Por Marcos Leandro
O Náutico vai mesmo encerrar a Série B de 2022 na lanterna da competição. Neste sábado (29/10), o Timbu foi derrotado por 1×0 pela Chapecoense na Arena Condá, em Chapecó-SC, pela 37ª e penúltima rodada. Com isso, o alvirrubro segue com 30 pontos e não pode mais deixar a última colocação. Brusque e Operário-PR, também rebaixados para a Série C ao lado do time pernambucano, têm 34 pontos. O Náutico encerra sua participação na Segundona na próxima sexta-feira (4/11), contra a Ponte Preta, nos Aflitos.
Já para a Chapecoense, a vitória valeu a permanência na Segunda Divisão. O time catarinense, do técnico Gilmar Dal Pozzo (ex-Náutico e Sport) alcançou os 45 pontos. A última vaga no Z4 ficará entre CSA (42 pontos) e Novorizontino (41).
FLEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEECHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!! VITÓRIA DO VERDÃO! A CHAPECOENSE ESTÁ GARANTIDA NA SÉRIE B 2023!!!!!!!!!!!!!! pic.twitter.com/0M6O1tQCuI
— Chapecoense (@ChapecoenseReal) October 29, 2022
O JOGO
Com muitos desfalques, por lesão, suspensão ou desejo dos próprios jogadores, o técnico do Náutico, Dado Cavalcanti, escalou o Náutico com o meia Lucas Paraíba como a principal novidade.
O Náutico está escalado pelo técnico Dado Cavalcanti! ✍️📋 🇦🇹#VamosVencerNáutico pic.twitter.com/bCOh1GThSN
— Náutico (@nauticope) October 29, 2022
CHAPE ESCALADA! 🇳🇬
O Verdão vai assim para o duelo contra o Náutico, em jogo válido pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro!
#VamosChape pic.twitter.com/ywL2dB23MH— Chapecoense (@ChapecoenseReal) October 29, 2022
Precisando da vitória para garantir sua permanência na Série B, a Chapecoense tentou fazer uma pressão no começo da partida. Thomás (ex-Santa Cruz e Sport) e Willian Popp assustaram o goleiro Bruno Lopes antes dos 10 minutos. O Náutico chegou pela primeira vez com Lucas Paraíba, aos 11, que arriscou, mas chutou para fora.
O jogo seguia equilibrado, até uma falha individual do zagueiro Arthur Henrique fazer a balança pender para o lado catarinense. Em cruzamento na área, o defensor alvirrubro agarrou e derrubou dentro da área o atacante Perotti. O VAR sinalizou para o árbitro, que corretamente assinalou o pênalti. Wilian Popp cobrou com categoria e abriu o placar para os donos do casa aos 27 minutos.
25′ | 1T | MEEEEEEEU DEUS! Thomás Bedinelli mandou na medida para Willian Popp finalizar! Quase o primeiro do Verdão!
Chapecoense 0x0 Náutico
#VamosChape pic.twitter.com/9HADJgka2f— Chapecoense (@ChapecoenseReal) October 29, 2022
PRA EXPLODIR A TORCIDA! Willian Popp cobrou com categoria e colocou o Verdão à frente no placar!!!
Chapecoense 1×0 Náutico #VamosChape pic.twitter.com/HFvXuPmsCq
— Chapecoense (@ChapecoenseReal) October 29, 2022
E no finalzinho da primeira etapa, por pouco a Chape não ampliou a vantagem. Aos 48, Thomás recebeu dentro da área e tirou do goleiro Bruno Lopes, mas Anilson evitou que a bola entrasse.
APITA O ÁRBITRO! Fim da primeira etapa na Arena Condá e Verdão na frente no placar!
Chapecoense 1×0 Náutico#VamosChape pic.twitter.com/KTCNOkryea
— Chapecoense (@ChapecoenseReal) October 29, 2022
Para o segundo tempo, Dado Cavalcanti sacou o atrapalhado Arthur Henrique e colocou o volante Jobson, que voltava após cumprir dois jogos de suspensão pela expulsão contra o Criciúma. O Timbu voltou melhor e por pouco não empatou aos oito minutos. Everton Brito fez belo cruzamento, na cabeça de Lucas Paraíba, mas ele perdeu o gol.
Apesar da Chape tentar dar uma resposta ofensiva, foi o Náutico que teve uma chance de ouro de empatar. Aos 30 minutos, após ótimo lançamento de Jobson, João Lucas ficou cara a cara com goleiro Saulo. O lateral alvirrubro tentou dar uma cavadinha e o goleiro do time catarinense defendeu. No rebote, João Lucas, com a barra aberta, chutou por cima.
Mesmo com mais posse de bola, o Náutico não conseguiu empatar e amargou a 23ª derrota na sua melancólica campanha nesta Série B.
RECORDE DE PÚBLICO NO ANO!
Público: 14.047 torcedores
Renda: R$ 184.620,00 #VamosChape pic.twitter.com/yTpxU1Bm9D— Chapecoense (@ChapecoenseReal) October 29, 2022
FICHA DO JOGO
CHAPECOENSE: Saulo; Maílton (Ronei), Frazan, Victor Ramos (Cleyton) e Fernando; Marcelo Freitas, Pablo Oliveira e Thomás (Darlan); Chrystian (Alisson), Perotti e Willian Popp (Felipe Ferreira). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
NÁUTICO: Bruno Lopes; Anilson, Arthur Henrique (Jobson) e João Paulo; Victor Ferraz (Thássio), Djavan (Richard Franco), Ralph (Mateus Cocão), Lucas Paraíba (Julio Vitor) e João Lucas; Everton Brito e Pedro Vitor. Técnico: Dado Cavalcanti.
LOCAL: Arena Condá, em Chapecó-SC
ÁRBITRO: José Mendonça da Silva Júnior (PR)
ASSISTENTES: Sidmar dos Santos Meurer (PR) e Daniel de Oliveira Alves Pereira(RJ)
ÁRBITRO DE VÍDEO: Rodrigo Nunes de Sá (VAR-FIFA) e Sibert Faria Sisquim (ambos RJ)
GOL: Willian Popp aos 27 do 1º tempo.