Por Edson Junior
No próximo sábado (11), Náutico e Sport se enfrentam às 20h30 no estádio dos Aflitos pela 9° rodada do Campeonato Pernambucano em busca das duas primeiras colocações que garantem vaga direta à semifinal da competição.
Atacante Venicius, destaque do Afogados e artilheiro do Pernambucano entra no radar do Sport
Classificação
O Sport lidera a competição com 17 pontos, enquanto o Náutico é o terceiro colocado com 12 pontos. As duas primeiras colocações garantem vaga direta na semifinal do campeonato. Com isso, em caso de vitória rubro negra, o Leão amplia a vantagem para oito pontos em relação ao Timbu e praticamente encaminha a classificação direta.
Enderson Moreira lamenta empate do Sport contra o Porto e afirma: “Não poupamos ninguém”
Para o Timbu, pensando nas duas primeiras colocações só a vitória interessa. Para reduzir a distância para o Sport, e em caso de tropeço do Retrô, assumir a segunda colocação da competição. Um tropeço dificultaria bastante a chegada nas primeiras colocações.
Tabu
O Náutico vive um jejum de sete partidas sem vencer o Sport em clássicos. A última vitória do Timbu foi em 15 de fevereiro de 2020, quando venceu por 2×0 nos Aflitos pela Copa do Nordeste. Gols de Ronaldo Alves e Jean Carlos.
Dado Cavalcanti prega cautela sobre estreia de Jael no Náutico
Nos últimos sete jogos, foram três empates e quatro vitórias do Sport. Apesar de ser campeão pernambucano em 2021 contra o Sport, foram dois empates na decisão, com o Timbu vencendo nos pênaltis. Caso o Náutico não vença a partida será o maior jejum de vitórias contra o Sport no século.
Na atual temporada, o Sport segue invicto com sete vitórias e dois empates em nove jogos. O Náutico, também com nove jogos, soma quatro vitórias, quatro empates e uma derrota na estreia do Pernambucano para o Central por 2×1 em Caruaru.
Torcida Única
Por determinação do Governo de Pernambuco, os clássicos em Recife e os jogos da Copa do Nordeste envolvendo os clubes locais serão realizados com torcida única. Visando combater a violência nos estádios pernambucanos.
Náutico: Clube pretende se pronunciar posteriormente sobre medida cautelar
Com isso, o confronto no próximo sábado (11) terá apenas torcedores do Náutico no estádio dos Aflitos. O Sport através de nota, informou que não irá entrar com ação para garantir a ida do seu torcedor ao estádio, afirmando que ao lado de Náutico e Santa Cruz firmou uma parceria junto aos órgãos de segurança do estado para acatar a medida experimental. Essa medida de torcida única tem validade até 6 de março.
Prováveis Escalações
O Náutico não contará com o zagueiro Denílson e o meia Matheus Carvalho que estão lesionados. O atacante Júlio volta a ficar disponível após cumprir suspensão. O lateral Victor Ferraz é dúvida para a partida. O atleta não enfrentou o Afogados por conta de um desconforto no adutor da coxa direita, após passar por exame de imagem não foi detectada nenhuma lesão, porém o lateral ainda sente dores. Será reavaliado no treino desta sexta-feira.
Copa do Brasil: veja os jogos de Santa Cruz, Náutico e Retrô na 1ª fase
Provável Náutico:
Vagner; Victor Ferraz (Diego Ferreira), Anilson, Paulo Miranda e Diego Matos; Juan Gauto, Souza e Gabriel Santiago; Régis Tosatti, Paul Villero e Júlio.
Sport
O Sport não deverá contar com o lateral direito Eduardo com uma entorse no tornozelo. Ronaldo vem recuperando de uma lesão grau 1 na coxa e Matheus Vargas se recupera de um incômodo na coxa. Caso Ronaldo ainda não tenha condições de jogo, Pedro Martins deve ser mantido no time.
Futuro de Luciano Juba fica indefinido no Sport
Rafael Thyere, Edinho e Vagner Love, atletas que não foram relacionados na última partida, devem retornar ao time.
Provável Sport:
Renan; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús; Pedro Martins, Fabinho e Jorginho; Edinho, Luciano Juba e Vagner Love.
A arbitragem da partida será de José Woshington da Silva, que será auxiliado por Clóvis Amaral da Silva e Karla Renata Cavalcanti de Santana. O quarto árbitro será Michelangelo Martins de Almeida Júnior.