O Sport teve personalidade, levou muito perigo à meta do goleiro Richard, mas o Ceará foi mais eficiente e venceu o duelo por 3×2 na noite desta terça-feira (14/2), no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE), pela 3ª rodada da Copa do Nordeste. O Vozão soube aproveitar muito bem as chances criadas, diferente do time pernambucano.
Willian Formiga abriu o placar para o alvinegro, mas Luciano Juba empatou. David Ricardo, de cabeça, botou o Ceará na frente nos acréscimos do primeiro tempo. Janderson aumentou a vantagem no começo da etapa final. Vágner Love descontou para o rubro-negro, também de cabeça.
Foi a primeira derrota do Sport na temporada, contabilizando a Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano. Com seis pontos, o Leão está em segundo lugar no Grupo A, três a menos do que o Fortaleza, que fez 3×0 no Bahia na Fonte Nova e soma nove pontos – o Tricolor do Pici tem um jogo a mais. Já o Ceará assumiu a liderança do Grupo B, com seis pontos.
⏱️ FIIIIIIMMM DE JOGOOOO! VITÓRIA DO VOZÃO EM MAIS UM CLÁSSICO! 🔥
⚽ W. Formiga
⚽ David Ricardo
⚽ Janderson📸 Felipe Santos / Ceará SC#CSCxSPO – 3×2#CopadoNordeste2023 pic.twitter.com/NdcHAPQJK7
— Ceará Sporting Club (@CearaSC) February 15, 2023
PRIMEIRO TEMPO
Com os dois laterais-direitos lesionados, Eduardo e Ewerthon, o técnico Enderson Moreira apostou mesmo no prata da casa Deyvison, que fez uma boa Copa São Paulo de Futebol Júnior. E logo o Sport sofreria o primeiro gol. Aos cinco minutos, o lateral-esquerdo Willian Formiga acertou um violento de fora da área, no cantinho de Renan: Ceará 1×0.
Atrás do placar, o Leão não sentiu o golpe. E aos poucos foi levando muito perigo à meta de Richard. Aos sete, Vágner Love se atrapalhou e perdeu ótima chance. Aos 10, Cariús arrematou para fora. Porém, aos 17, Jorginho tocou para Luciano Juba, que levou à marcação em lindo drible de corpo e chutou cruzado, da entrada da área: 1×1.
A BOMBA DE LUCIANO JUBA! 💣🎯 pic.twitter.com/NtE75DwlSF
— Sport Club do Recife (@sportrecife) February 15, 2023
O time pernambucano dominava as ações e quase virou em um chutaço de primeira de Juba, mas a bola passou raspando a trave, aos 41. Aí, aos 46, veio o castigo. Após cruzamento na área, Renan não saiu do gol e o zagueiro David Ricardo cabeceou para o fundo da rede: 2×1.
SEGUNDO TEMPO
Nem Enderson Moreira nem Gustavo Morínigo mexeram nas equipes para o segundo tempo. O que não mudou também foi a proposta do Leão, que buscou jogar outra vez no campo do alvinegro. A primeira chance veio aos oito, em cabeçada de Sabino que Richard defendeu no centro do gol, após escanteio. Porém, outra vez, o Ceará foi mais eficiente. Em rápido contra-ataque, Erick lançou para Janderson, que acertou um forte chute, sem chance alguma para Renan: 3×1, aos 10 minutos.
Assim que tomou o terceiro gol, Enderson Moreira sacou o garoto Deyvson e colocou o meia Matheus Vargas. Com isso, Fabinho foi para a lateral direita. No Ceará, Danilo Barcelos e Geovane entraram nas vagas de Willian Formiga e Guilherme Castilho, respectivamente. Aos 21, o time pernambucano chegou a balançar a rede em cruzamento de Juba, mas a arbitragem assinalou impedimento de Labandeira.
O técnico do Sport trocou mais duas peças. Deixaram o gramado Igor Cariús e Jorginho e entraram Wanderson e Gabriel Santos. E aos 27, Wanderson fez boa jogada, mas Richard defendeu o chute do atacante rubro-negro.
Logo depois, aos 31 minutos, o Ceará ficou com um jogador a menos, após o atacante Vitor Gabriel ser expulso por demorar a sair de campo para ser substituído. E na sequência, aos 34, Pedro Martins deu belo cruzamento e Vágner Love, por trás da zaga, marcou de cabeça: 3×2.
VAGNER LOVE! 🫶 VAMO QUE DÁ! pic.twitter.com/drQb36sfjW
— Sport Club do Recife (@sportrecife) February 15, 2023
O Sport pressionou até o final e aos 52 minutos, Fabinho perdeu a chance de empatar ao cabecear para fora, após falta cobrada por Juba.
FICHA DO JOGO
CEARÁ: Richard; Caíque Gonçalves, Tiago Pagnussat, David Ricardo (Gabriel Lacerda), Willian Formiga (Danilo Barcelos); Richardson, Arthur Rezende, Guilherme Castilho (Geovane); Janderson (Luvannor), Vitor Gabriel e Erick (Hygor). Técnico: Gustavo Morínigo
SPORT: Renan; Deyson (Matheus Vargas), Rafael Thyere, Sabino, Igor Cariús (Gabriel Santos); Pedro Martins (João Igor), Jorginho (Wanderson); Labandeira (Gean), Vágner Love e Luciano Juba. Técnico: Enderson Moreira
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira e Edevan de Oliveira Pereira (ambos da BA)
Gols: William Formiga aos 5, Luciano Juba aos 17 e David Ricardo aos 46 do 1º tempo; Janderson aos 10 e Vágner Love aos 34 do 2º tempo
Cartões amarelos: Richardson, Tiago Pagnussat e Geovani (C); Luciano Juba, Gabriel Santos e Matheus Vargas (S)
Cartão vermelho: Vitor Gabriel (C)