O futebol brasileiro está de luto. O ex-jogador e treinador da seleção brasileira, Mário Jorge Lobo Zagallo, presente em quatro dos cinco títulos mundiais da canarinho, faleceu aos 92 anos, na noite da última sexta-feira (05/01). A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.
Zagallo tem uma grande história no futebol brasileiro. Esteve presente nos quatro dos cinco títulos mundiais da seleção. Foi campeão em 1958 e 1962 como jogador, em 1970 foi o treinador do time que conseguiu o tricampeonato. Em 1994, foi o coordenador técnico da equipe que conquistou o tetracampeonato nos Estados Unidos.
O Velho Lobo também foi treinador da seleção em 1974 e 1998, voltou a ser coordenador técnico na Copa do Mundo de 2006. Além dele, apenas o alemão Franz Beckenbauer e o francês Didier Deschamps, conseguiram ser campeões do mundo como jogador e treinador.
Alagoano, Zagallo começou a carreira de jogador pelo América/RJ, ainda nas categorias de base foi para o Flamengo e também atuou no Botafogo junto com Didi, Garrincha e Nilton Santos. Foi treinador de Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco e Bangu. Também comandou a Portuguesa. Teve passagem treinando as seleções da Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes.
O velório de Zagallo acontecerá na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no próximo domingo, às 9h, será aberto ao público. O sepultamento acontece às 16h no Cemitério São João Batista. A CBF decretou luto de sete dias.