O Náutico fez o dever de casa e venceu o Afogados por 4×0 neste domingo (9/2), nos Aflitos, pela 7ª rodada do Campeonato Pernambucano. Os gols foram de Kayon, no primeiro tempo, e Hélio Borges, Patrick Allan e Marcos Ytalo, todos na etapa final.
A vitória do Timbu põe fogo na briga pelas primeiras colocações. O Alvirrubro chegou aos 13 pontos e assumiu a segunda colocação, três a menos do que o líder Santa Cruz, com 16. Sport e Maguary, com 12, estão na cola. Faltam apenas duas rodadas para o fim da 1ª fase e os dois primeiros vão direto para as semifinais, pulando as quartas.
O Náutico volta a campo na quarta-feira (12/2), contra a Juazeirense, nos Aflitos, pela Copa do Nordeste. Pelo Campeonato Pernambucano, o próximo desafio é o Sport, sábado (15), na Ilha do Retiro.
É VITÓRIA ALVIRRUBRA 🎈 pic.twitter.com/udYyox6aDg
— Náutico (@nauticope) February 9, 2025
O JOGO
Após as duas derrotas consecutivas, para Retrô e Confiança, o técnico Marquinhos Santos resolveu mexer na equipe. A principal mudança foi a entrada do atacante Kayon no lugar do meia Patrick Allan. A zaga teve a dupla Felipe Santana e Odivan, uma vez que vários jogadores do setor estão lesionados.
Não demorou muito para o Náutico abrir o placar. Logo aos seis minutos, Kayon insistiu na jogada e bateu para o gol. A bola desviou na zaga e entrou.
Aos poucos, o Timbu foi se acomodando e a Coruja passou a assustar. O time sertanejo esteve próximo ao empate aos 39, quando Wellerson abafou o chute de Rodrigo. No rebote, Acauã bateu, mas Odivan salvou de cabeça. Aos 44, Pedro Henrique chutou rasteiro e o goleiro alvirrubro defendeu. A queda de rendimento na reta final do primeiro tempo fez a maior parte da torcida vaiar o time do Náutico na descida para o intervalo.
SEGUNDO TEMPO
Marquinhos Santos perdeu a paciência e voltou para o segundo tempo com duas mudanças: Patrick Allan e Hélio Borges entraram nas vagas de Wenderson e Bruno Mezenga. No Afogados, Pedro Henrique saiu; Marcelo entrou.
O Timbu recuperou as ações da partida. Aos 11, Kayon perdeu boa chance, chutando em cima do goleiro Danilo. Mas aos 14, aos trancos e barrancos, Hélio Borges fez o segundo do Náutico: 2 a 0.
O segundo gol do Náutico acabou fazendo com que o Afogados passasse a acreditar menos em uma recuperação. O Timbu controlou o jogo e ainda fez o terceiro, com Patrick Allan, de pênalti, aos 39. E ainda saiu o quarto, aos 43, com o lateral Marcos Ytalo.
FICHA DO JOGO
Náutico: Wellerson. Marcos Ytalo, Felipe Santana, Odivan, Igor Fernandes (Thalissinho); Auremir, Sousa, Wenderson (Patrick Allan); Kayon (Marco Antônio), Samuel Otusanya (Maranhão) e Bruno Mezenga (Hélio Borges). Técnico: Marquinhos Santos.
Afogados: Danilo, Denner (Raí), Vinicius, Kayk, Wesley; Dêdê, Pedro Henrique (Marcelo), Leozinho; Cláudio, Felipe (Acauã) e Rodrigo. Técnico: Alexandre Lima.
Local: Estádio dos Aflitos
Árbitro: Anderson Marques (PE)
Assistentes: Victor Lavor e Nivan Almeida (ambos de PE)
Gols: Kayon (06’ / 1T), Hélio Borges (15’ / 2T), Patrick Allan (38′ / 2T), Marcos Ytalo ( 42′ / 2T).
Cartões Amarelos: Hélio Borges (Náutico); Vinicius, Acauã, Cláudio (Afogados)
Foto: Rafael Vieira/FPF