Com compromissos importantes no meio de semana – o Fortaleza pela Libertadores e o Náutico pela Copa do Brasil -, os técnicos das duas equipes, Juan Pablo Vojvoda e Dado Cavalcanti, preservaram seus titulares no jogo deste domingo (26/2), pela 7ª rodada da Copa do Nordeste. No caso alvirrubro, quem ficou à beira do gramado foi o auxiliar Pedro Gama. E os reservas do Tricolor do Pici levaram a melhor e o time cearense bateu a equipe pernambucana por 2×1 no estádio Presidente Vargas.
O Fortaleza chegou aos 15 pontos, abrindo seis pontos a mais do que Sport e CRB no Grupo A – o Leão tem dois jogos a menos e o Galo um. Já o Náutico segue em segundo lugar no Grupo B, com 10 pontos, mesma pontuação do Ceará, que tem melhor saldo de gols.
O próximo desafio do Náutico é o São Bernardo, quarta-feira (1/3), no ABC paulista, pela Copa do Brasil. O Timbu joga pelo empate para avançar à segunda fase e ganhar a cota de R$ 900 mil. Já o Fortaleza recebe o Deportivo Maldonado (URU) pela 2ª fase da Libertadores – na partida de ida, houve empate por 0x0.
FIIIIIM DE JOGO NO PV E MAIS UMA VITÓRIA DO LAION NA COPA DO NORDESTE! COM GOLS DE ROMERO E LUCERO, EM DUAS ASSISTÊNCIAS DE PIKACHU, VENCEMOS O NÁUTICO, 2 A 1, E CHEGAMOS AOS 15 PONTOS NA COMPETIÇÃO! 🦁#FORXNAU #CopaDoNordeste pic.twitter.com/kyhbb3kuHl
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) February 26, 2023
PRIMEIRO TEMPO
Mesmo com três volantes de marcação – Mateus Cocão, Nathan e Luís Felipe -, o Náutico não conseguiu evitar que o Fortaleza abrisse o placar cedo. Logo aos 13 minutos, o atacante argentino Silvio Romero chutou da entrada da área e o goleiro Bruno Lopes não conseguiu chegar na bola: 1×0.
QUE BELO GOL DE @ChinoRomeroOk! pic.twitter.com/ZeaBEfuO1W
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) February 26, 2023
O Tricolor do Pici tinha mais controle das ações, mas foi o Náutico quem assustou duas vezes, ambas com o lateral-direito Diego Ferreira. Aos 25, Jael escorou e o ala dominou e não conseguiu chutar. Aos 29, Jael deu lindo passe para Diego Ferreira, que bateu rasteiro, mas o goleiro João Ricardo defendeu.
A resposta do time cearense foi fatal. Lucas Crispim tocou para Pikachu, que cruzou para Lucero, livre, empurrar para o fundo da rede: 2×0. O detalhe é que o gol foi irregular, pois o atacante argentino estava impedido, mas a arbitragem não assinalou a irregularidade.
LINDA JOGADA E LUCERO AMPLIA PARA O LEÃO! ⚽️🇫🇷 pic.twitter.com/ggD8Shdfer
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) February 26, 2023
O time pernambucano teve uma grande chance de diminuir a desvantagem aos 41. Jael avançou sozinho da intermediária e foi empurrado pelo zagueiro Brítez na entrada da área. O defensor foi expulso. Na cobrança da falta, Mateus Cocão soltou a bomba no travessão.
SEGUNDO TEMPO
As duas equipes voltaram com alterações para a etapa complementar. Np Fortaleza, Silvio Romero, Lucas Crispim e Calebe deixaram o gramado para as entradas de Marcelo Benevenuto, Lucas Sasha e Guilherme. No Náutico, Lucas Paraíba e Luís Felipe foram substituídos por Matheus Carvalho e Richarles.
O torcedor do Náutico se animou aos 13 minutos, quando o árbitro marcou pênalti de Dudu em Richarles. No entanto, a alegria demorou pouco, pois o assistente tinha assinalado, corretamente, impedimento do atacante alvirrubro.
Mesmo com um jogador a mais, o Timbu não conseguiu criar muitas chances de gol. E quase leva o terceiro, mas Júnior Santos chutou para fora aos 23. Já aos 32, Sammuel acertou lindo chute de fora da área, obrigando Bruno Lopes a fazer grande defesa.
Já aos 47, Jael foi derrubado pelo zagueiro Marcelo Benevenuto dentro da área. Pênalti. O próprio Jael bateu com extrema categoria e diminuiu o placar: 2×1. Mas era tarde para uma reação maior.
Fim de jogo no Ceará. Com um gol claramente impedido, que só o bandeirinha não viu, perdemos por 2×1 para o Fortaleza pela Copa do Nordeste. Jael marcou o nosso gol.
📸 Mateus Lotif / Fortaleza EC pic.twitter.com/uABn578UmQ
— Náutico (@nauticope) February 26, 2023
FICHA DO JOGO
FORTALEZA: João Ricardo; Dudu, Brítez, Ceballos e Sammuel; Zé Welison, Lucas Crispim e Calebe (Marcelo Benevenuto); Pikachu, Lucero e Silvio Romero (Guilherme). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
NÁUTICO: Bruno Lopes; Diego Ferreira, Anilson, Odivan e Alan Cardoso; Mateus Cocão, Nathan e Lucas Paraíba (Matheus Carvalho); Luis Felipe (Richarles), Jael e Fernando Neto. Técnico: Pedro Gama.
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE).
Gols: Silvio Romero aos 15 e Lucero aos 30 do 1º tempo; Jael aos 49 do 2º tempo
Árbitro: Paulo José Souza Mourão (MA)
Assistentes: Antonio Adriano de Oliveira e Ivanildo Gonçalves da Silva (ambos do MA)
Cartões amarelos: Odivan (N)
Cartão vermelho: Brítez (F)