A equipe do Náutico foi eliminada na segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior após perder para o Flamengo/SP por 1×0. Porém, o clube deu um passo importante na valorização dos garotos. Dos 20 atletas que disputaram a competição pelo clube, 15 já possuem contrato profissional, enquanto os outros cinco estão com vínculo de formação.
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Nesta edição da Copa São Paulo, pela primeira vez, uma equipe do Náutico viajou com todos os custos sendo pagos pelos patrocinadores. No Grupo 30 da competição, os garotos alvirrubros venceram o Araguacema/TO por 3×1, o Monte Roraima/RR por 2×1 e empatou com o Ibrachina/SP por 1×1, avançando na 2° colocação do Grupo 30. Na segunda fase, foi eliminado pelo Flamengo/SP.
O diretor das categorias de base do Timbu, Nelson Melo, comentou sobre o trabalho que vem sendo realizado para valorizar os talentos da base alvirrubra.
“Este movimento começou em outubro de 2024, com a regularização de contratos de formação de jovens da base. Com o bom desempenho do sub-20 na Copa Atlântico e na Copa Pernambuco, a gente fez o movimento para que o clube tivesse uma cautela maior com atletas que estiverem desempenhando. O alicerce da reestruturação é sempre a proteção dos ativos para que o clube não seja prejudicado”, disse.
Um exemplo da valorização que o clube vem dando aos atletas da base são os casos de dois atletas que assinaram contrato profissional com o clube neste mês de janeiro. O goleiro Nikollas, do sub-17 e o meia Dudu de 16 anos.
Pensando no futuro e visando cada vez mais valorizar os jovens talentos, o clube pretende dar mais rodagem aos garotos, seja performando no elenco profissional ou em outras equipes.
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Nelson Melo comentou sobre as pretensões da base para esta temporada e a missão do clube em relação aos garotos.
“Para 2025, a gente pretende ter um formato ainda mais efetivo, fazendo a proteção desde a chegada do atleta. O que definirá se o atleta vai ou não assinar contrato profissional será o desempenho dele em campo. Óbvio que, se ele está se destacando e o clube entenda ele como ativo importante, o Náutico vai fazer o movimento e entender o contexto dele, a relação familiar, entrar em contato com todas as partes necessárias para poder apresentar o projeto do clube”.
“A mensagem que o clube quer passar é de que o Náutico é um grande celeiro de jovens. O clube conta com esses atletas para que, desempenhando bem dentro das categorias de base, eles possam ser incorporados ao futebol profissional”.