Desde o dia 24 de agosto, quando o Náutico foi derrotado pelo Londrina por 3×2, no estádio do Café, resultado que sacramentou a eliminação precoce na Série C, o time profissional ficou sem atividades em 2024. Com isso, os atletas formados na base do clube voltaram para o sub-20.
Negociação sobre proposta para SAF do Náutico avança; confira
O atacante Kayon retornou ao grupo durante a temporada após recuperar de lesão no joelho que deixou o jogador por pouco mais de um ano longe dos gramados. Desde então, fez apenas sete jogos na equipe principal. Um jogo pelo Campeonato Pernambucano e seis jogos pela Série C. O atleta falou sobre como vem sendo a preparação junto a equipe sub-20 nesse período sem jogos.
“Eu acho que ajuda bastante, em relação a confiança e ritmo de jogo. Você está atuando e se preparando bem fisicamente. Eu acho que foi de suma importância também esse período no Sub-20. É de suma importância para poder chegar bem preparado nessa pré-temporada”.
Náutico: Marquinhos Santos comenta trabalhos visando a pré-temporada e busca por reforços

Kayon também destacou a importância de participar da pré-temporada para conseguir estar no mesmo ritmo do elenco e desempenhar bem a função dentro dos gramados. O jovem jogador também quer alcançar as boas atuações que vinha realizando antes da lesão.
“Creio que é de suma importância essa pré-temporada, porque iguala os trabalhos. Porque quando eu voltei, os atletas já estavam numa intensidade e ritmo maior. Acho que agora vai ser de suma importância poder está trabalhando desde o começo. Para ir aperfeiçoando o que tem de melhorar e para ganhar mais ainda confiança”, afirmou.
“Fazer uma boa pré-temporada para poder retornar aquele Kayon que era no começo de 2023. Um menino solto, para cima, alegre, feliz. Foi o Kayon que deixou uma boa lembrança, uma boa impressão. Espero poder retornar e performar daquela mesma maneira para a gente conseguir alcançar os principais objetivos da temporada”, concluiu.
O Náutico inicia a pré-temporada nesta semana. Oito renovações foram anunciadas. Os laterais Arnaldo e Luiz Paulo, os volantes Marco Antônio, Renato Alves e Sousa, o meia Patrick Allan e os atacantes Bruno Mezenga e Paulo Sérgio. Além dos zagueiros Odivan e Robson Reis que precisaram estender o contrato com o Timbu para recuperar de lesão ao longo deste ano.
O Timbu já tem acerto com os goleiros Douglas Borges que está no Guarani e Wellerson, ex-Anápolis/GO, o lateral-direito Marcos Ytalo, ex-América/RN, o lateral-esquerdo Igor Fernandes, o zagueiro Fagner Alemão e o atacante Hélio Borges que estava no Gyeongnam, da Coréia do Sul.
Os novos contratados só serão oficializados pelo clube após realizar exames e assinar o contrato definitivo. Em 2025, o Náutico vai disputar o Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série C do Campeonato Brasileiro.