Por Marcos Leandro
O Náutico deu o primeiro passo para tentar evitar o rebaixamento para a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro. O Timbu venceu o Ituano por 2×0 na noite desta sexta-feira (2/9), nos Aflitos, na abertura da 28ª rodada da Série B.
O nome do jogo foi Geovânio. O atacante entrou no intervalo no lugar de Kieza, fez um gol aos 31 minutos e sofreu o pênalti que gerou o gol de Souza aos 41. Foi a primeira vitória do alvirrubro sob comando do técnico Dado Cavalcanti, que fez sua terceira partida desde que voltou ao clube.
Com o resultado, o Náutico subiu para 24 pontos. Ainda segue na lanterna, mas deixou para trás a sequência de 10 derrotas nos últimos 11 jogos. Vai agora “secar” os concorrentes. O primeiro time fora do Z4 é o Brusque, que tem 28 pontos. E o time catarinense é justamente o próximo adversário do Timbu, daqui a uma semana, também nos Aflitos.
Vitória na raça. Vitória do Náutico! 🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹 pic.twitter.com/ByNW3ToVbt
— Náutico (@nauticope) September 3, 2022
NOVA FORMAÇÃO
Comandando o Náutico pela primeira vez nos Aflitos – contabilizando, inclusive suas outras passagens (o clube passou bom tempo mandando jogos na Arena de Pernambuco), o técnico Dado Cavalcanti mudou muito o time em relação à formação que entrou em campo na derrota por 2×0 para o CSA, na última terça. Victor Ferraz ficou com a vaga de Anilson na lateral direita, Arthur Henrique fez a dupla de zaga com João Paulo, Thomaz entrou no meio de campo no lugar de Jobson, enquanto Julio e Everton Brito formaram o ataque com Kieza.
#DiaDeTimbu Náutico escalado!#VamosVencerNáutico 🇦🇹🐭 pic.twitter.com/OmNkSpFBve
— Náutico (@nauticope) September 2, 2022
Ituano definido com alterações pic.twitter.com/Tj92G3TFz0
— Ituano Futebol Clube (@ituanooficial) September 2, 2022
DEFESA DE JEAN
O Ituano mostrou outra vez uma boa marcação e ser um time entrosado, mas faltou ser mais incisivo no ataque. O time paulista assustou aos 27 minutos, em chute forte de fora da área de Kaio, que Jean espalmou para escanteio.
EMOÇÃO NO FIM
As duas melhores chances do Náutico ocorreram na reta final do primeiro tempo. Aos 42 minutos, Julio recebeu na entrada da área e chutou forte, mas no centro do gol e o goleiro Jefferson Paulino defendeu. Na sequência, Everton Brito teve outra oportunidade, mas o atacante chutou para fora.
|NAU 0x0 ITU – 0′ 2° T| COMEÇA O SEGUNDO TEMPO NOS AFLITOS!#VamosVencerNáutico #NAUxITU pic.twitter.com/TSqpjgkCHv
— Náutico (@nauticope) September 2, 2022
SEGUNDO TEMPO
O Náutico voltou para o segundo tempo com duas alterações. Julio deixou o gramado para a entrada de Luis Phelipe, enquanto Kieza foi substituído por Geovânio. Kieza teve outra participação apagada, mas sofreu um corte na cabeça aos 37 do primeiro tempo, sangrou bastante e precisou tomar oito pontos no intervalo.
ASSUSTOU
A primeira boa chegada do Náutico no segundo tempo só veio aos nove minutos. Geovânio fez boa jogada e achou Richard Franco dentro da área. O paraguaio chutou forte, mas Jefferson Paulino defendeu. O Ituano respondeu com Aylon, mas ele desperdiçou duas boas jogadas de perigo.
MILAGRE DE JEAN
Desesperado, o Náutico se lançou ao ataque e o Ituano teve uma chance de ouro de abrir o placar. Vinícius Paiva arrancou do campo de defesa, ficou cara a cara com o goleiro Jean, que defendeu e evitou o gol do time paulista aos 29.
QUEM NÃO FAZ, LEVA!
Dois minutos depois, o Náutico conseguiu balançar a rede! Pedro Vítor fez boa jogada pela esquerda e tocou para Geovânio. Com um toque de classe, de primeira, ele colocou a bola entre as pernas do goleiro Jefferson Paulino: Náutico 1×0.
É GOL DO NÁUTICO! 🇦🇹🇦🇹🇦🇹🇦🇹 https://t.co/4LqCgYraIk pic.twitter.com/DxGSo9nf2u
— Náutico (@nauticope) September 2, 2022
MAIS UM
E teve mais. Em um lançamento longo, Geovânio foi mais rápido que o zagueiro do Ituano Leo Saantos, que derrubou o atacante dentro da área. Pênalti. Souza bateu bem e fez 2×0.
#SouzaVaiTePegar 🔥 pic.twitter.com/wySE5yeADM
— Náutico (@nauticope) September 2, 2022
FICHA DO JOGO
NÁUTICO: Jean; Victor Ferraz, João Paulo, Arthur Henrique e João Lucas; Souza, Richard Franco (Luís Felipe) e Thomaz; Everton Brito (Pedro Vítor), Kieza (Geovânio) e Júlio (Luís Phelipe). Técnico: Dado Cavalcanti.
ITUANO: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Lucas Dias, Leo Santos e Mário Sérgio (Roberto); Lucas Siqueira, Kaio (Vinícius Jau), Leo Ceará (Gerson Magrão)e Caique; Gabriel Barros (Vinícius) e Aylon (Brenner). Técnico: Cláudio Pimentel.
LOCAL: Estádio dos Aflitos.
GOLS: Geovânio aos 31 e Souza aos 41 do 2º tempo.
Público Total.
Renda: 284.206,00.