O Náutico está fora da Copa do Nordeste. Após um primeiro tempo desastroso, o Timbu foi derrotado por 3×1 neste domingo (26/3) no estádio Frasqueirão, em Natal (RN), pelas quartas de final da competição. Os gols do time potiguar foram marcados pelo atacante Felipe Garcia (duas vezes) e Souza (contra). No fim do segundo tempo, Richarles fez o de honra para os pernambucanos. O jogo foi disputado com portões fechados pela torcida por determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Amplamente dominado na etapa inicial, a verdade que o Timbu foi medíocre e escapou de levar uma sonora goleada. Com o fim da linha no Nordestão, o alvirrubro se concentra agora em duas frentes: o Campeonato Pernambuco, no qual está em terceiro lugar; além da Copa do Brasil – o sorteio da 3ª fase é na quarta-feira (29/3). Já o ABC vai encarar Sport ou CRB, que jogam neste domingo, nas semifinais.
ACABOU! ESTAMOS NA CLASSIFICADOS! ESTAMOS NA SEMIFINAL!
Fim de jogo no #Frasqueirão :
ABC 3 x 1 Náutico/PE
Felipe Garcia (2) e Jael (contra) fizeram os gols do Mais Querido e Richarles marcou para o adversário. #ABCFC#CopaDoNordeste2023#OMaisQueridoDoRN pic.twitter.com/76vYB1oZe3
— ABC Futebol Clube (@ABCFC) March 26, 2023
PRIMEIRO TEMPO
O técnico Dado Cavalcanti teve que fazer uma mudança de planos em cima da hora, em virtude da indisposição sofrida no aquecimento por Victor Ferraz, que jogaria no meio de campo. Nathan entrou no seu lugar. No ABC, o técnico Fernando Marchiori apostou na dupla ofensiva Fábio Lima e Felipe Garcia.
TIMBU PRONTO! #CampeãoDeTerraEMar 💪🔴⚪️ pic.twitter.com/xDgIh2grSQ
— Náutico (@nauticope) March 26, 2023
⚫⚪📝 ESCALADO! O Mais Querido está definido para encarar o Náutico/PE, em jogo marcado para as 15h30, no Estádio Frasqueirão.
A partida será válida pelas quartas de final da @CopaNordesteCBF 2023.
VAI PRA CIMA DELE, ABC! #ABCFC#CopaDoNordeste2023#OMaisQueridoDoRN pic.twitter.com/ig8DNzrLLg
— ABC Futebol Clube (@ABCFC) March 26, 2023
E o time potiguar começou em cima. Aos 8 minutos, após cruzamento da esquerda, o zagueiro Paulo Miranda falhou e Rafael Luz ficou cara a cara com Vagner, mas o goleiro alvirrubro fez grande defesa. Mas aos 13 não deu para o goleiro do Náutico fazer milagre. Em nova investida pelo lado esquerdo do ataque, Fábio Lima cruzou e Felipe Garcia cabeceou pro gol: 1×0.
O Náutico não se encontrava em campo, mas outra fator chamou atenção: mais dois jogadores passaram mal, o goleiro Vágenr e o lateral-esquerdo Diego Matos. Eles receberam atendimento médico e seguiram na partida. Por outro lado, o ABC perdeu o volante Walfrido, que se lesionou após dividida no meio de campo. Daniel entrou no jogo.
Entretanto, a mudança precoce em nada influiu no bom futebol do time potiguar. Já o Náutico continuava com a marcação frouxa e inofensivo na parte ofensiva. Com isso, o roteiro seguiu o mesmo: pressão do ABC e o Timbu procurando se safar como podia. Aos 32, Vágner defendeu a cabeçada de Felipe Garcia. Aos 45, Paulo Miranda tirou quase em cima da linha após chute de Afonso. E de tanto insistir, os mandantes ampliaram o placar. Aos 46, Fábio Lima bateu falta do lado direito e Souza desviou de cabeça para trás, marcando gol contra: 2×0.
Começou o segundo tempo no #Frasqueirão:
ABC 2 x 0 Náutico/PE#VaiPraCimaDeleABC#CopaDoNordeste2023 pic.twitter.com/erhqOqCOoL
— ABC Futebol Clube (@ABCFC) March 26, 2023
SEGUNDO TEMPO
Com o atropelo sofrido na etapa inicial, o técnico Dado Cavalcanti não tinha outro saída a não ser mexer na equipe. E o fez logo em dose dupla. Júlio e Mateus Cocão entraram nos lugares dos dois volantes Jean Manganbeira e Nathan. O ABC voltou com a mesma formação.
O segundo tempo também trouxe uma chuva muito forte, que deixou o gramado do Frasqueirão mais pesado e com algumas poças de água. O Timbu ficou com mais posse de bola do que no primeiro tempo, mas não conseguia levar perigo à meta do goleiro Simão. E ainda perdeu Kayon lesionado aos 18. Régis Tossati foi pro jogo. E logo criou uma boa jogada, mas a zaga do Elefante cortou para escanteio.
O ABC, diferentemente do primeiro tempo, preferiu ficar mais atrás, sem pressionar a saída de bola. E com o segundo tempo chegando na metade, o técnico Fernando Marchiori trocou três jogadores. Raphael Luz, Wellington Reis e Fábio Lima deixaram o gramado para a entrada de Léo Ceará, Bruno Lima e Paulinho Moccelin. E o ex-jogador do Sport quase fez o terceiro do ABC aos 28, mas Vágner impediu. Porém, quatro minutos depois, Felipe Garcia, de cabeça, marcou o terceiro após cobrança de escanteio. Foi seu quarto gol na competição: 3×0.
Com o jogo já decidido, restou ao Náutico fazer o gol de honra, aos 42, com o garoto Richarles, após confusão na área do ABC: 3×1. Fim de jogo no Frasqueirão!
2T | 50′ – Fim de jogo. #CampeãoDeTerraEMar#ABCxNAU – 3×1 pic.twitter.com/qFATiOTVE1
— Náutico (@nauticope) March 26, 2023
FICHA DO JOGO
ABC: Simão; Alemão (Walber), Richard, Afonso e Márcio Azevedo; Walfrido (Daniel Carvalho), Wellington Reis (Bruno Lima) e Raphael Luz (Léo Ceará); Fábio Lima (Paulinho Moccelin), Felipe Garcia e Maycon Douglas. Técnico: Fernando Marchiori.
Náutico: Vagner; Diego Ferreira (Richarles), Paulo Miranda, Odivan e Diego Matos; Jean Mangabeira (Mateus Cocão), Nathan (Júlio) e Souza; Kayon (Regis Tosatti), Paul Villero e Jael. Técnico: Dado Cavalcanti.
Local: Frasqueirão, em Natal (RN)
Árbitro: Leo Simão Holanda (CE).
Assistentes: Renan Aguiar da Costa e Jose Moracy de Sousa E Silva (ambos do CE)
Gols: Felipe Garcia (aos 12 do 1ºT e 32 do 2ºT); Souza (contra, aos 48 do 1ºT) e Richarles (aos 42 do 2ºT)
Cartões amarelos: Alemão, Wellington Reis (A); Paul Villero, Paulo Miranda