O Náutico conseguiu um grande triunfo diante do Vitória, 3×2, de virada, na noite desta quinta-feira (23/2) no Barradão, em Salvador (BA), pela 5ª rodada da Copa do Nordeste. O Timbu ficou duas vezes atrás do placar, mas não desistiu e foi premiado com uma virada espetacular.
Osvaldo e Thiago Lopes marcaram os gols do Vitória, enquanto Jean Mangabeira, Railan (contra) e Victor Ferraz anotaram os tentos alvirrubros. Souza e Victor Ferraz, aliás, foram os destaques do time pernambucano.
O alvirrubro subiu para 10 pontos, pulando para a segunda posição no Grupo B – o Ceará tem a mesma pontuação e mesmo saldo de gols (3), mas marcou três gols a mais, 11 a 8. Já o Vitória é o sexto no Grupo A, com apenas dois pontos.
Comemora só quem é dono do MAIOR CARNAVAL DO MUNDO! 🥳 pic.twitter.com/bpsRdZZZnB
— Náutico (@nauticope) February 24, 2023
PRIMEIRO TEMPO
Vitória e Náutico fizeram um primeiro tempo bem aberto. Antes do primeiro minuto de jogo, Kayon fez boa jogada e por pouco Souza não abriu o placar no Barradão. Pressionado pela má fase na temporada, o Vitória foi para cima. E conseguiu abrir o marcador aos dois minutos. Thiago Lopes (ex-Sport) fez grande lançamento para Osvaldo, que tocou na saída de Vágner: 1×0.
1T | 3min – Logo aos três minutos, Leão abre o placar. Passe primoroso de Thiago Lopes, furando a defesa adversária e encontrando Osvaldo. Atacante rubro-negro saiu livre e finalizou com categoria para abrir o placar. #VITxNAU |1️⃣x0️⃣| #PegaLeao https://t.co/QarxAj2gQk
— EC Vitória (@ECVitoria) February 23, 2023
O Timbu não se abateu e, diferentemente da derrota do sábado passado (18/2) para o Sampaio Corrêa, conseguiu criar várias chances de gol. Aos nove, Júlio tocou para Victor Ferraz, mas ele arrematou em cima do goleiro Lucas Arcanjo. Porém, dois minutos depois, o empate veio. Kayon cobrou escanteio e Jean Maganbeira subiu mais que a zaga da equipe baiana e deixou tudo igual: 1×1.
MANGABEIRA É O NOME DELE!!! KAYON COBROU ESCANTEIO PELO LADO DIREITO E JEAN MANGABEIRA TESTOU FIRME, SEM CHANCES PARA O GOLEIRO! https://t.co/3ZsZCiDkAn
— Náutico (@nauticope) February 23, 2023
Mas o Vitória pulou de novo à frente aos 18. E foi um golaço. Thiago Lopes tocou de letra e recebeu de Diego Torres dentro da área e só empurrou para o fundo da rede: 2×1.
1T | 19min – Aos 19 minutos, volta à frente do placar com um golaço. Rodrigo Andrade tocou pra Thiago Lopes, que de letra encontrou Diego Torres livre. O camisa 10 rubro-negro teve a frieza e só fez rolar para Thiago Lopes, livre e sem goleiro, marcar o segundo do Leão. https://t.co/2Wja4blG4J
— EC Vitória (@ECVitoria) February 23, 2023
As duas equipes criaram mais oportunidades de movimentar de novo o placar, mas Léo Gamalho e Victor Ferraz desperdiçaram.
SEGUNDO TEMPO
Mesmo ganhando o jogo, o técnico Leo Condé mexeu em dose dupla no intervalo. Zeca e Rodrigo Andrade deixaram o gramado para as entradas de Railan e Pedro Bicalho, respectivamente. Dado Cavalcanti não fez alterações no Náutico.
E a mudança foi desastrosa para o Vitória. Bom para o Náutico, que empatou aos 14 minutos. Railan fez falta em Pal Villero. Souza cobrou com veneno e Railan desviou para trás. O goleiro Lucas Arcanjo tentou evitar, mas a bola passou da linha: 2×2.
SOUZA COBROU FALTA LATERAL DIRETO PARA O GOL, O ZAGUEIRO DO VITÓRIA DESVIOU DE CABEÇA E A BOLA ACABOU ENTRANDO! É O EMPATE DO TIMBU!!! https://t.co/ccXSVCxRmY
— Náutico (@nauticope) February 23, 2023
Aos 25 minutos, Dado Cavalcanti promoveu a estreia de Jael, que entrou no lugar de Júlio. Kayon também saiu para a entrada de Régis Tosatti,. No Vitória, Leo Condé colocou o experiente Wellington Nem no lugar de Diego Torres.
E a virada alvirrubra veio novamente em cobrança de falta de Souza, aos 30 minutos. Victor Ferraz apareceu entre os zagueiros e cabeceou antes do goleiro Lucas Arcanjo: 3×2.
VICTOR FERRAZ É O NOME DELE!!!! É A VIRADA DO TIMBU!!!
SOUZA COBROU FALTA NA CABEÇA DO LATERAL ALVIRRUBRO, QUE TESTOU FIRME PARA O FUNDO DAS REDES! NÁUTICO EM VANTAGEM EM SALVADOR!!! https://t.co/J70zt2PH56
— Náutico (@nauticope) February 23, 2023
Nos acréscimos, Vágner fez grande defesa em chute de Camutanga, na sequência Diego Ferreira salvou e no segundo rebote, Camutanga isolou por cima.
Na terra do axé, venceu quem é o dono do frevo! 💪🔴⚪️ pic.twitter.com/gB2Mm8VQIc
— Náutico (@nauticope) February 24, 2023
FICHA DO JOGO
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Zeca (Railan), Camutanga, Dankler e Lazaroni (João Lucas); Léo Gomes, Rodrigo Andrade (Pedro Bicalho), Diego Torres (Wellington Nem) e Thiago Lopes; Osvaldo (Rafinha) e Léo Gamalho. Técnico: Léo Condé
NÁUTICO: Vágner; Victor Ferraz (Diego Ferreira), Paulo Miranda, Denilson e Alan Cardoso; Gauto, Jean Mangabeira e Souza (Nathan); Paul Villero, Júlio (Jael) e Kayon (Régis Tosatti). Técnico: Dado Cavalcanti
Local: Barradão, em Salvador.
Árbitro: Rafael Carlos Salgueiro Lima (AL)
Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Ruan Luiz de Barros Silva (ambos de AL)
Gols: Osvaldo aos dois, Jean Maganbeira aos 11 e Thiago Lopes aos 18 do 1º tempo; Railan (contra) aos 14 e Victor Ferraz, 30 do 2º tempo.
Cartões amarelos: Dankler, Zeca, Léo Gamalho e Camutanga (V); Souza, Juan Gauto, Régis Tosatti e Odivan (N)
Gols: Osvaldo aos dois, Jean Maganbeira aos 11 e Thiago Lopes aos 18 do 1º tempo; Railan (contra) aos 14 e Victor Ferraz, 30 do 2º tempo.