Por Marcos Leandro
O Náutico segue perdido no Campeonato Brasileiro da Série B e cada vez mais a caminho do rebaixamento para a Série C. O Timbu perdeu por 2×1, de virada, para o Vila Nova na noite desta sexta-feira (19/8), nos Aflitos, pela 25ª rodada da Segundona.
Com o resultado, o alvirrubro pernambucano foi ultrapassado pelo time goiano e agora amarga a lanterna da competição, com 21 pontos. O Vila foi a 24, mas ainda está na zona de rebaixamento. O primeiro fora do Z4 é o CSA, com 26 pontos.
VENCEMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS em Recife!!!! É o Tigrão, tá ligado????
Náutico 1×2 Vila Nova
⚽️ Wagner e Rafael DonatoQue vitória importantíssima!#TIMEDOPOVO pic.twitter.com/SZXOiefsZk
— Vila Nova F.C. (@VilaNovaFC) August 20, 2022
A derrota enfureceu a torcida, que cobrou bastante a saída do técnico Elano, que tem um desempenho pífio à frente do Náutico, com apenas uma vitória até agora. Muitos protestos foram realizados na região que dá acesso aos vestiários do estádio dos Aflitos.
O detalhe é que Elano chegou a discutir com Jean Carlos em campo após o primeiro gol do Vila Nova, pois o camisa 10 caiu no chão e não acompanhou a marcação na origem do lance que acabou saindo o gol do time goiano.
Elano: “Faz parte do futebol. Jean é meu jogador, falei e cobrei porque era um contra-ataque”
KIEZA BARRADO
O técnico Elano Blumer surpreendeu na escalação, optando por deixar Kieza no banco de reservas e apostando em Jonathas Jesus. No meio de campo, muita gente: Jobson, Souza, Victor Ferraz e Jean Carlos, fora os alas Anílson e Junior Tavares.
#DiaDeTimbu Náutico escalado!#VamosVencerNáutico 🇦🇹🐭 pic.twitter.com/ThEUYypjTd
— Náutico (@nauticope) August 19, 2022
Tigrão escalado para a partida! #TIMEDOPOVO pic.twitter.com/2zcosj7QvV
— Vila Nova F.C. (@VilaNovaFC) August 19, 2022
SUSTO
A primeira chegada perigosa do jogo foi do Vila Nova. Logo aos dois minutos, Alex Silva cruzou e Kaio Nunes chegou como uma flecha desviando de primeira. A bola raspou a trave de Bruno.
TRAPALHADA
Porém, aos 17 minutos o Náutico nem precisou se esforçar muito para abrir o placar. Após cruzamento despretensioso de Anílson, o goleiro Tony e o zagueiro Rafael Donato protagonizaram uma grande lambança. O arqueiro foi tentar segurar a bola, não viu o companheiro de equipe e os dois se esbarraram. A bola bateu em Donato e entrou. Náutico 1×0.
EU ENTENDI NADA. SÓ SEI QUE FOI GOL NOSSO
BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORA pic.twitter.com/MTTkldoArH
— Náutico (@nauticope) August 20, 2022
PRESSÃO DO VILA
Mesmo em vantagem no placar, o Náutico não conseguiu controlar o jogo. E levou pressão nos 10 minutos finais da etapa inicial. E por pouco não levou o empate, em chute violento de Wagner, que explodiu na trave de Bruno aos 43. O termômetro foram as vaias da torcida ao fim do primeiro tempo.
SEGUNDO TEMPO
Como não poderia ser diferente, devido ao péssimo fim de primeiro tempo, Elano voltou para a etapa complementar com duas mudanças. Sem dar um chute em gol, Jonathas Jesus foi substituído por Kieza. Já Souza foi sacado e Pedro Vítor entrou.
JOGO AMARRADO
O jogo no segundo tempo ficou muito amarrado. O Náutico se retraiu para defender o resultado. Já o Vila Nova tentava criar, mas tinha muita dificuldade da intermediária para frente. Aos 11, porém, Jean Carlos acertou bom chute, mas Tony espalmou para escanteio.
GOL DO VILA
O Vila Nova chegou ao empate aos 33 minutos. Após boa arrancada pelo lado direito, a bola foi cruzada por Railan para Wagner, que chutou de primeira. Bruno defendeu, mas a bola voltou para Wágner, que cabeceou para o gol: 1×1.
O gol de Wagner, para empatar em Recife. Vamos, Vila! 🇦🇹 pic.twitter.com/bN8yr9acQT
— Vila Nova F.C. (@VilaNovaFC) August 20, 2022
VIRADA GOIANA
E o time goiano conseguiu a virada. Aos 45, após um lateral cobrado na área, o zagueiro Rafael Donato subiu mais do que Wellington e desviou para o gol: 2×1. Antes, o Náutico pediu pênalti após a bola bater na mão do lateral Alex Silva.
O gol de Rafael Donato, que garantiu a vitória. Bem parecido com o do primeiro turno contra o Náutico. #TIMEDOPOVO pic.twitter.com/d9DqrTKk87
— Vila Nova F.C. (@VilaNovaFC) August 20, 2022
VERGONHA
O jogo ainda teve uma cena absurda. Um dos maqueiros se revoltou com o árbitro Jean Pierre Gonçalves pela não marcação do pênalti. Primeiro, ele esbravejou com o juiz. Depois, em uma atitude antidesportiva, largou a maca no chão com o meia do Vila, Wágner, em cima dela.
NOTA OFICIAL 🇦🇹
Tá tudo bem com o Wagner após essa entrada temerária, sem bola. 😅🇦🇹
VILA NOVA FUTEBOL CLUBE https://t.co/uGlTEtGDeY
— Vila Nova F.C. (@VilaNovaFC) August 20, 2022
FICHA DO JOGO
NÁUTICO: Bruno; Wellington, Maurício (Bruno Bispo) e João Paulo; Anílson, Jobson (Mateus Cocão), Victor Ferraz (Luís Felipe), Souza (Pedro Vítor), Jean Carlos e Junior Tavares; Jonathas Jesus (Kieza). Técnico: Elano.
VILA NOVA: Tony; Alex Silva, Rafael Donato, Alisson Cassiano e Willian Formiga (Railan); Ralf (Dentinho), Sousa, Arthur Rezende (Jean Martim) e Wagner; Kaio Nunes (Hugo Cabral) e Neto Pessoa (Daniel Amorim). Técnico: Alan Aal.
LOCAL: Estádio dos Aflitos.
ÁRBITRO: Jean Pierre Gonçalves Lima.
ASSISTENTES: Lúcio Beiersdorf Flor e Jorge Eduardo Bernardi.
GOLS: Rafael Donato (contra) aos 17 do 1º tempo; Wágner aos 33 e Rafael Donato aos 45 do 2º tempo
AMARELOS: Wellington (Náutico);
PÚBLICO: 13.196.
RENDA: R$ 383.321,00.