O Manchester City, enfim, conseguiu seu maior objetivo: conquistar a Champions League. Em um jogo amarrado, no qual a Inter de Milão marcou muito vem o time inglês, os comandados de Pep Guardiola venceram por1x0, com gol do meio-campista Rodri aos 22 minutos do segundo tempo. A final foi disputada no estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia.
Dominante no futebol inglês, o Manchester City rompeu as fronteiras da Terra da Rainha e agora possui também o título mais cobiçado do Velho Continente, obsessão do clube desde que passou a receber investimento do mundo árabe.
Por sua vez, Pep Guardiola volta a conquistar a Champions, repetindo o que já tinha feito com o Barcelona como jogador e treinador.
THE CHAMPIONS. #UCLfinal pic.twitter.com/18vhD57G9f
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) June 10, 2023
EDERSON SALVADOR
A história do primeiro título da Champions do Manchester City ficou marcada também por duas defesas decisivas do goleiro brasileiro Ederson. Aos 43 minutos do segundo tempo, o belga Lukaku cabeceou na pequena área, e o arqueiro evitou o gol com a perna. Aos 50, o goleiro brasileiro fez outra grande defesa, após cabeçada de Gosens. Antes, aos 25, Dimarco já tinha acertado o travessão de Ederson.
Agonisingly close 😮#UCLfinal pic.twitter.com/vEcqnbfKLT
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) June 10, 2023
Além do gol, a melhor chance do City tinha sido com Halland aos 26 minutos do primeiro tempo. Onana espalmou. O time inglês perdeu o craque De Bruyne aos 30 da etapa inicial, com uma lesão muscular.
Welcome to the wall of champions, @ManCity ✨#UCLfinal pic.twitter.com/J1pyWWpQKk
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) June 10, 2023
FICHA DO JOGO
MANCHESTER CITY: Ederson; Akanji (Walker), Rúben Dias e Aké; Bernardo Silva, Stones (Walker), Rodri, De Bruyne (Foden), Gundogan e Grealish; Haaland. Técnico: Pep Guardiola
INTER DE MILÃO: Onana; Darmian (D’Ambrosio), Acerbi e Baston (Gosens)i; Dumfries (Bellanova), Barella, Brozovic, Çalhanoglu (Mkhitaryan) e Dimarco; Dzeko (Lukaku) e Lautaro Martínez. Técnico: Simone Inzaghi
Estádio: Olímpico Atatürk (Istambul/TUR)
Árbitro: Szymon Marciniak (POL)
Assistentes: Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz (POL)
VAR: Tomasz Kwiatowski (POL)
Cartões amarelos: Barella, Brozovic, Lukaku e Onana (I); Haaland (M)
Gol: Rodri, aos 22/2T (M)