Por Marcos Leandro
O Náutico encerrou com derrota a sua melancólica campanha na Série B do Campeonato Brasileiro de 2022. Mesmo jogando nos Aflitos, o Timbu foi derrotado por 1×0 para a Ponte Preta, na noite desta sexta-feira (04/11), pela 38ª rodada da competição.
Já rebaixado para a Terceira Divisão, o alvirrubro acumulou a quinta derrota seguida e o quarto jogo sem marcar um golzinho sequer. Ao todo, foram 24 derrotas, oito vitórias e seis empates. Com 30 pontos, o Náutico cai para a Série C como lanterna. Já a Ponte Preta chegou aos 49 pontos e encerra a Segundona no meio de tabela.
Para o Timbu, agora é refletir sobre os inúmeros erros cometidos na temporada para poder fazer um 2023 melhor. O técnico Dado Cavalcanti renovou seu contrato, assim como o executivo Nei Pandolfo.
Léo Naldi marca e Ponte vence o Náutico por 1 a 0 no último jogo da temporada
📸 Rafael Vieira/FPF#VamosPonte #PontePreta #JogamosJuntos pic.twitter.com/MuYyCJb07k
— Ponte Preta Oficial (@aapp_oficial) November 5, 2022
O JOGO
Com muitos desfalques outra vez, Dado Cavalcanti escalou quatro garotos da base no time titular. Foram eles: o goleiro Bruno Lopes, o lateral Thássio, o meia Lucas Paraíba e o atacante Júlio. Na Ponte Preta, de Hélio dos Anjos, a novidade foi a ausência do atacante Lucca.
Náutico escalado para o jogo contra a Ponte Preta! 🇦🇹🐭 #DiaDeTimbu #VamosVencerNáutico pic.twitter.com/iOGYGIAzdY
— Náutico (@nauticope) November 4, 2022
NOSSO TIME ESTÁ EM CAMPO E A NAÇÃO JOGA JUNTO! A Ponte Preta está escalada para enfrentar o Náutico na 38ª e última rodada do @brasileiraob. Vamos, Ponte! 🔥⚽🦍 #NAUxPON #VamosPonte
.
.#PixBet #CortagBrasil #OhAAgua #1900Mais #BildDiagnóstico #GoCare #Husqvarna #TintasBrazilian pic.twitter.com/h9OYUWsWlB— Ponte Preta Oficial (@aapp_oficial) November 4, 2022
A primeira etapa deixou muito a desejar. Foram muitos toques laterais das duas equipes, sem nenhuma objetividade. Quando tentavam algo mais trabalhado, as duas equipes abusavam dos erros. A não ser por uma falta cobrada por Julio Vitor na barreira no começo do jogo e um chute de Leó Naldi para fora aos 24 minutos, o primeiro tempo não teve mais nenhuma outra emoção.
1T | 48 min: Intervalo nos Aflitos: Náutico 0 x 0 Ponte Preta#NAUxPON (0x0)#VamosPonte pic.twitter.com/0iWvFCWMXH
— Ponte Preta Oficial (@aapp_oficial) November 5, 2022
Para o segundo tempo, Dado Cavalcanti fez logo uma mexida tripla. Lesionado, Lucas Paraíba deu lugar a Souza. Amarildo e Mateus Cocão entraram nos lugares de Júlio e Ralph, respectivamente. Mesmo reclamando muito do desempenho do time, Hélio dos Anjos não fez nenhuma substituição.
O jogo seguia morno, até o goleiro Bruno Lopes derrubar o atacante Eliel dentro da área aos 25 minutos. No minuto seguinte, Léo Naldi bateu com categoria e abriu o placar nos Aflitos: Ponte Preta 1×0. Foi o resultado final da partida.
FICHA DO JOGO
NÁUTICO: Bruno Lopes; Thássio, Anilson, João Paulo e Pedro Vitor; Djavan, Ralph (Mateus Cocão), Jobson e Lucas Paraíba (Souza); Júlio Vitor (Thomaz) e Júlio (Amarildo). Técnico: Dado Cavalcanti.
PONTE PRETA: Pedrão, Formiga, Mateus Silva (Guilherme), Leo Santos e Jean Carlos; Felipe Amaral, Léo Naldi, Wallisson e Cássio Gabriel (Vitinho); Fessin (Echaporã) e Eliel (Bernardo). Técnico: Hélio dos Anjos.
LOCAL: Estádio dos Aflitos.
ÁRBITRO: Roger Goulart (RS).
ASSISTENTES: Mauricio Coelho Silva Penna (RS) e Luiza Naujorks Reis (RS).
GOL: Léo Naldi aos 26 do 2º tempo.
PÚBLICO: 4.011.
RENDA: R$ 106,889.00.