987 e marcava seu nome no futebol nacional. A final da competição foi disputada no ano seguinte, em 7 de fevereiro de 1988, quando o zagueiro Marco Antônio de cabeça marcou o gol da vitória contra o Guarani por 1×0 na Ilha do Retiro, selando a conquista.
Sport bate o Campinense e engata sétima vitória consecutiva
“Hoje é aniversário do nosso título brasileiro de 1987. Um rugido destemido, de força e resistência, que fez do Sport campeão! O dia que o Brasil foi do Leão! ✊🏆 #87ÉNosso”, escreveu o Sport através de suas redes sociais.
A competição naquela edição teve um regulamento que previa um quadrangular entre os finalistas dos módulos Verde e Amarelo. Sport e Guarani foram à campo, porém Flamengo e Internacional se recusaram a jogar e perderam as suas partidas por W.O. O Sport venceu o Guarani ao fim do quadrangular e garantiu o título.
Enderson ressalta controle de jogo do Sport em vitória contra o Campinense
O Flamengo se considera campeão e foi aos tribunais em busca de reconhecimento pela justiça, porém perdeu em todas as instâncias.
Naquele ano, o Sport foi comandado pelo treinador Emerson Leão, que permaneceu no clube durante o Módulo Amarelo garantindo vaga para o quadrangular final. Porém deixou o clube posteriormente por questões pessoais. Jair Picerni assumiu o clube na reta final da competição, que culminou no título do Sport.
Hoje é aniversário do nosso título brasileiro de 1987. Um rugido destemido, de força e resistência, que fez do Sport campeão!
O dia que o Brasil foi do Leão! ✊🏆 #87ÉNosso pic.twitter.com/IZ7aMltg8r
— Sport Club do Recife (@sportrecife) February 7, 2023