Por Felipe Holanda
A uma rodada do fim do primeiro turno, o Náutico não pode perder tempo para anunciar seu novo treinador. Atualmente, Timbu tem 18 pontos em 18 rodadas e precisa se remontar para seguir vivo contra o Z-4 após derrota diante de Chapecoense, em pleno Aflitos, resultado que culminou com a demissão de Roberto Fernandes.
O blog do Júnior Medrado listou alguns prováveis substitutos, com nomes que estão livres no mercado e se enquadram na realidade financeira do clube da Rosa e Silva.
EDUARDO BAPTISTA
Até o momento, o nome mais forte para substituir Roberto Fernandes no Náutico é Eduardo Baptista. Treinador se destacou comandado o Mirassol e foi contratado pelo Juventude, mas não rendeu em Caxias do Sul e acabou demitido. Em rápido contato com a reportagem do Blog, garantiu que ainda não havia recebido nenhuma proposta oficial do Timbu.
Demitido há menos de um mês do Juventude, o treinador teve duas vitórias, quatro empates e sete derrotas em 13 jogos, acumulando apenas 25% de aproveitamento. Em 2014, Eduardo treinou o Sport, no qual se sagrou campeão do Pernambucano e da Copa do Nordeste. Depois, passou por Fluminense, Athletico-PR, Palmeiras, Coritiba, Vila Nova, Ponte Preta, Remo, CSA e Mirassol, onde chegou à semifinal do Paulista de 2020 e foi campeão da Série D no ano passado.
Eduardo Baptista desponta como favorito para assumir o Náutico
Náutico demite Roberto Fernandes e vai para quarto treinador na temporada
PINTADO
Outro que está sem clube e pode aparecer no Náutico é Pintado. Procurado pela reportagem, o técnico falou que estava de viagem e ainda não receber nenhum contato da cúpula alvirrubra. Pintado ainda contou que voltaria à Rosa e Silva sem maiores problemas, caso exista proposta.
“Claro (que voltaria). O Náutico tem história, é sempre protagonista. Conheço bem esse elenco e eles vão fazer um campeonato melhor, sem dúvida”, contou Pintado.
Após revés para a Chapecoense, nos Aflitos, o Timbu aparece na 18ª colocação da Segundona, com apenas 18 pontos ganhos. O primeiro fora do Z-4 é a Ponte Preta, que tem 19 e será o adversário dos pernambucanos na próxima rodada.
MATHEUS COSTA
Caso não tenha sucesso nas duas negociações, o Náutico também pode tentar a contratação de Matheus Costa. Aos 35 anos, treinador ainda não emplacou nenhum bom trabalho na carreira. Seu último clube foi o Barra-SC, com três vitórias, um empate e sete derrotas.
A reportagem entrou em contato com Matheus Costa para confirmar a possibilidade de negociação, mas ele disse que ainda não recebeu proposta. Seu primeiro trabalho como técnico foi no Paraná, em 2018. Depois, passou por Confiança, Paysandu e Operário.
“Aconteceu em janeiro (a sondagem do Náutico), mas acabou não avançando. Agora, não chegou nada nem para mim ou para o meu agente”, contou Matheus.
GUTO FERRREIRA
Pouco provável. Ainda com mercado na Série A e alguns clubes grandes da Série B, Guto Ferreira dificilmente será treinador do Náutico. O comandante foi demitido do Bahia no último dia 26. Pelo Tricolor de Aço, foram 47 jogos disputados, com 20 vitórias, 10 empates e 17 derrotas, o que representa um aproveitamento de 49,6%.
A Série B do Brasileiro já volta a aparecer no calendário do Alvirrubro na próxima quarta-feira, quando o Timbu visita a Ponte Preta no Moisés Lucareli. A partida é válida pela 19ª rodada e acontece às 19h.