Por Marcos Leandro
O Náutico amargou um resultado desastroso neste domingo (17/7). O Timbu perdeu por 2×1 para a Chapecoense, de virada, nos Aflitos, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Geovânio abriu o placar para os alvirrubros no primeiro minuto do segundo tempo. Léo e Xandão, dois zagueiros, viraram para os catarinenses, aos 27 e 46 minutos.
Boa parte da torcida xingou o técnico Roberto Fernandes após o fim da partida. O Náutico segue com 18 pontos e em 18º lugar, na zona de rebaixamento. A Chape pulou para 21 pontos e está em 13º lugar. O Timbu volta a campo quarta-feira (20) contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas (SP). A Chape recebe o Guarani no mesmo dia.
FIM DE JOGO NOS AFLITOS! Com gols de Léo e Xandão, conquistamos uma vitória maiúscula no Estádio do Aflitos! COMEMORE, TORCEDOR!#VamosChape pic.twitter.com/5txoeMT4sa
— Chapecoense (@ChapecoenseReal) July 17, 2022
ESTRUTURA
O técnico Roberto Fernandes manteve a mesma estrutura tática dos últimos jogos, com Carlão, Bruno Bispo e João Lucas no trio defensivo. A novidade dessa vez foi a entrada de Luís Felipe na lateral-direita, já que Hereda segue lesionado e Thássio suspenso. Com isso, Victor Ferraz jogou no meio de campo, ao lado de Ralph, Franco e Jean Carlos. Pedro Vítor fez o lado esquerdo, bem avançado, enquanto Geovânio ficou mais centralizado.
PERIGO DOS DOIS LADOS
O paraguaio Richard Franco levou perigo em duas situações no começo do jogo. Primeiro bateu fraco, deixando a bola nas mãos de Vágner. Depois, em ótima jogada de João Lucas, completou o cruzamento de primeira, mas a bola foi para fora. A Chape assustou com Betinho (ex-Sport) aos 30. Ele chutou de fora da área e a bola passou perto da trave de Lucas Perri.
ARBITRAGEM CONFUSA
A reta final do primeiro tempo teve a arbitragem no protagonismo. Aos 35, Dênis Serafim (AL) marcou pênalti após a bola bater no braço de João Lucas, que estava de costas após cabeçada do atacante da Chape. Após ser chamado pelo VAR, o árbitro desfez a marcação da penalidade. Mais dois lances merecem registro. Uma falta não sinalizada de Ralph, que impediu uma situação de gol da Chape, e uma cotovelada de Betinho em Luís Felipe que o juiz deu apenas amarelo. A etapa inicial acabou com 56% de posse de bola do Náutico e 44% da Chape.
|NAU 0x0 CHA – 0′ 2° T| COMEÇA O SEGUNDO TEMPO!!!!!!#VamosVencerNáutico #NAUxCHA pic.twitter.com/Q6KtRe4Baz
— Náutico (@nauticope) July 17, 2022
ESTREIA E GOL
Para o segundo tempo, Roberto Fernandes voltou com uma substituição, promovendo a estreia do atacante Jonathas Jesus. Ele entrou no lugar de Pedro Vítor. E logo o torcedor alvirrubro soltou o grito de gol! Logo no primeiro minuto, Jean Carlos soltou a bomba de fora da área, Vágner deu rebote e Geovânio empurrou para o fundo da rede. Náutico 1×0! Foi o primeiro gol de Geovânio, em cinco jogos nesta Série B.
Quase que perdia o gol, mas perdi não. OLHA O GOOOOL! 🎯 https://t.co/EkAULjF0QR pic.twitter.com/oraGGeeJR1
— Náutico (@nauticope) July 17, 2022
EMPATE DA CHAPE
O time catarinense alcançou o empate aos 27. Após cobrança de escanteio, Perotti desviou e o zagueiro Léo, sozinho, empurrou para o gol dentro da pequena área: 1×1.
KIEZA E VIRADA DA CHAPE
Aos 38 minutos, Roberto Fernandes acionou Kieza, que não jogava havia um mês. Ele entrou no lugar de Richard Franco. E quase deu certo. Após cruzamento da direita de Jonathas, Kieza tentou dominar e foi para o gol. Kevin salvou quase em cima da linha. Mas quem balançou a rede foi a Chape, que já tinha levado muito perigo em outras bolas aéreas, chegou a virada com gol de cabeça de Xandão aos 46.
FICHA DO JOGO
Náutico: Lucas Perri; Carlão, Bruno Bispo e João Lucas; Luís Felipe (Junior Tavares), Ralph, Victor Ferraz, Richard Franco (Kieza) e Pedro Vítor (Jonathas Jesus); Jean Carlos e Geuvânio (Niltinho). Técnico: Roberto Fernandes.
Chapecoense: Vágner, Ronei, Léo, Xandão e Fernando (Kevin); Marcelo Santos, Matheus Bianqui, Betinho (Calebe) e Claudinho (Orejuela); Derek (Perotti) e Crystian (Victor Becker). Técnico: Marcelo Cabo.
Local: Aflitos.
Árbitro: Dênis Ribeiro Serafim (AL).
Assistentes: Pedro Jorge Santos e Brigida Ferreira (ambos de AL).
Gols: Geovânio, a 1 minuto, Léo aos 27 e Xandão aos 46 do 2º tempo
Cartões amarelos: Léo (Chape)
Público: 8.098.