O Náutico tem seu pleito eleitoral marcado para o dia 12 de novembro, três chapas estão inscritas para a disputa da eleição. Porém, as três candidaturas receberam pedidos de impugnação de alguns sócios, direta e indiretamente, em documentos separados na última quarta-feira (18), que serão analisados pela Comissão Eleitoral do clube. Os três sócios alegam que pré-requisitos necessários para a candidatura não estão sendo cumpridos pelas chapas de acordo com o Estatuto.
Náutico: Jean Mangabeira realiza cirurgia no joelho após lesão pela Série C
Sobre a chapa encabeçada por Edno Melo, o sócio José Flávio de Melo Lima, realizou o pedido alegando que nenhum dos candidatos compareceu à sede do clube presencialmente na última sexta-feira (13) para realizar a inscrição, sendo feita de forma online. José Flávio entende que, para que a homologação da chapa pudesse ser realizada de forma virtual, deveria estar registrado no Art.3°, parágrafo único da resolução 001/2023, regulamento aprovado pela Comissão Eleitoral para o pleito do clube.
O pedido do sócio Hugo Farias Lins de Araújo não cita especificamente uma chapa, porém solicita a análise da Comissão Eleitoral nos requisitos abordados pelo Estatuto. Segundo o documento apresentado, cita que existem candidaturas que não atendem ao art.40, que exige do candidato em um dos itens estar em dia com as suas contribuições no mínimo 24 meses de forma ininterrupta.
Náutico: Lista de sócios aptos a voto para as eleições é divulgada pelo clube
Essa questão poderia interferir na candidatura de Aluísio Xavier, que de acordo com a lista divulgada para a Assembleia Geral Extraordinária do mês de fevereiro, para votação referente ao arrendamento de parte do CT do clube, não estaria enquadrado nesta questão. Anteriormente, em entrevista, o candidato afirmou que houve um erro no sistema e garantiu estar apto para a disputa.
O terceiro pedido foi do sócio Edmilson Hugo Bezerra de Melo Júnior contra Diego Rocha, candidato a vice-presidente na chapa de Alexandre Asfora. O sócio alega que na mesma lista da Assembleia Geral Extraordinária de fevereiro, Diego seria associado ao Náutico desde 2021, ou seja, não atinge o requisito de ser sócio do clube por pelo menos três anos. Em contato com a nossa reportagem, Alexandre Asfora afirmou que Diego Rocha é sócio do clube há mais de três anos e que está reunindo toda a documentação necessária para análise e comprovar que o seu candidato a vice está apto para a disputa.
A Comissão Eleitoral do Náutico tem o prazo de 48 horas para analisar as questões, e na sexta-feira (20), deve divulgar um parecer sobre a situação das chapas para a disputa do pleito eleitoral que acontece no dia 12 de novembro, na sede do clube, nos Aflitos.