Um dia triste para o boxe brasileiro. Faleceu nesta quinta-feira (24), o ex-pugilista José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido no mundo da luta como Maguila, de 66 anos. A informação do falecimento da estrela do boxe brasileiro foi confirmada pela esposa do lutador, Irani Pinheiro.

O ex-pugilista sofria de ETC (encefalopatia traumática crônica), uma doença causada por golpes na cabeça que afeta ex-atletas da modalidade. O lutador estava internado em uma casa de repouso no interior de São Paulo.
O atleta nascido em Aracaju, teve uma longa carreira no boxe, competindo entre 1983 e 2000. Na categoria peso-pesado fez 85 lutas, venceu 77 sendo 61 desses triunfos por nocaute, além de sete derrotas e um empate técnico. As lutas de grande destaque aconteceram contra George Foreman e Evander Holyfield. Maguila foi o primeiro brasileiro campeão mundial dos pesos-pesados quando venceu o inglês Johny Nelson em 1995.
A Confederação Brasileira de Boxe divulgou uma nota de pesar lamentando a perda do ex-pugilista.
NOTA DE PESAR – MAGUILA
É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento de José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, aos 66 anos. Lamentamos profundamente a perda de um dos maiores boxeadores brasileiros da história.
Maguila representava não só o boxe, mas todo o esporte brasileiro. Enchia-nos de orgulho e colocou a nobre arte na atenção do povo, contagiando a torcida que o acompanhava. Em resultados, foi campeão brasileiro, conquistou o Continental das Américas (WBC) e título mundial da Federação Internacional de Boxe (IBF). Mas para além deles, Maguila foi um expoente importante do boxe brasileiro até para aqueles que não conheciam a nobre arte.
A comunidade toda do boxe está em luto, nossos sentimentos à família e amigos do nosso eterno campeão dos pesos-pesados!
Confederação Brasileira de Boxe
Ver essa foto no Instagram