Por Edson Junior
O ano de 2025 já iniciou no Náutico. Após mais uma eliminação na primeira fase da Série C, o clube alvirrubro fez uma reformulação no departamento de futebol, contratou Edgard Montemor como novo executivo de futebol, Marquinhos Santos foi anunciado como novo treinador e agora volta o foco para a montagem do elenco.
Náutico: Marquinhos Santos comenta chegada ao clube e busca por jogadores no mercado em apresentação
Até o momento, sete atletas renovaram contrato com o clube. O lateral-esquerdo Luiz Paulo, os volantes Marco Antônio, Renato Alves e Sousa, o meia Patrick Allan e os atacantes Bruno Mezenga e Paulo Sérgio. Além deles, os garotos Kayon e Thalissinho formados pelo clube e os zagueiros Odivan e Robson Reis que recuperam de lesão e precisam ter os contratos estendidos.
Náutico alcança nova prorrogação de 180 dias para a Recuperação Judicial
Eduardo Granja, diretor de futebol do Náutico, é o convidado do Torcida Cast
Porém, em 2025, Marquinhos Santos tem um grande desafio. Isso porque faz 20 anos que o Timbu não consegue encerrar a temporada com o treinador que inicia o ano. O último foi Zé Teodoro em 2004. Para conseguir quebrar esse tabu, o novo treinador sabe o quanto será importante ter um bom desempenho no primeiro semestre, com três competições. O Campeonato Pernambucano, a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil.
“São desafios grandes. O Náutico volta à Copa do Brasil, uma competição importante na questão orçamentária para o restante da temporada. Nós temos que buscar o título estadual, sabemos da dificuldade, mas o Náutico é grande e tem que ter essa mentalidade vencedora. Isso fez o Náutico ser o clube da grandeza que é. É um clube que está na Série C, mas não é de Série C. Nós entendemos que cada competição tem a sua particularidade. Nós temos que saber gerir expectativas, cada competição que o Náutico disputar, tem que entregar o máximo. Tentar chegar a títulos e decisões do tamanho do clube”, disse.
“Sei que o Náutico há 20 anos não começa e termina com o mesmo treinador. É um marco difícil de ser quebrado, infelizmente é uma cultura do futebol brasileiro. Eu chego com o pensamento de iniciar e terminar a temporada no Náutico. Sou um treinador comprometido com projetos e não tem causa maior que o Náutico”, afirmou.
A pré-temporada alvirrubra deve ter início no dia 20 de novembro. Em 2025, o Náutico irá disputar o Estadual, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série C.