O Náutico venceu o Sport por 1×0 na tarde deste sábado (24/2) nos Aflitos, pela última rodada da 1ª fase do Campeonato Pernambucano. O gol foi de Patrick Allan, aos 13 minutos do segundo tempo. Com a vitória no Clássico dos Clássicos, o Timbu acabou em terceiro, uma vez que o Retrô derrotou o Flamengo de Arcoverde por 4×0 e ficou em segundo. O Leão já estava garantido na liderança.
Agora, nas quartas de final, o Náutico vai encarar o Afogados, nos Aflitos, no próximo final de semana. O Sport e o Retrô avançam direto para as semifinais.
DEU NÓS! 🤙 pic.twitter.com/8GXSDd3NLz
— Náutico (@nauticope) February 24, 2024
O JOGO
O treinador Allan Aal promoveu o retorno de titulares absolutos, como o zagueiro Rafael Vaz e o atacante Paulo Sérgio, que ficaram no banco de reservas no jogo da última quarta-feira contra o Vitória pela Copa do Nordeste. Já o técnico Mariano Soso armou uma equipe bem modificada em relação ao duelo ante o Fortaleza, dando chance para Arthur Caíke e Pablo Dyego no ataque.
📋 NÁUTICO DEFINIDO PARA O CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS! 🔥💪 pic.twitter.com/qEVZVtBHpi
— Náutico (@nauticope) February 24, 2024
𝗟𝗘𝗔̃𝗢 𝗘𝗦𝗖𝗔𝗟𝗔𝗗𝗢! 🦁📝#NAUxSPT #ClássicoDosClássicos pic.twitter.com/AhqtWNaiDp
— Sport Club do Recife (@sportrecife) February 24, 2024
O detalhe é que o Sport entrou em campo com a camisa do Fortaleza – na última quarta-feira (21), o ônibus do clube cearense foi atacado com pedras e bombas pela principal torcida organizada do Sport, que foi punido pelo STJD, tendo que atuar sem público nos jogos da Copa do Brasil e Copa do Nordeste, até o julgamento do mérito no tribunal.
A primeira chance foi do Leão. Fábio Matheus deu grande passe para Arthur Caíke, que invadiu a área, ficou cara a cara com Vágner, mas chutou para fora. O Timbu respondeu em bom arremate de Júlio César aos 14, obrigando boa defesa de Thiago Couto.
O jogo esfriou um pouco, parece que os jogadores sentiram que o Retrô já ganhava do Flamengo de Arcoverde por 2×0, no Arruda. Só aos 33, uma cabeçada perigosa de Joécio, para fora. Na sequência, foi a vez de Arthur Caíke cabecear errado e perder boa chance. Aos 36, outra boa jogada de Fábio Matheus, que tocou para Ítalo, que chutou errado, livre, da entrada da área.
Um símbolo de apoio, solidariedade e paz. 𝗡𝗢𝗦𝗦𝗢 𝗠𝗔𝗜𝗢𝗥 𝗥𝗜𝗩𝗔𝗟 𝗘́ 𝗢 𝗖𝗥𝗜𝗠𝗘. pic.twitter.com/p9mp2hauMJ
— Sport Club do Recife (@sportrecife) February 24, 2024
SEGUNDO TEMPO
O Náutico voltou para a etapa complementar com Leandro Barcia no lugar de Kauan, que se lesionou no final do primeiro tempo em lance com Fabinho. No Sport, três alterações. Ítalo, Riquelme e Fábio Matheus deixaram o gramado para as entradas de Lucas André, Felipinho e Romarinho.
E logo aos sete minutos, o Timbu teve a sua melhor chance na partida. Júlio César achou Paulo Sérgio na área. Ele girou e bateu rasteiro, mas a bola raspou a trave de Thiago Couto. Mas aos 13, os alvirrubros abriram o placar. Barcia tocou para Patrick Allan, que com liberdade dentro da área acertou um lindo chute: 1×0.
Atrás no placar, Mariano Soso colocou Lucas Lima no lugar de Arthur Caíque. E praticamente na sua primeira participação no jogo, o meia tocou para Pedro Vilhena, que tentou dar uma cavadinha, mas Vágner defendeu.
Logo em seguida, Leandro Barcia tentou puxar um contra-ataque e acabou sentindo uma lesão muscular. Allan Aal colocou o lateral Danilo Belão, fazendo dobra com Arnaldo pela direita. E o Sport quase empatou aos 36. Romarinho fez boa jogada e chutou forte. Vágner espalmou e, no rebote, Felipinho mandou para fora.
Essa vitória é da NOSSA TORCIDA! Que cantou, vibrou e apoiou durante todos os 90 minutos. 👏🇦🇹 pic.twitter.com/Lsx4eucikR
— Náutico (@nauticope) February 24, 2024
FICHA DO JOGO
NÁUTICO: Vagner; Arnaldo (Marcos Júnior), Joécio, Rafael Vaz e Diego Matos; Lorran, Marco Antônio e Patrick Allan (Guilherme Matos); Kauan (Leandro Barcia) (Danilo Belão), Júlio César (Evandro) e Paulo Sérgio. Técnico: Allan Aal.
SPORT: Thiago Couto; Lucas Ramon, Alisson Cassiano, Renzo (Luciano Castan) e Riquelme (Felipinho); Fabinho, Fábio Matheus (Romarinho), Ítalo (Lucas André) e Pedro Vilhena; Arthur Caíke (Lucas Lima) e Pablo Dyego. Técnico: Mariano Soso.
Gol: Patrick Allan (13’2T)
Cartões Amarelos: Marco Antônio (NAU); Fabinho, Lucas André (SPO)
Árbitro: Paulo Belence
Assistentes: José Romão e Humberto Martins
Local: Aflitos (Recife/PE)
Público: 10.318
Renda: R$ 214.119,00