Por Edson Junior
Não deu para o Náutico. A equipe alvirrubra recebeu o São Bernardo na tarde deste sábado (26), nos Aflitos e precisava vencer para conseguir a classificação. Saiu perdendo por 2×0 em erros individuais, conseguiu o empate e ainda teve um gol anulado nos acréscimos que daria a classificação para o Timbu.
João Carlos e Hugo Sanches marcaram para os paulistas, Maxwell e Matheus Carvalho fizeram os gols da equipe alvirrubra.
Com o resultado, o São Bernardo garantiu vaga no quadrangular da Série C. Já o Timbu encerra a temporada 2023 e só volta a campo no próximo ano.
Primeiro Tempo
O São Bernardo teve a saída de bola e já chegou com perigo no primeiro minuto. Após cruzamento para a área alvirrubra, Luiz Filipe cabeceou e levou perigo a meta do Náutico. Um minuto depois, o Náutico respondeu. Ribamar acionou, de cabeça, Maxwell. Em velocidade, o atacante entrou na área para finalizar, mas foi desarmado pela defesa da equipe paulista.
O Náutico buscava envolver o São Bernardo nos minutos iniciais, postado quase todo o time no campo de ataque em busca do gol.
Aos 9 minutos, contra taque do São Bernardo. Eduardo perdeu a bola no campo de ataque, Matheus Oliveira arrancou com a bola e cruzou para a área, mas ninguém apareceu para finalizar. Aos 11, Bruno Azevedo recebeu lançamento livre de marcação dentro da área do Náutico. O zagueiro cabeceou e a bola passou por cima da meta do goleiro Vagner.
Aos 12 minutos, resposta do Náutico. Souza fez um cruzamento rasante na segunda trave, mas a bola passou por todo mundo e ninguém conseguiu cabecear. Aos 23, Maxwell fez a finta pela direita, mas o cruzamento foi ruim, pelo lado de fora, na linha de fundo.
Aos 25 minutos, novamente o Náutico. Ribamar fez a parede e cabeceou para Victor Ferraz, que tentou o voleio, mas finalizou embaixo da bola e mandou para longe do gol. Aos 29, Maxwell recebeu, dominou e mandou para a área, Bryan tentou o cabeceio mas não conseguiu alcançar a bola. Três minutos depois, Souza cruzou para a área, Denilson cabeceou mas a bola foi para fora.
Falta para o Náutico aos 33 minutos. Souza levantou na área, Richardson cabeceou no canto e a bola passou muito perto da meta de Alex Alves.
Porém quem abriu o placar foi o São Bernardo aos 35 minutos. Victor Ferraz errou na saída de bola, Lucas Tocantins avançou e fez o cruzamento para a área, João Carlos apareceu e escorou para o gol. 1×0 para o São Bernardo.
O Náutico buscava abafar a equipe adversária após o gol, o São Bernardo baixou as linhas e esperava para sair no contra ataque. Aos 45 minutos, falta para o Náutico. Na cobrança, Souza acertou a barreira.
Segundo Tempo
No primeiro minuto, São Bernardo no ataque. João Carlos recebeu entre dois marcadores próximo a grande área e finalizou para fora. Mas o atacante estava em posição de impedimento.
O Náutico nos minutos iniciais da segunda etapa não conseguia produzir, muitos erros de passe e também nas tomadas de decisão.
Aos 6 minutos, escanteio para o São Bernardo. Na cobrança, a defesa do Náutico afastou, na sequência Matheus Oliveira dominou e bateu fraco, Vagner fez a defesa.
Aos 21 minutos, o São Bernardo ampliou o placar. Outra falha individual do Timbu, Vagner recebeu passe de Diego Matos, errou no domínio e entregou de bandeja para Hugo Sanches que havia acabado de entrar, com o gol aberto, fazer 2×0.
Três minutos depois, o Náutico diminuiu o placar. Após levantamento, Richardson desvia livre na área e sobrou para Maxwell cara a cara com Alex Alves rolar para o fundo das redes. 2×1.
MAXWELL MARCA PRO NÁUTICO!! pic.twitter.com/JdhupktUME
— Náutico (@nauticope) August 26, 2023
Aos 25 minutos, contra ataque do São Bernardo. Hugo Sanches recebeu a bola, avançou e chutou cruzado. A bola passou perto da trave direita do goleiro Vagner. Dois minutos depois, falta para o Náutico. Na cobrança, Souza bateu rasteiro, no contrapé de Alex Alves e a bola foi para fora.
Aos 32 minutos, bate rebate na área do São Bernardo. Souza deu passe de letra para Diego Ferreira, que chutou cruzado e rasteiro, Alex Alves interceptou. Um minuto depois, Richardson lançou na área, Jael tocou de cabeça na segunda trave e a bola sobrou para Matheus Carvalho que tentou ajeitar e a zaga do São Bernardo fez o corte.
Aos 35 minutos, Alisson Santos cobrou escanteio e lançou na medida para Ribamar que cabeceou no canto esquerdo de Alex Alves e passou perto do gol. Dois minutos depois, Ribamar tentou o domínio na área , caiu e pediu pênalti. O árbitro mandou seguir.
Aos 40 minutos, Ribamar puxou contra ataque em velocidade entre a zaga do São Bernardo e Guilherme Paraíba tocou com a mão na bola. Na cobrança de falta, Souza bateu na barreira e no rebote finalizou mais uma vez. A bola bateu duas vezes próximo a mão de defensores do São Bernardo, os atletas alvirrubros pediram pênalti, mas o árbitro mandou seguir.
Aos 45 minutos, o empate do Timbu. Após lançamento, Ribamar fez o pivô e rolou para Matheus Carvalho finalizar de fora da área para o fundo do gol. 2×2.
MATHEUS CARVALHO!!! pic.twitter.com/7QkXEgCfMF
— Náutico (@nauticope) August 26, 2023
Aos 48, Ribamar aproveitou bola que sobrou na pequena área, fez a parede e finalizou para o fundo do gol, mas o bandeirinha marcou o impedimento. Seria o terceiro gol do Timbu.
Ficha Técnica
Náutico
Vagner; Victor Ferraz (Matheus Carvalho), Denílson, Richardson e Diego Matos; Jean Mangabeira (Elton), Eduardo (Jael) e Souza; Bryan (Diego Ferreira), Maxwell (Alisson Santos) e Ribamar
São Bernardo
Alex Alves; Bruno Azevedo, Eduardo Biazus e Carlos Itambé; Jeferson, Rodrigo Souza, Romisson e Arthur Henrique (Guilherme Paraíba); Luiz Filipe (Lucas Tocantins), (Henrique Lordelo), Matheus Oliveira (Hugo Sanches) e João Carlos.
Gols: João Carlos 35/1°T (SBE); Hugo Sanches 21/2°T (SBE); Maxwell 24/2°T (NAU); Matheus Carvalho 45/2°T (NAU)
Cartões Amarelos: Guilherme Paraíba (SBE)
Público: 18.314
Renda: R$ 322.649,00
Arbitragem
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa RJ)
Árbitro Assistente 1: Michael Correia(RJ)
Árbitro Assistente 2: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
Quarto Árbitro: Jose Woshington da Silva (PE)